A bola estava cantada. Embora a Volkswagen não comentasse, o Gol estava de malas pronta. Conforme antecipamos no Jornal do Carro ainda em julho, o hatch ganharia uma versão de despedida agora no fim do ano – assim como foi com a Kombi. Dito e feito. A marca alemã revelou nesta sexta-feira (11) a Last Edition. Por enquanto, não há preço oficial nem lista de equipamentos. A VW promete divulgar mais informações ao final do mês.
No comunicado, a Volkswagen diz apenas que a configuração marca o fim de 42 anos de produção nacional do Gol. Trata-se de uma série especial e numerada, que terá produção de apenas 1.000 unidades. O modelo foi feito pelo time de design da VW do Brasil e tem inspiração nas versões esportivas dos anos de 1980. Tem, por exemplo, um emblema com o desenho da clássica roda Orbital na coluna traseira.
Para buscar elementos do passado, a VW – conforme antecipou o flagra publicado no JC há poucos dias – pintou a carroceria do Gol Last Edition na cor Vermelho Sunset. Além disso, há detalhes na cor preta em várias partes do carro – nos retrovisores, na grade dianteira, nas maçanetas, nas calotas (das rodas de 15″), nos vidros e no para-choques traseiro.
Outro detalhe marcante é a faixa preta que conecta as lanternas, ou seja, outra homenagem ao saudosos Gol GT, GTS e GTi. O hatch tem, por fim, faróis com máscaras negras e um aerofólio. E na parte inferior das portas há adesivos com o nome Last Edition.
Da porta para dentro, o Gol Last Edition também aposta nos tons escuros. Tem revestimento com materiais que mesclam preto e cinza, bem como bancos com costuras vermelhas pespontadas. O logotipo “Last Edition” vai no encosto dos bancos dianteiros. E, como de praxe neste tipo de série, tem placa de numeração colada no painel.
Motor ainda é dúvida
A motorização não foi detalhada pela Volks. O mais provável, contudo, é que mantenha o motor 1.0 MPI flex de 3 cilindros e 12 válvulas, que gera 77 cv de potência e 9,6 mkgf de torque com gasolina. Quando alimentado com etanol, os números sobem para 84 cv e 10,4 mkgf. O motor trabalha em conjunto com o câmbio manual de 5 marchas.
A lista de equipamentos também não foi revelada, mas, como é de se esperar, o Gol Last Edition não terá opcionais e será cheio de equipamentos. Afinal, vai virar item de colecionador. Por ora, espera-se que a versão de despedida tenha comandos elétricos nos vidros e travas, sensor de obstáculos traseiro, ar-condicionado e computador de bordo.
Na foto acima é possível ver a multimídia Composition Touch de 6,5″ com espelhamento (por cabo) com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Com estes e outros itens – como, por exemplo, airbags frontais e freios com ABS – o preço deve ficar próximo de R$ 100 mil. Afinal, um Gol completo já beira R$ 90 mil. Ficou interessado? Fique atento, pois o lançamento será em novembro, com entregas em dezembro. E as 1.000 unidades devem esgotar rápido.
*Colaborou Diogo de Oliveira.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen lança o Polo Track, sucessor do Gol, por R$ 79.990