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Primeiro carro elétrico da Volkswagen no Brasil terá apenas opção de assinatura
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Primeiro carro elétrico da Volkswagen no Brasil terá apenas opção de assinatura

Volkswagen ID.4 já aparece nas redes e no site do programa "Sign&Drive", mas ainda não há opção de datas nem valores de assinatura

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

30 de jun, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Volkswagen carros elétricos
Volkswagen ID.4 tem valor de assinatura de quase R$ 10 mil
Crédito:KRPIX/Jornal do Carro

A realidade dos carros elétricos já chegou ao Brasil, com novo recorde de vendas em 2023. Entretanto, a Volkswagen ainda não lançou no Brasil um carro elétrico. Tal como contamos no Jornal do Carro, a marca vai estrear entre os veículos a bateria agora no segundo semestre, com o ID.4. Entretanto, ao contrário do que se esperava, o SUV elétrico da marca alemã não será comercializado nas lojas. O modelo ficará disponível apenas por assinatura.

Um post no Instagram anuncia que o modelo ID.4 estará disponível para assinatura no sistema “Sign&Drive” da VW, e afirma que será “por enquanto”. Isso indica haver a possibilidade de que o modelo seja vendido ao público normalmente, mas não de imediato. Especula-se que a montadora utilize a manobra para testar o interesse do público no modelo, por exemplo.



ID.4 já aparece no site do programa “Sign&Drive”, mas ainda não está disponível (VW/Reprodução)

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Consultando o site do serviço de assinatura da marca, por exemplo, podemos ver um anúncio do modelo, seguido de “aguarde novidades”. Uma busca um pouco mais detalhada revela que o ID.4 ainda não consta na lista de opções para assinar. Portanto, ainda não há informações sobre valores ou período de assinatura no site. Vale lembrar que o programa de assinatura da VW não permite a compra do veículo após o fim do contrato, exigindo a extensão do plano ou a devolução do carro.

Volkswagen ID.4 pode rodar até 522 km

elétricos
Diogo de Oliveira/Estadão

Jornal do Carro já testou o ID.4 e o hatch ID.3 em dezembro de 2021. Ambos têm o pacote de baterias de 58 kWh no assoalho, o que baixa o centro de gravidade e ajuda na estabilidade. Além disso, o motor elétrico fica junto ao eixo traseiro e tem 150 kW de potência, o equivalente a 204 cv, e um torque máximo (e instantâneo) de 31,6 mkgf.


Contudo, tem versão AWD, que adiciona um motor no eixo dianteiro e usa baterias de 82 kWh. Neste caso, a potência máxima alcança 300 cv. Assim, a autonomia do hatch ID.3 chega a 426 km (ciclo WLTP), de acordo com a Volkswagen, enquanto o SUV roda entre 386 km a 522 km, a depender do tipo de tração e do modo de condução.

Em termos de espaço, o ID.4 tem porte médio. Dessa forma, é maior que Jeep Compass Kia Sportage, por exemplo, mas menor que o Jeep Commander de 7 lugares. Na régua, são 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,64 m de altura, com distância entre-eixos de 2,76 m, e um porta-malas de 543 litros. Ou seja, espaço para uma família de até cinco pessoas.

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