Depois de ficar um ano fora de linha, o Hyundai New Tucson volta às lojas para desafiar uma legião de SUVs médios. Com preço de R$ 229.990, o modelo feito na fábrica da Caoa de Anápolis (GO) aposta no recheio farto e no motor 1.6 turbo contra Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, por exemplo. Entre os concorrentes também está o Caoa Chery Tiggo 8, que tem 7 lugares, assistentes semiautônomos e custa menos, por R$ 212.490.
Mas o New Tucson, apesar de ser um veterano no segmento, tem seu valor. Segundo a Caoa, já foram feitas quase 200 mil unidades do SUV na unidade goiana. Se não vai trocar de geração, como fez no exterior há dois anos, o utilitário da Hyundai ao menos ganhará atualizações importantes com a reestilização feita em 2019 no exterior. Entre as novidades, o modelo tem, por exemplo, faróis full LEDs, frente redesenhada e novas rodas de 18″.
Para voltar à linha de montagem da fábrica da Caoa, o News Tucson também recebeu ajustes na mecânica para cumprir as novas normas de emissões do Proconve L7. Mas manteve o mesmo conjunto do modelo anterior, ou seja, motor 1.6 turbo a gasolina e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. A tração é dianteira. O desenho e o próprio SUV em si não evolui muito. Mas ao menos a plástica traz novidades, principalmente na cabine.
New Tucson muda mais por dentro que por fora
Se não muda tanto por fora, o New Tucson tem boas mudanças na cabine. A principal delas é o novo multimídia com tela flutuante de 9″. A Caoa não informou se o equipamento terá funções modernas, como conexão sem fio com Android Auto e Apple Carplay. Mas deverá ter o recurso, já que passa a oferecer carregador de celular sem fio (por indução).
Além da tela central maior, o SUV tem um novo quadro de instrumentos. De resto, é como o modelo da linha anterior. Há, por exemplo, freio de estacionamento eletrônico operado por botão, ar-condicionado digital de duas zonas, controle de declive e chave presencial. O volante é o mesmo e não há informações por enquanto sobre a oferta de recursos avançados, como assistentes semiautônomos do pacote ADAS, que se tornaram obrigatórios nos SUVs médios.
Mecânica do New Tucson 2023
Por enquanto, a Caoa não detalhou as mudanças mecânicas do New Tucson. Mas o SUV vai manter o motor 1.6 TGDI a gasolina de injeção direta, bem como o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. No modelo anterior, o motor gerava 177 cv de potência e 27 mkgf de torque máximo.
O que já sabemos são os dados de consumo no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE 2023) do Inmetro. A unidade exposta pela Caoa trazia a etiqueta com “Nota A” na categoria SUV, e “Nota C” no ranking geral. Segundo a aferição, o New Tucson faz médias de 10,6 km/l na cidade e de 12,2 km/l na estrada com gasolina.
Quase 200 mil unidades produzidas
Maior sucesso da Caoa enquanto representante da Hyundai, o Tucson é feito no País desde 2010. A primeira geração do SUV ficou em linha até 2018, enquanto o ix35 (2ª geração do modelo lançada com nome chinês) foi feito no Brasil até 2021. Já o New Tucson (3ª geração) ganhou produção local em 2016. Segundo a Caoa, somando as três gerações, o SUV está próximo de atingir a marca de 200 mil unidades feitas na fábrica goiana.
O Jornal do Carro está no Instagram, confira!