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Aceleramos: GWM Ora 03 tem duas versões e mira o rival BYD Dolphin
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Aceleramos: GWM Ora 03 tem duas versões e mira o rival BYD Dolphin

GWM oferece o Ora 03 em duas configurações que custam de R$ 150 mil e R$ 184 mil; edição especial Skin Copacabana é limitada a 200 unidades

Vagner Aquino, especial para o Estadão

10 de out, 2023 · 11 minutos de leitura.

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ORA 03
Hatch tem radar frontal, cinco câmeras (para-brisas, para-choque dianteiro, para-choque traseiro e uma em cada retrovisor) e autonomia de 319 km
Crédito:Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Em agosto, a GWM deu mais um passo em sua estratégia no Brasil e lançou o primeiro integrante de sua linha de veículos elétricos, o Ora 03. Um mês antes, a marca abriu as pré-reservas do hatch, que tem duas versões de acabamento e preços a partir de R$ 150 mil. Tais credenciais são suficientes para encarar, entre outros modelos, o fenômeno BYD Dolphin, que vendeu mais de 1.000 unidades só no mês passado. As entregas do novo modelo chinês estão previstas para dezembro.



GWM Ora 03: hatch elétrico chinês é uma boa compra? Conheça

Antes de tudo, cabe detalhar os valores. O Ora 03 sai por R$ 150 mil na versão de entrada Skin (mesmo preço da configuração Skin Copacabana, uma edição especial e limitada em 200 unidades). Já a configuração GT sai por R$ 184 mil. As compras do modelo elétrico podem ser feitas tanto em concessionárias como em lojas de shoppings. Como já é praxe na marca, também dá para adquirir o modelo por meio da plataforma Mercado Livre, mediante pagamento de R$ 9 mil de sinal. Desse modo, preço bastante competitivo frente ao principal concorrente, que é um pouco mais barato, mas fica devendo alguns itens de série.

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GWM ORA
Edição especial Skin Copacabana, por R$ 150 mil, tem opcional de teto solar, por R$ 10 mil extras (GWM/Divulgação)

Quais as diferenças de Skin e GT?

Visualmente, ambas as configurações mudam um pouco – para-choque, rodas, cores da carroceria etc -, mas o que mais chama a atenção é, de fato, a mecânica. Embora ambas contem com o mesmo motor elétrico de 171 cavalos de potência, as baterias (que ficam sob o assoalho) diferem. Ou seja, se o cliente prefere mais autonomia e, consequentemente, mais comodidade na hora de recarregar, paga mais.

Em síntese, o modelo de entrada (e a série Skin Copacabana) tem baterias de 48 kWh. Na opção GT, entretanto, o componente tem 63 kWh. Desse modo, a versão topo de linha oferece até 319 km de alcance. A informação foi divulgada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) recentemente. A bateria de menor alcance ainda não teve o dado divulgado pelo órgão brasileiro. Sabe-se, ainda, que a recarga da bateria (de 10% a 80%) em pontos de corrente alternada (AC) é feita em até 5 horas. Ou 30 a 40 minutos em corrente contínua (DC).


Bocal de recarga fica no paralamas dianteiro (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Rodar suave

Nesse primeiro (e breve) contato que o Jornal do Carro teve com a versão topo de linha (GT) do Ora 03, rodamos apenas em circuito urbano. Exatamente, onde os carros elétricos têm resultados mais satisfatórios. Afinal, é nesse ambiente que a regeneração atua mais forte e, portanto, gera mais economia.

O silêncio é total. Salvo pouquíssimo ruído de vento e o atrito dos pneus com o solo. Afinal, o isolamento acústico do Ora 03 é bem bom! A posição de dirigir agrada, e tem equipamentos dignos de carros de luxo, como massagem e ventilação nos bancos da frente (que têm comandos elétricos).


ORA 03
Modelo tem modos de condução Normal, Eco, Automático, Esportivo e Esportivo+ (GWM/Divulgação)

Sem dúvida, um dos grandes atrativos é a propulsão. O motor elétrico traciona as rodas dianteiras e gera 25,5 mkgf de torque – como em todo carro elétrico, imediato. Isso, a princípio, dá muita segurança em qualquer ultrapassagem, retomadas e arrancadas. O Ora 03 vai de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e chega a 160 km/h de velocidade final. É um carro bem forte, tem bastante disposição. E, ademais, entrega diversos recursos para quem o dirige. Mas os diversos radares fazem o carro apitar a todo momento em meio ao trânsito. É preciso desabilitar ou se acostumar com a situação.

