A Nissan planeja ampliar a oferta de carros elétricos no mercado brasileiro. Assim, o SUV Ariya será importado para o Brasil. A informação partiu de executivos da fabricante durante o Salão de Tóquio (Japan Mobility Show 2023). Entretanto, não há data definida e o modelo pode demorar a desembarcar por aqui.
É o que afirmou o presidente de marketing e vendas para a Nissan América do Sul, Gerardo Fernández Aguilar, ao dizer que “a questão não é se vem, mas quando”. Para o executivo, “não adianta lançar o SUV para atender somente clientes de São Paulo, ou de algumas regiões de um País”. Aguilar referiu-se à infraestrutura para os carros elétricos, que ainda é mínima por aqui.
Mas não é só isso. No momento, a produção do Nissan Ariya, que é feito Tochigi, no Japão, é pequena e insuficiente para abastecer vários mercados pelo mundo. E a prioridade são os países mais ricos, onde a rede de carregadores já é bem maior.
O Ariya
Ainda sem estimativa de preços, o SUV tem como destaques visuais os faróis afilados e o painel dianteiro que fica no lugar da grade. A lanterna se apresenta em uma única peça. A carroceria tem pintura em dois tons e, por fim, as rodas têm 20″. Em medidas, tem 4,65 m de comprimento e 2,77 metros de entre-eixos.
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Por dentro, a princípio, o Ariya tem duas telas (12,3 polegadas cada) no painel. Nada de botões poluindo o visual interior, é a ideia do novato. Em síntese, tecnologias como Apple CarPlay, Android Auto e integração com assistente Alexa, da Amazon, estão presentes. Ainda em conteúdo de série, tem sistema de assistência ao motorista (ProPILOT Assist 2.0) e o pacote Nissan Safety Shield 360, voltado à tecnologias de segurança.
Na mecânica, o modelo feito sobre a plataforma da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi CMF-EV tem tração dianteira, motor de 215 cv e torque máximo de 30,5 mkgf. A responsável pela autonomia de 320 km é a bateria de 65 kWh.
Na versão topo há um motor em cada eixo e 395 cv de potência combinada – 61,2 mkgf de torque. A unidade de 90 kWh garante autonomia máxima de 480 km. Este conjunto também está disponível como opcional para o modelo mais básico. Nesta configuração tem, portanto, tração integral.
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