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Peugeot Inception antecipa como serão os futuros carros da marca
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Peugeot Inception antecipa como serão os futuros carros da marca

Conceito da Peugeot revela alguns dos recursos que devem equipar os próximos modelos da empresa, já a partir de 2025

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

12 de jan, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Peugeot
Modelo conservará as luzes em forma de garras de leão
Crédito:Peugeot/Divulgação

O Peugeot Inception é um protótipo criado para mostrar soluções que estarão nos carros da marca a partir de 2025. Entre os destaques do protótipo elétrico está a plataforma STLA Large, da Stellantis, dona da marca. Segundo a empresa, em apenas 5 minutos é possível garantir 150 km de autonomia, por exemplo. Aliás, com as novas baterias a Peugeot promete que o carro poderá rodar até 800 km.

O novo modelo foi uma das atrações da edição 2023 da CES, maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, nos Estados Unidos. De acordo com a fabricante, o conceito tem bateria de 100 kWh. Ou seja, é um dos sistemas mais avançados disponíveis atualmente.



Assim, o dispositivo instalado no Peugeot Inception pode acabar com a demora para carregar as baterias dos carros elétricos. Ou seja, algo que, a princípio, ainda causa desconfiança no consumidor. De acordo com marca, em apenas um minuto é possível obter carga suficiente para rodar até 30 km. Além disso, a recarga será feita por indução, sem uso de cabo.

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Conforme a marca, o modelo conceitual tem dois motores elétricos. Um fica instalado no eixo dianteiro e o outro, no traseiro. Portanto, a tração é integral. A potência combinada é equivalente a 680 cv. Como resultado, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos.

Peugeot
Peugeot/Divulgação

Medidas e visual

O Peugeot Inception Concept tem linhas que remetem às de sedãs. De acordo com a marca, são 5 metros de comprimento. Ademais, o vidro alongado vai do capô dianteiro até a parte sobre o encosto do banco de trás. Portanto, são nada menos do que 7,25 m² de área envidraçada.


Além disso, a fabricante informa que o Inception Concept antecipa a nova linguagem. Agora, o desenho ficou mais limpo, simples e, ao mesmo tempo, com inspiração geométrica. Porém, as luzes em forma de garras de leão, símbolo da marca, serão mantidas. Nas laterais, destaque para as rodas de 20 polegadas.

Peugeot
Peugeot/Divulgação

O interior da cabine tem painéis divididos em blocos. Os assentos, por sua vez, ficam praticamente rentes ao assoalho. Além disso, são individuais. O volante, em formato retangular, reúne vários controles para ajustar e consultar funções do carro. Segundo a Peugeot, o dispositivo é batizado de Hypersquare.


Peugeot/Divulgação

Até as cores da carroceria antecipam tendência. O tom metálico realça vários detalhes do carro e há, ainda, ao menos uma tecnologia inovadora. Conforme a marca, ela reduz o consumo de energia durante a fase de pintura. Isso, portanto, também mostra a preocupação da marca com a sustentabilidade.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.