O Ora 03 foi o primeiro lançamento elétrico da GWM no Brasil. O hatch, que estreou por aqui em agosto, chegou para rivalizar com o BYD Dolphin. E para essa missão, está disponível em duas configurações. A Skin, de entrada, tem valor sugerido de R$ 150 mil. Já a topo de linha GT, com pegada mais esportiva, sai por R$ 184 mil. Dessa forma, tem preço bastante competitivo frente ao principal concorrente, que é um pouco mais barato, mas fica devendo alguns itens de série, por exemplo.
Cabe lembrar que, de acordo com a montadora, é necessário um sinal de R$ 9 mil pela reserva. Esta, aliás, pode ser feita nas concessionárias, estandes em shoppings e aeroportos ou pela internet, no site da marca no Mercado Livre. Além disso, o modelo tem cinco anos de garantia para o carro e oito anos (ou 200 mil km) para a bateria.
Design jovem
Desta vez, o Jornal do Carro, que já avaliou a versão GT do Ora 03, acelerou a configuração de entrada Skin. Mas antes de falar de desempenho, vamos falar de estética. Quando chegou por aqui, o modelo causou alvoroço por lembrar modelos da Porsche, Mini Cooper e até o VW Fusca. Seja como for, o hatch elétrico é bem resolvido. Traz um design jovial, com destaque para os faróis Full LEDs arredondados, com DRLs também em LEDs.
Nas laterais, é possível ver o visual fluído do carro. As rodas são de liga leve de 18 polegadas. As maçanetas são da cor da carroceria e os retrovisores elétricos contam com repetidor de seta. Na traseira, a GWM decidiu investir em algumas inovações. As lanternas, por exemplo, não se encontram em uma posição convencional. Afinal, refletores, luzes de ré e piscas estão presentes no para-choques. Além disso, a lanterna fica em uma faixa na base do vidro traseiro. Enquanto isso, a luz de freio fica no aerofólio – no topo da tampa traseira (com abertura “free-hands”, mãos livres, em português).
Entretanto, um dos pontos negativos do carro é o porta-malas. De acordo com a GWM, são 228 litros de capacidade para bagagem. Ou seja, perde até para o Renault Kwid, que comporta 290 litros. Por falar em medidas, são 4,26 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,60 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.
Vida a bordo no GWM Ora 03
Quando o assunto é acabamento, o hatch elétrico da Great Wall é bem caprichado. A cabine é toda coberta com couro ecológico. Além disso, embora tenha plástico em alguns lugares como console e portas traseiras, conta com bastante material soft-touch. Um detalhe, no entanto, é que não há ajustes elétricos para os bancos. Seja como for, a vida a bordo é bastante confortável. No painel, destaque para o painel de instrumentos e a central multimídia acoplados em uma única tela. Algo bem similar ao padrão da Mercedes-Benz, por exemplo.
No hatch da GWM, cada tela tem 10,25″. A central mostra as imagens das câmeras 360° quando o motorista aciona a seta ou coloca na ré. Além disso, conta com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos, por sua vez, tem um design bem bonito. Aliás, por contar com reconhecimento de placas de velocidade, ele exibe os limites de velocidade da via, o que facilita bastante a vida do motorista.
Na lista, têm, ainda, três portas USB, sistema de som com 120 W de potência, seis alto-falantes, ajuste elétrico dos retrovisores e carregador por indução com tecnologia fast charge e potência máxima de 15 W – compatível com telefones certificados no padrão Qi. Um detalhe interessante é que o botão de partida se encontra ao lado dos comandos do ar-condicionado, logo abaixo do painel. Assim, basta pisar no freio e apertar que o carro liga.
O GWM Ora 03 está disponível em 4 cores. São elas: Branco Ágata, Preto Hematita, Vermelho Brava e o Azul Copacabana (essa última exclusiva na versão Skin). O interior, por sua vez, muda de acordo com a cor da carroceria. Na cor branca, por exemplo, a cabine traz um acabamento off-white e marrom, como nas imagens.
Motor elétrico de 171 cv
Quando o assunto é motorização, o GWM Ora 03 é equipado com um motor elétrico de 171 cv de potênciaa e 25,5 mkgf de torque. Ou seja, é mais potente que o Dolphin, que traz um motor elétrico dianteiro de 95 cv. Com esse conjunto, o hatch da GWM consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. Já a velocidade máxima é de 160 km/h.
Embora seja o mesmo motor nas duas versões, a principal diferente entre a Skin e a GT está nas baterias. Em síntese, o modelo de entrada tem baterias de 48 kWh. Ou seja, oferece um alcance de 232, segundo o Inmetro. Ou seja, é inferir ao do rival Dolphi que conta com 291 km. Já a configuração topo de linha conta com um pacote de 63 kWh. Assim, tem autonomia de até 319 km. Por fim, em corrente alternada (AC), o modelo consegue recuperar uma bateria de 10% a 80% em cerca de 5 horas. Já em pontos de corrente contínua (DC), o processo leva até 40 minutos.
Como é andar no GWM Ora 03 Skin?
O Jornal do Carro teve um breve contato com o ORA 03 Skin em ciclo urbano. Aliás, o ambiente ideal para o hatch. Ele se mostrou bastante esperto nas ruas de São Paulo. Não tivemos a oportunidade de acelerar mais forte, mas o torque é entregue de forma imediata – assim como em todo carro elétrico. Seja como for, no geral, o carro surpreende. A direção é confortável e as respostas são rápidas. Aliás, um dos grandes predicados do Ora 03 é o motor de 171 cv.
O modelo ainda tem como atributo a lista recheada de recursos semiautônomos. De acordo com a GWM, o nível do sistema é 2+. Dessa forma, traz recursos como piloto automático adaptativo (ACC), assistente de ponto cego, reconhecimento de placas de velocidade e frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas.
Durante o breve percurso na cidade de São Paulo, o hatch teve um bom comportamento. O motor, claro, não faz barulho algum. Então, o único som que ouvimos é do atrito dos pneus no asfalto. Mas tudo muito singelo graças ao acabamento acústico refinado. Além disso, cabe mencionar também os modos de condução. Ao todo, são cinco (Eco/Normal/Esportivo/Esportivo+/Automático). Os destaques ficam para o modo Eco, quando o modelo trabalha bastante a regeneração de energia, e para o Esportivo, que traz uma ousadia a mais para o volante.
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