Após fazer o grande público acreditar que o futuro do motor a combustão na marca estava acabado, a Dodge anunciou que o Charger Daytona SRT, atualmente ainda um conceito, terá motores também a combustão. O que antes era apenas um rumor, agora confirma-se, após uma fonte ligada a um fornecedor contar ao site The Drive que a próxima geração do Charger oferecerá uma opção elétrica, mas mantendo motores de combustão interna. É o que informa o site Autoevolution.
Essa versão terá o motor Hurricane de seis cilindros em linha, biturbo, de 3 litros, que estreou nos modelos Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer 2023. Assim, no capô de ambos os modelos, os motores geram 426 cavalos de força e 64,7 mkgf de torque, na versão básica, e 517 cv e 93,7 mkgf de torque na versão de alto desempenho.
As duas motorizações podem terminar na linha Charger, ainda mais se considerarmos que o Mustang tem opções de potência parecidas, com a GT, de 466 cavalos, e a Dark Horse, mais potente, com 507 cavalos. Entretanto, precisa de dois cilindros a mais para manter-se parelho em potência, com o motor V8 Coyote.
Além disso, a fonte afirma que o modelo será feito sob uma plataforma de nome “LB”, capaz de suportar as trações traseira e integral. O novo motor a combustão do Charger estará atrelado a uma também nova transmissão, chamada Stellantis Gen 4. Entretanto, para a tristeza dos saudosistas, nenhuma transmissão manual foi mencionada.
Dodge não abandonará o páreo dos esportivos a gasolina
O lendário motor HEMI V8 será descontinuado pela Dodge ainda antes do final deste ano. Assim, junto da Chevrolet e sua transformação do Camaro para um EV, isso deixaria o Mustang sozinho no páreo entre os esportivos a gasolina. Aparentemente, com a notícia de um motor a combustão no futuro Charger, o Ford não reinará absoluto. O Dodge será feito no Canadá, na mesma fábrica em que hoje produz-se a minivan Chrsyler Pacífica.
Por fim, é importante lembrar que as mudanças valem apenas para o novo Charger. Isso se dá uma vez que a marca não apresentou um conceito para o Challenger, atual esportivo da marca, em vias de sair de linha. Assim, pode-se observar que o conceito do Charger Daytona SRT emula mais um cupê do que um sedã, então a possibilidade do modelo assumir dupla função (cupê+sedã) existe.
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