Você está lendo...
VW ID.4 vai de São Paulo ao Rio de Janeiro sem recarregar baterias
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

VW ID.4 vai de São Paulo ao Rio de Janeiro sem recarregar baterias

Novo VW ID.4 percorreu 456 km e chegou ao RJ com 18% de capacidade de carga; SUV elétrico estará no Rock in Rio e estreia em breve no Brasil

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

23 de ago, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

VW ID.4
Volkswagen prepara novos SUVs para compor sua gama de elétricos
Crédito:Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen ainda não tem um carro elétrico à venda no Brasil, mas isso está prestes a mudar. A marca alemã está realizando os testes finais com o SUV elétrico VW ID.4 e aproveitou para anunciar um grande feito: o utilitário foi de São Paulo ao Rio de Janeiro sem precisar recarregar as baterias. Ao todo, foram exatamente 456 km e, na chegada à capital fluminense, o odômetro apontava 131 km restantes, com 18% de capacidade de carga das baterias.

Na prática, o SUV tem um pacote de baterias de 77 kWh, que garante autonomia de até 522 km com uma carga completa. Ou seja, o modelo que foi de SP ao RJ ultrapassaria essa marca. Um detalhe é que o Volkswagen ID.4 – que aceleramos o Jornal do Carro – tem um conjunto elétrico potente, com 204 cv e um torque robusto (e instantâneo) de 31,6 mkgf. Vale dizer que o SUV foi o Carro do Ano de 2021 e ganhou um CarBuzz Awards 2021 na categoria “Save the Planet”.

VW ID.4
Divulgação/Volkswagen

Publicidade


Como foi o percurso?

Para o percurso, a versão First Edition Max na cor azul saiu da fábrica da VW em São Bernardo do Campo (SP) com destino ao Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro. E claro que o comportamento e desempenho do carro depende da forma de condução. Nesse caso, o SUV teve como piloto o Gerente Executivo de Desenvolvimento de Produto, André Drigo.

De acordo com a montadora, as condições da viagem simularam o uso normal do veículo. O ID.4 estava com os sistemas de entretenimento, ar-condicionado e faróis DRL ativos durante todo o trajeto. Mas não é só. A maioria dos recursos de assistência ao motorista estavam em uso, como é o caso, por exemplo, do controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Além dele, o motorista também acionou a frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, o sistema de manutenção de faixa, o detector de fadiga do motorista, o detector de ponto cego e o Head-Up Display com realidade aumentada. Ou seja, estava praticamente tudo ligado no modelo.

Divulgação/Volkswagen

A rota até a cidade maravilhosa foi exibida na central multimídia de 12 polegadas, através do espelhamento de celular – que tem compatibilidade para Android Auto e Apple CarPlay. Segundo Drigo, o ar-condicionado estava na faixa dos 22 graus. E, para fazer a rota, ele escolheu o modo Conforto, que entrega mais maciez nas suspensões e direção mais leve.



Condições de viagem

De acordo com o comunicado, a equipe saiu da fábrica na Anchieta por volta das 6h da manhã, quando o tempo marcava 17 graus. O VW ID.4 fez viagem na média dos 65 km/h, com um motorista e um passageiro durante todo o trajeto. Segundo a fabricante, o SUV conseguiu regenerar 2% de carga na Serra das Araras, que aumentou 28 km na autonomia.

“O interessante é que os sistemas de assistência realmente nos ajudam a conduzir o veículo de uma forma muito mais tranquila. O cansaço corporal sentido pelo motorista é praticamente eliminado. Os bancos também são muito confortáveis e a gente tem um contato visual com o trânsito de uma maneira diferente da habitual”, afirma Drigo.


Elétricos Volkswagen
Volkswagen/Divulgação

Próxima aparição

Agora, a VW vai mostrar o ID.4 no Rock in Rio, que acontecerá entre os dias 2 e 11 de setembro no Rio de Janeiro. No estande da alemã, espera-se também a presença da nova ID.Buzz, a Kombi elétrica. No entanto, a van virá para demonstração ao público. Ou seja, não há confirmação de quando (e se) o furgão será comercializado aqui. Vale lembrar que a Kombi elétrica entrou em produção há três meses na Alemanha. Dessa forma, ainda deve demorar a chegar nas lojas brasileiras. Mas é claro que a apresentação sinaliza a intenção da fabricante.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião