Há exatos dois meses, o Jornal do Carro publicou fotos da nova picape RAM em testes no Brasil. Entretanto, na ocasião, o modelo – que rodava pelas ruas de Betim (MG) – tinha camuflagem pesada. Os faróis, por exemplo, tinham formato arredondado, como no primo Jeep Renegade, a fim de despistar os curiosos de plantão. Pois, agora, mais perto de onde terá produção (em Goiana, Pernambuco), o modelo revelou detalhes até então escondidos.
Cabe lembrar que o nome de batismo ainda é desconhecido. Contudo, há possibilidade de reviver o nome Dakota ao Brasil – após mais de 20 anos. A picape também é chamada de RAM 1200. Desta vez, o flagra foi publicado pelo perfil Mundo Drive no Instagram. Nas imagens, chama atenção a dianteira, que parece ser a versão final. Algo bem ao estilo da RAM 1500. Mas a grade frontal é avantajada, tem filetes horizontais e difere da picape maior.
Destaque, ainda, para os para-lamas pronunciados e para aos estribos laterais. Atrás, as lanternas continuam cobertas com camuflagem, mas dá para notar que devem seguir a cartilha dos demais modelos da RAM, na posição vertical.
A ideia é que a novata chegue ao mercado posicionada entre a Fiat Toro e a futura picape média da marca italiana, com base na Peugeot Landtrek. Entretanto, no caso do modelo da RAM, a construção em monobloco fará frente a modelos como Ford Maverick, Chevrolet S10 e Toyota Hilux. Assim, espera-se que supere os 5 metros de comprimento.
E a mecânica?
Especulações dão conta de que a 1200/Dakota terá motor 2.0 (com opções a diesel e flex) e até um 2.2 turbo diesel, sempre com o câmbio automático de 9 marchas da alemã ZF. A tração será integral (AWD). Por ora não há números de potência, torque e ficha técnica. Tampouco se fala em versão híbrida. Entretanto, é natural que a opção venha do Jeep Compass 4xe.
Em fase avançada de testes, a picape ainda aparece bastante coberta com camuflagem. Em contrapartida, sabe-se que o produto terá a base Small Wide 4×4, da Fiat Toro e dos SUVs da Jeep. Dessa forma, como na picape compacta da Fiat, a suspensão traseira deverá ser multilink. Haverá, no entanto, reforço para suportar capacidade de carga acima de 1 tonelada.
Vem antes de 2024
Há quase um ano, o Jornal do Carro esteve em Amsterdã (Holanda) na reunião anual do grupo Stellantis. Na ocasião, o CEO Carlos Tavares confirmou que os planos para a América Latina incluem três picapes até 2024. Uma delas, portanto, da RAM, que chegará de olho no agronegócio e no consequente aumento de participação da marca de picapes no mercado brasileiro. Assim, pelo caminhar do projeto, dá para esperar sua revelação neste ano.