A Renault revelou na última semana um interessante protótipo de picape compacta, batizado de Niagara. O nome ainda é provisório, mas o visual parece próximo da versão final do modelo, previsto para estrear após 2025. Pois o conceito da picape compacta pode influenciar diretamente a nova geração do Duster, que é o próximo grande lançamento da marca, sobretudo para os mercados emergentes como o Brasil.
O foco da Renault no momento é o inédito Kardian, novo SUV compacto que será produzido no Paraná a partir do início de 2024. Concorrente direto do Fiat Pulse e do Volkswagen Nivus, o utilitário compacto chegará às lojas brasileiras em março do ano que vem com preço inicial na faixa de R$ 100 mil. Entretanto, o Duster tem sido o produto mais lucrativo da marca há mais de uma década. E a próxima geração do SUV será peça-chave na operação.
Renault Duster sob influência da Niagara
Tal como o Jornal do Carro já publicou nos últimos meses, a nova geração do Renault Duster será revelada em 2024 e chegará ao Brasil já em 2025. Até agora, a expectativa era de que o SUV herdaria o visual do Bigster, conceito revelado pela Dacia em janeiro de 2021. Inclusive, flagras na Europa mostram a mula de testes do novo Duster com o estilo do SUV maior. Contudo, a Renault não terá mais modelos com desenho da Dacia, sua marca romena.
Isso se confirma com o novo Kardian, que tem estilo próprio em relação ao Sandero Stepway. E o mesmo deverá ocorrer com o próximo Duster. Porém, desta vez, a Renault começa a mostra sua nova linha pela picape – o que faz sentido, já que o segmento está superaquecido no Brasil. Ou seja, o conceito Niagara aponta mais do que a nova geração da Oroch. O protótipo deverá influenciar também o visual do futuro novo Duster.
Resta entender se a marca adotará um novo nome para o SUV. No Brasil, ao longo da última década, o Duster tem sido o produto mais rentável da Renault. Em 2023, o modelo é o segundo carro mais emplacado da francesa, atrás apenas do Kwid, que é o carro mais barato do País. Por aqui, o nome Duster tem força. Entretanto, vale lembrar que a marca abandonou a alcunha Stepway, que também era forte. Ou seja, até um novo batismo pode acontecer.
Niagara e Duster serão híbridos flex
Por enquanto, a única certeza que se tem sobre a nova geração do Renault Duster é de que o SUV será feito sobre a plataforma modular CMF-B. Trata-se da mesma arquitetura utilizada por modelos europeus, como o novo Clio, por exemplo. O SUV Kardian será o primeiro da marca feito sobre a base, e o novo Duster tende a ser o segundo. Entretanto, o SUV maior deverá manter o atual motor 1.3 turboflex de até 170 cv com etanol de início.
A depender do posicionamento, a Renault também poderá oferecer no próximo Duster o inédito motor 1.0 turboflex que vai estrear no Kardian. Este tem injeção direta e será capaz de gerar 125 cv de potência e 22,4 mkgf de torque máximo conectado ao câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem. Depois, é certo que o Duster terá conjunto híbrido flex no País. Aliás, deverá ser o mesmo da nova picape, com o sistema “E‑Tech híbrido 4×4”.
Segundo a Renault, a nova plataforma CMF-B tem arquitetura elétrica e eletrônica de última geração. Portanto, “compatível com todas as regulamentações em vigor atualmente e em um futuro próximo”, de acordo com a Renault. Além disso, a base permitirá a produção de veículos entre 4 e 5 metros de comprimento. E com quatro medidas possíveis de distância entre-eixos, pode variar de 2,60 metros a 3 metros. No caso da Niagara, o porte será próximo ao de Fiat Toro e RAM Rampage.
Dessa forma, todos os próximos modelos poderão utilizar sistemas de propulsão variados. Ou seja, terão versões com motores flexíveis de combustão interna. Bem como híbridos leves (Mild Hybrid Advanced) com bateria de 48 v e Full Hybrid, com tração dianteira ou 4×4.
Oito novos produtos
A Renault tem mais de 40% de suas vendas fora da Europa (foram 634.124 unidades em 2022). O Brasil é o maior deles, atrás apenas da França. Por isso, receberá importantes lançamentos. O primeiro será o Kardian, mas a marca planeja lançar outros sete produtos até 2027 como parte do plano Renaulution, que terá 3 bilhões de euros (quase R$ 15,9 bilhões) em investimentos. A ofensiva terá cinco novos carros, além de dois veículos comerciais.
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