O Renault Kardian está previsto para chegar às lojas brasileiras em março deste ano. O SUV inédito estreou no País em outubro de 2023 e é o primeiro modelo da nova linha de carros da montadora francesa. Por aqui, o utilitário vai ocupar o lugar do atual Stepway. Seja como for, o Kardian é uma das grandes apostas da Renault. Tanto que a marca fez um investimento pesado na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para produzir o novo SUV compacto. Dessa forma, a expectativa é de um alto volume de vendas.
Um dos grandes destaques do Kardian é a plataforma CMF-B, mesma arquitetura usada nos modelos europeus da marca. No entanto, para se destacar diante de concorrentes como Fiat Pulse e VW Nivus, o SUV da Renault terá outro trunfo: o novo motor 1.0 turboflex com injeção direta. Este, aliás, também terá produção na fábrica do Paraná. Segundo a fabricante, o conjunto consegue gerar 125 cv de potência e um torque máximo de 22,4 mkgf. Além disso, terá ainda o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, com tração dianteira.
Como a estratégia é ter preço acessível, especula-se que o Renault Kardian poderá ter uma versão de entrada com o motor 1.6 flex já disponível no Stepway, por exemplo. Este rende até 118 cv e 16 mkgf. Dessa forma, é possível que tenha preço de largada próximo ao do Fiat Pulse, na faixa de R$ 100 mil. Seja como for, não há, por enquanto, previsão de oferta de câmbio manual.
Como é o novo Renault Kardian?
Em relação ao design, o Kardian traz um desenho moderno dentro da tendência vista em outros modelos. Na dianteira, por exemplo, os faróis se dividem em duas peças e as luzes diurnas de LEDs acompanham a grade frontal. O SUV, inclusive, já traz o novo escudo da Renault. Na traseira, as lanternas em formato de “C” também são de LEDs e ficam em posição elevada.
Dessa forma, o Kardian não apresenta qualquer semelhança com a nova geração do Dacia Stepway. Mas, nas laterais, assim como nas dimensões, é evidente que os dois compartilham o projeto, sobretudo na área das janelas e de portas, que são idênticas.
Em tamanho, o Kardian é um pouco maior que o Pulse e mais próximo do Nivus. Com 4,12 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, supera os 4,10 m e 2,53 m do rival da Fiat. Mas o VW tem 4,26 m e 2,56 m de entre-eixos. O Fiat, aliás, também tem porta-malas menor. São 370 litros contra os 410 litros do Renault, que fica atrás do Volkswagen, com 415 l.
Cabine mais sofisticada
Por dentro, o Kardian também mostra boas diferenças em relação ao Stepway, apesar de preservarem certa semelhança. No geral, o Renault é bem mais sofisticado que o Dacia, com padrão de acabamento mais caprichado. Por exemplo, tem volante diferente e um console entre os bancos que promete chamar a atenção. Afinal, o Kardian terá um joystick no lugar da tradicional alavanca de câmbio. Da mesma forma, o novo SUV terá quadro de instrumentos com tela configurável.
A cabine do Kardian oferece soluções vistas em modelos europeus. O interior, por exemplo, aparenta ter materiais de boa qualidade. O painel traz costuras com linha laranja e os bancos são forrados com um tecido em dégradé de mesmo tom. No total, só no console há 8 litros de capacidade em vários porta-objetos.
Além disso, o quadro de instrumentos é uma tela digital de 7 polegadas e a central multimídia tem outra, de 8″, sensível ao toque e com espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay. Quatro portas USB (duas na frente e duas atrás), recarga de celular por indução e três modos de condução também estão no pacote. São eles: Eco, Sport e MySense.
Kardian terá quatro versões disponíveis
No fim de outubro, quando revelou o SUV, a Renault mostrou o Kardian apenas na versão de lançamento, que se chamará Premiere Edition. Logo depois, o modelo teve um flagra feito da versão básica. Em seguida, o Jornal do Carro trouxe informações sobre todas as configurações do utilitário. Ao todo, o Renault Kardian contará com 4 configurações. São elas: Evolution, Tecno, Iconic e Premiere Edtion – esta última com unidades limitadas.
Na opção de entrada Evolution, o Renault Kardian, portanto, terá acabamento mais simples. A rodas, por exemplo, serão de ferro com calotas de 16″. No interior, há revestimento em tecido com desenho xadrez. Depois vem a intermediária Tecno. Esta terá detalhes em laranja e preto no painel, mas a principal diferença serão as rodas de liga leve. Por fim, a versão topo de linha Iconic já deverá contar com couro sintético no painel e nos bancos.
Por fim, a versão de lançamento Premiere Edition terá detalhes exclusivos na carroceria, bem como bancos com revestimento de couro ecológico e detalhes laranjas na cabine. O visual se completa com as rodas escurecidas de liga leve de 17″. No Brasil, o Kardian terá 5 opções de cores no portfólio, sendo elas: Branco Glacier, Preto Nacré, Cinza Cassiopée, Prata Etoilé e Laranja Energy. A montadora também exibiu as cores Azul Iron e Vermelho Defeu.
E o preço?
Diferente de Sandero e Logan, o Kardian não será um carro de entrada. O SUV vai atuar em uma faixa abaixo do novo Duster Plus e acima do Stepway – embora muitos duvidem, a Renault garante que não vai tirar o velho hatch aventureiro de linha. Ou seja, o Kardian terá versões mais caras que os R$ 119 mil da versão de topo Stepway Iconic. Contudo, a expectativa é de que não fuja da faixa do Fiat Pulse, que vai de R$ 102.990 a R$ 133.990.
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