O ano de 2024 promete novidades para vários segmentos automotivos. O Jornal do Carro já antecipou alguns modelos, dos mais diferentes tipos, que estão para chegar ao Brasil este ano, além dos SUVs que prometem movimentar o mercado, e chega a hora dos sedãs. Ainda que as novidades sejam poucas, e maioria de marcas premium, trazemos uma lista contando que modelos são esses.
Toyota Yaris
A Toyota prepara o lançamento da nova geração do Yaris para o Brasil. O compacto deve seguir o design apresentado para o Vios, sua versão asiática. Assim, terá inspirações claras nos sedãs Corolla e Camry. Com base na plataforma TGNA, o modelo brigará com Volkswagen Virtus e Honda City na carroceria sedã. Já o motor 1.5 de até 110 cv deverá ser mantido, além do câmbio do tipo CVT. Entretanto, essa atualização pode ser interessante para o lançamento de uma possível versão híbrida flex.
BMW Série 5/i5
Os sedãs Série 5 chegarão ao Brasil em versões híbridas plug-in. A 550e xDrive vem com motor 3.0 turbo e um elétrico para gerar 489 cv e 71,4 mkgf. Tem câmbio automático de oito marchas e tração integral. Já o 530e traz um 2.0 turbo combinado com a tecnologia eDrive para entregar 299 cv e 45,9 mkgf. Segundo a BMW, o modelo pode rodar mais de 160 km com um litro de gasolina.
A versão elétrica do sedã chegará ao Brasil na configuração M60. Serão dois motores, um em cada eixo, para entregar nada menos que 601 cv de potência e 83,7 mkgf de torque. Assim a aceleração até os 100 km/h é feita em 3,8 segundos. A bateria de 81 kWh garante uma autonomia de até 582 km, segundo o ciclo WLTP.
M3 CS
Ainda na BMW, uma versão ainda mais esportiva do sedã M3 virá ao Brasil: trata-se do M3 Competition Sedan, ou CS. Debaixo do capô estão 550 cv de força, 40 cv a mais que o modelo Competition, por exemplo. O motor seis em linha 3.0 biturbo oferece 66,3 mkgf de torque, que empurra menos peso, graças a peças de fibra de carbono, baixando o valor total em 34 kg. Seu 0 a 100 km/h acontece em 3,2 segundos, menos que os 3,4 segundos do M3 “normal”. O preço pela exclusividade deverá ser alto, na casa de R$ 1 milhão.
Mercedes-AMG C63 S E Performance
Já na rival Mercedes-Benz, existem duas novidades para o mercado nacional. A primeira delas é o sedã Mercedes-AMG C63 S E Performance, a versão mais apimentada do Classe C. Entretanto, virá ao País sem o famoso motor V8, uma vez que atualmente ele utiliza um sistema híbrido. Composto de um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, com 476 cv, utiliza em conjunto um motor elétrico, com 204 cv.
Assim, no total são 680 cv, e altos 104 mkgf de torque. Seu 0 a 100 km/h acontece em 3,3 segundos, e sua velocidade máxima é de 250 km/h, com limitador eletrônico.
Mercedes-AMG S 63 E Performance
Subindo o degrau na montadora, está o Mercedes-AMG S 63 E Performance. O topo de linha dos sedãs da marca, apesar de híbrido, manteve o motor V8, em parceria com outro motor elétrico. Juntos, produzem 802 cv de potência, e 145,3 mkgf de torque, que levam o enorme sedã aos 100 por hora em apenas 3,2 segundos, partindo do zero. Sua velocidade máxima é de 288 km/h.
Por fim, o modelo consegue chegar aos 140 km/h utilizando apenas o motor elétrico, e a bateria de 13,1 kWh oferece alcance elétrico de apenas 32 km.
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