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Peugeot 208: todas as configurações e preços do hatch
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Peugeot 208: todas as configurações e preços do hatch

Com a adição das versões com motor 1.0 turboflex da Stellantis, Peugeot 208 passa a contar com 8 configurações e preços a partir de R$ 90 mil

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

02 de out, 2023 · 6 minutos de leitura.

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peugeot
Peugeot 208, 2008 e 3008 ganham bons descontos no fim de ano
Crédito:Divulgação/Peugeot

Após chegar ao mercado na linha 2024, o Peugeot 208 finalmente ganhou o motor 1.0 turboflex em setembro. O conjunto da Stellantis equipa outros modelos como Fiat Pulse e Strada, por exemplo. Assim, a Peugeot busca alavancar as vendas do hatch nesse último trimestre do ano. Seja como for, ao todo, são três diferentes versões de acabamento com o novo propulsor. Dessa forma, o Peugeot 208 passa a contar com oito configurações com preços a partir de R$ 89.990.

No caso das variantes de entrada, Like e Style, o motor é o 1.0 aspirado de 75 cv de potência e 10,7 mkgf de torque. O câmbio, por sua vez, é o manual de cinco marchas. Nas intermediárias, Active e Roadtrip, entra o 1.6 de quatro cilindros. Este oferece 120 cv e 15 mkgf. Em conjunto, há a transmissão automática de seis velocidades.



Peugeot 208 turboflex
Vagner Aquino/Jornal do Carro

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Logo em seguida, vem as versões Allure, Style e Griffe com o novo 1.0 turbo de três cilindros. Em termos de desempenho, o propulsor entrega 130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque. O câmbio é sempre automático do tipo CVT. Por fim, há a versão do topo de linha, a e-208. Esta é equipada com um motor elétrico com 136 cv e 26,5 mkgf.

Lista de equipamentos

Like 1.0: Conta com rodas de aço 15”, ar-condicionado digital, controle eletrônico de tração estabilidade, alerta sonoro de portas abertas e cintos não afivelados, assistente de partida em rampa e central multimídia de 10,3 polegadas. Entre os adicionais, há o pacote Pack Tech, que inclui luzes de LEDs de uso diurnos, por exemplo. São três cores disponíveis para a carroceria, são elas: branca, cinza e preta.

Style 1.0 e 1.6: Em relação a versão de entrada, adiciona carregador de celular por indução, teto-solar panorâmico, interior com acabamento escurecido, faróis Full-LEDs, bem como câmeras 180° e sensores. Disponível nas cores azul, branca, cinza e preta. Não há adicionais.


Peugeot
Peugeot/Divulgação

Active 1.6: Tem itens de série similares ao do Style 1.0, mas com o motor 1.6 aspirado. No entanto, adiciona recursos como, por exemplo, luzes em LED de uso diurno de série. Além disso, também conta com câmera e sensor de ré, piloto automático e limitador de velocidade. Por fim, as opções de cor são limitadas a branca, cinza e preta. Não há adicionais.

Roadtrip 1.6: Semelhante à Style 1.6, tem extras como detalhes exclusivos no desenho e painel de instrumentos i-Cockpit 3D. Além disso, as opções de cores são iguais às da Style.


Versões com motor turboflex

Allure 1.0 turbo: Primeira versão com o novo motor 1.0 turbo, a Allure conta com rodas de 16” diamantadas, modo de direção Sport, vidros elétricos nas quatro portas e LEDs de uso diurno. Como opcional, há o pacote Excellence, que adiciona teto panorâmico e interior claro.

Style 1.0 turbo: Similar à Allure 1.0 turbo, mas adiciona faróis Full-LEDs e rodas de liga leve de 17″.

Griffe 1.0 turbo: Versão de topo da linha com motores a combustão. Portanto, traz todos os itens das configurações anteriores. Porém, acrescenta seis air-bags e o pacote ADAS de assistência ao condutor. Ou seja, traz de série recursos como alerta de risco de colisão e sistema de frenagem automática de emergência, entre outros.


Vagner Aquino/Jornal do Carro

e-208 GT: Finalmente, a opção mais cara da linha é a única com motor 100% elétrico. Vem com todos os itens da Griffe, mas há diferenciais como bancos em Alcântara e rodas de 17” com acabamento em preto.

Preços do Peugeot 208 2024

  • Like 1.0: R$ 89.990
  • Style 1.0: R$ 94.990
  • Active 1.6 AT: R$ 104.990
  • Roadtrip 1.6 AT: R$ 105.990
  • Allure 1.0 turbo: R$ 99.990
  • Style 1.0 turbo: R$ 109.990
  • Griffe 1.0 turbo: R$ 114.990
  • e-208 GT: R$ 235.990

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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.