Condução semiautônoma de nível 2+

A princípio, o novato tem condução semiautônoma de nível 2+. Ou seja, tem piloto automático inteligente, os alertas de manutenção de faixa e de frenagem autônoma de emergência, que até reconhece pedestres, ciclistas e motos, e, também, assistente de ponto cego, entre outros recursos. Reconhecimento de placas de trânsito, alerta sobre o excesso de velocidade e sete airbags também estão na lista.


Até na hora de dar partida, por exemplo, o Ora 03 é diferente. Não tem necessidade de apertar o botão Start&Stop. Para ligá-lo, basta estar com a chave presencial e pisar um pouco mais forte no pedal de freio. Mérito da tecnologia Smart-Start.

Visual já causou polêmica

Na estética, o Ora 03 já causou polêmica. Seus faróis arredondados (iluminados por LEDs) já rendeu comparações com modelos da Porsche, os Mini Cooper e até com o Fusca, inclusive, por causa dos paralamas dianteiros avantajados. A unidade avaliada pelo JC durante o evento de lançamento, tem detalhes em tom vermelho nas rodas (de 18″) e em outras partes do exterior e do interior do veículo, bem como a inscrição “GT” no aerofólio.

ORA 03
Dianteira já foi comparada a Porsche, Mini e Fusca (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Se há um certo tempo, carro elétrico tinha design sem graça, agora, as fabricantes investem em soluções modernas até demais. No Ora 03, por exemplo, as lanternas traseiras abandonaram a posição convencional. Parte foi parar no para-choque (refletores, bem como luzes de ré e piscas). Assim, a lanterna fica numa faixa na base do vidro de trás. Já a luz de freio fica no aerofólio – no topo da tampa traseira (com abertura “free-hands”, mãos livres, em português). Tanta modernidade pode afastar a clientela brasileira, que ainda é bem tradicional quando se trata de compra de carro.

ORA 03
Lanterna fica na região do vidro traseiro (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Debaixo da tampa do porta-malas, aliás, espaço para apenas 228 litros de bagagem. Pequeno, afinal, até o Renault Kwid é maior, com 290 litros de capacidade. Por falar em medidas, são 4,26 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,60 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.


Porta-malas tem apenas 228 litros (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Interior

No interior, o destaque vai para as telas do painel de instrumentos e da central multimídia. Cada uma tem 10,25 polegadas. Seguem, portanto, o padrão de Mercedes-Benz, BMW e companhia, alojadas em uma única peça.

ORA 03
Sobre o painel figuram as duas telas de 10,25″ cada (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Na tela central são exibidas imagens das câmeras de 360° (alojadas no para-brisas, para-choque dianteiro, para-choque traseiro e uma em cada retrovisor). Ademais, é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e tem conexão via Bluetooth.

O Ora 03 tem 12 sensores e assistente de estacionamento automático, além de alerta e frenagem autônoma de emergência de tráfego cruzado dianteiro. Na lista, têm, ainda, três portas USB, sistema de som com 120 W de potência, seis alto-falantes, carregador por indução com tecnologia fast charge e potência máxima de 15 W – compatível com telefones certificados no padrão Qi.

O Ora 03 pode vir nas cores branco Ágata, preto Hematita e vermelho Brava disponíveis para as duas versões, além de cinza Amazonita disponível apenas para o GT. Já o azul Copacabana é exclusivo para a configuração Skin. Tem cinco anos de garantia para o carro e oito anos (ou 200 mil km) para a bateria.


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Prós

  • Modelo parte de R$ 150 mil, mas oferece equipamentos de carros de luxo, como bancos com massagem e ventilação, por exemplo, além de mimos, como teto solar panorâmico; isolamento acústico e tocada do ORA 03 agradaram durante as primeiras impressões. Preço não é caro quando comparado ao principal concorrente

Contras

  • Câmeras e radares detectam perigo de colisão e apitam o tempo todo em meio ao trânsito e exige que o motorista conviva com isso, ou desabilite a função; visual incomum da traseira pode causar estranhamento e até rejeição por parte do tradicional público brasileiro; porta-malas é pequeno

Ficha Técnica

GWM Ora 03 GT

Motor

Elétrico, tração dianteira

Potência

171 cv

Torque

25,5 mkgf

Capacidade da bateria

63 kWh

Autonomia

319 km

Aceleração entre 0 e 100 km/h

8,2 segundos

Velocidade máxima

160 km/h

Suspensão

McPherson com barra estabilizadora (dianteira)/Eixo de torção (traseira)

Comprimento

4,26 m

Largura

1,83 m

Altura

1,60 m

Entre-eixos

2,65 m

Porta-malas

228 litros

Peso

1.580 kg

Preço

R$ 184 mil

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