Ter um carro automático é um desejo que só cresce entre os motoristas brasileiros. A explicação está, portanto, no conforto que as transmissões sem o pedal de embreagem oferecem ao volante. Por isso a venda desses modelos disparou nos últimos anos. E, assim, atualmente quase todos os hatches e sedãs compactos têm versões automáticas. Mas os preços também subiram em velocidade e proporção parecidas ao aumento da demanda.
Se até antes da pandemia havia várias opções de modelos com preço de até R$ 70 mil, hoje os hatches com câmbio automático estão na faixa dos R$ 90 mil. SUV automático por menos de R$ 100 mil? Esqueça. No máximo um sedã. É o que mostra a lista que preparamos com os dez carros automáticos mais baratos de 2023.
Aumento de preço reduziu modelos para PCD
Apesar da oferta maior de carros automáticos, os preços inflacionados aniquilaram as vendas para PCDs (Pessoas com Deficiência). Isso mesmo após os aumentos nos tetos de isenção de ICMS e de IPI. Em 2021, o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), subiu o limite do ICMS de R$ 70 mil para R$ 100 mil. Na época, o Jornal do Carro publicou uma lista com os 10 SUVs até essa faixa de preço, algo praticamente impossível de se encontrar hoje.
Veja a lista
1. Fiat Argo Drive 1.3 CVT: R$ 90.990
A Fiat lançou neste início de ano o Argo 2023 com câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas. Dessa forma, o Argo Drive 1.3 CVT se torna o carro automático mais barato do Brasil. Sob o capô, traz o motor 1.3 Firefly que gera 107 cv e 13,7 mkgf de torque.
2. Toyota Yaris XL Live: R$ 94.690
Mais barato que o rival Chevrolet Onix, o Toyota Yaris hatch fica em segundo na lista dos automáticos mais em conta. Assim, o modelo vem equipado com o motor 1.5 flex aspirado que gera 110 cv e 14,7 mkgf, acoplado a uma transmissão do tipo CVT.
3. Chevrolet Onix AT Turbo: R$ 95.050
Carro mais vendido do Brasil no início de 2023, o Chevrolet Onix recebeu ajustes no começo do ano. Assim, a configuração mais barata com câmbio automático passou à faixa dos R$ 95 mil. Debaixo do capô, conta com o 1.0 turbo de 116 cv e 16,3 mkgf de torque. Além disso, o câmbio é automático de seis marchas, com tração dianteira.
4. Toyota Yaris Sedã XL: 96.490
O título de sedã automático mais barato é atualmente do Toyota Yaris sedã. O modelo vem com o mesmo conjunto mecânico do hatch, ou seja, motor 1.5 flex de 110 cv de potência e transmissão automática do tipo CVT.
5. Citroën C3 1.6 Feel Pack AT: R$ 96.990
O novo Citroën C3 chegou ao mercado brasileiro no final do ano passado com o intuito de rivalizar com modelos como HB20 e o Onix. A versão topo de linha Feel Pack, no entanto, é a única automática disponível na gama pelo preço de R$ 96.990. O modelo traz o motor 1.6 flex de 120 cv e 15,7 mkgf e um câmbio automático de seis velocidades.
6. Fiat Cronos Drive 1.3 CVT: R$ 98.990
O Fiat Cronos, que já foi o sedã automático mais barato do Brasil, agora parte de R$ 99 mil com a opção de transmissão CVT. O modelo conta com o motor 1.3 Firefly aspirado de 107 cv e 13,7 mkgf, mesmo conjunto do hatch Argo.
7. Nissan Versa Sense CVT: R$ 100.190
Prestes a ganhar a linha 2023, o Nissan Versa entra na lista dos automáticos mais baratos já acima do teto de R$ 100 mil. O sedã traz o motor 1.6 aspirado de 114 cv e 15,5 mkgf de torque, bem como o câmbio automático do tipo CVT.
8. Chevrolet Onix Plus Turbo AT: R$ 100.550
Em seguida, temos o Chevrolet Onix Plus. O modelo conta com motor 1.0 turbo de três cilindros capaz de gerar 116 cv e 16,3 mkgf. Mas, ao contrário da maioria dos rivais, que usam câmbio CVT, o sedã feito em Gravataí traz transmissão automática de seis marchas.
9. Hyundai HB20 Comfort: R$ 102.090
O novo Hyundai HB20 estreou no ano passado com uma nova ofensiva da marca. Assim, na versão Comfort de R$ 102 mil, já vem com um câmbio automático de seis marchas. O motor é o 1.0 turbo de três cilindros, capaz de gerar 120 cv e 17,5 mkgf de torque.
10. Volkswagen Polo TSI Comfortline: R$ 103.990
Por fim, recém-lançado no Brasil, o novo Polo 2023 encerra a lista na configuração Comfortline. A opção de câmbio automático do hatch é a mais cara da lista, por R$ 104 mil. Sob o capô, o modelo traz o motor 1.0 TSI três cilindros turbo de 116 cv e 16,8 mkgf.
Bônus – Fiat Pulse Drive 1.3: R$ 105.990
Embora não entre neste “top 10”, vale destacar o Fiat Pulse, SUV automático mais barato do Brasil. O utilitário chegou a custar menos de R$ 100 mil em meados de 2021, mas, em janeiro do ano passado, o preço subiu para R$ 102 mil. Atualmente, a versão automática mais em conta é a Drive AT com motor 1.3 Firefly de 107 cv e 13,7 mkgf e o câmbio automático do tipo CVT. A tabela começa em R$ 105.990. Por esse valor, traz itens como, por exemplo, faróis de LEDs e multimídia com tela de 8,4″ e Android Auto e Apple CarPlay sem fio.