Logo no início deste ano, a Honda confirmou o lançamento da nova geração do Civic no Brasil para o último trimestre de 2022. Entretanto, o retorno do sedã média, que saiu de linha em dezembro de 2021, foi adiado para 2023. Possivelmente um reflexo da escassez de semicondutores. Por isso, a marca japonesa aproveitou para confirmar novamente outros três carros. Pela primeira vez, a Honda vai vender no País o hatch esportivo Civic Type R. Além dele, também vai lançar a nova geração do CR-V e o inédito ZR-V, novo SUV com tamanho de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Atualmente, a fabricante conta com a linha City, nas carrocerias hatch e sedã, e com o novo HR-V – que estrou nas versões turbo em outubro. Dessa forma, a Honda segue no plano de renovar completamente o portfólio no mercado brasileiro. Além, claro, de cumprir com sua promessa de vender três modelos eletrificados até 2023.
Civic vem primeiro
O primeiro da lista a estrear no Brasil será o Civic. Como adiantado pelo Jornal do Carro, a 11ª geração do sedã será importada da Tailândia em versão única. A previsão é de que ele faça sua estreia logo em janeiro de 2023. E embora venha com um visual repaginado, seu principal trunfo será o sistema híbrido e:HEV. Ele estreou aqui no Accord híbrido e traz um motor 2.0 a gasolina capaz de gerar 145 cv e 17,8 mkgf de torque máximo. Ele trabalha combinado a um motor elétrico, uma bateria e o câmbio e-CVT.
De acordo com a montadora, o motor a combustão recebeu diversas melhorias técnicas, que garantiu uma melhor eficiência térmica. No mais, o modelo também vai contar com uma vasta lista de tecnologias e recursos de assistência ao condutor. O destaque vai para o Honda Sensing. Além dele, há também o MyHonda Connect, que é a nova plataforma de conectividade da marca, recém-lançada com a nova geração do HR-V.
Civic Type R é inédito
Logo em seguida, vem o Civic Type R na carroceria inédita hatchback. O modelo chegará importado do Japão. Trata-se de um esportivo ”raiz”. Nesse sentido, o câmbio é manual de 6 marchas e a tração, na dianteira. Porém, em nova geração. Em outubro de 2021, a Honda revelou as primeiras imagens do novo hatch. Seja como for, o ‘hot hatch’ chama atenção pela mecânica apimentada. A evolução do motor 2.0 turbo de quatro cilindros gera até 319 cv e 42,8 mkgf de torque. Assim, vai competir com o Toyota GR Corolla.
Edição derradeira apenas com motor a combustão, o novo Type R registrou um feito no Japão. O Honda bateu o recorde do Autódromo de Suzuka ao cravar a volta mais rápida para carros com tração na dianteira. O recorde foi pelo tempo de 2min23s1. Assim, superou a marca que pertencia à geração anterior do próprio Type R.
Novo Honda ZR-V
O ZR-V será um SUV inédito no mercado brasileiro. Feito sob a plataforma do novo Civic, o modelo tem porte entre o New HR-V e o CR-V. Ele foi confirmado em abril e, desde então, surgiram várias novidades sobre o modelo, que será rival do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross. A última notícia é sobre a produção. O utilitário será feito no México e virá importado em versão única.
Inclusive, o utilitário será híbrido flex e vem acabar de vez com o reinado do Compass na categoria. No entanto, até o momento, não há informações sobre os detalhes técnicos. Espera-se que o Honda ZR-V use o 1.5 turbo flex do novo HR-V (182 cv e 24,5 mkgf). Entretanto, nos EUA, o SUV traz o 2.0 i-VTEC aspirado a gasolina de 160 cv e 18,9 mkgf de torque. Seja como for, o ”SUV do Civic” vai contar com até cinco lugares e porta-malas mais próximo dos 498 litros do Volkswagen Taos.
Nova geração do CR-V
Outro lançamento confirmado para 2023 é o CR-V híbrido. Ou seja, será o terceiro eletrificado da montadora no Brasil. O modelo deverá ter visual parecido com o do Honda lançado nos Estados Unidos e virá para preencher a categorias de SUVs maiores. No entanto, até o momento, não há grandes revelações do utilitário. O que se sabe é que a nova geração vai estrear por aqui no segundo semestre do ano que vem.
Nos Estados Unidos, o SUV estreou com o conjunto e:HEV nas versões mais caras Sport e Sport Touring. Dessa forma, contam com o motor 2.0 e dois propulsores elétricos. No total, eles oferecem uma potência combinada de 207 cv e 34,1 mkgf de torque. Com isso, a velocidade máxima subiu para 185 km/h. Mas, é possível que o modelo venha com o mesmo conjunto do Civic, de 145 cv e 17,8 mkgf.