Você está lendo...
Picapes Mercedes Classe X estão abandonadas após projeto ser cancelado 
Notícias

Picapes Mercedes Classe X estão abandonadas após projeto ser cancelado 

Picape média da Mercedes chegou a ter protótipos produzidos na Argentina, mas teve seu projeto cancelado antes mesmo de chegar às lojas

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

22 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes Classe X fracassou no mercado e quase foi vendida na América do Sul
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

A incursão da Mercedes-Benz no mundo das picapes médias foi bem curta, e há quem diga que nunca viu uma Classe X ao vivo. O modelo nunca vendeu no Brasil, e não chegou nem mesmo a estrear no mercado argentino, onde seria produzida. Recentemente, algumas unidades pré-série da picape apareceram, abandonadas, em um terreno ao lado da fábrica da Renault-Nissan, em Córdoba, Argentina.

Os flagras, obtidos pelo site Motor1.com Argentina, mostram unidades protótipo, com emblemas escondidos por adesivos. Assim, nunca acabaram vendidas ao público, e provavelmente virarão sucata em algum momento. Entretanto, algumas unidades podem se salvar tornando-se úteis à segurança da fábrica da Mercedes no país, em Virrey del Pino, em Buenos Aires.



MM-Motor1.com Argentina/Reprodução
Picapes foram flagradas ao lado da fábrica da Renault-Nissan na Argentina (MM-Motor1.com Argentina/Reprodução)

Publicidade


A Classe X seria a terceira picape a ser construída em Santa Isabel, junto das atuais Nissan Frontier e Renault Alaskan. Entretanto, a Mercedes não entrou em um acordo com seus parceiros sobre os custos da produção do modelo em Córdoba. Assim, a picape acabou produzida na Espanha, mas teve sua fábrica fechada pela Nissan.

MM-Motor1.com Argentina/Reprodução
Interior era considerado simples demais para um Mercedes-Benz (MM-Motor1.com Argentina/Reprodução)

O modelo compartilhava a plataforma e demais componentes com os modelos Alaskan e Frontier, mas ainda contava com características únicas. Uma delas era o chassi ligeiramente mais largo e reforçado, acabamento mais luxuoso e melhores equipamentos embarcados. Havia também uma versão topo de linha mais completa: a X 350d V6 4Matic, com conjunto turbodiesel de 258 cv e 56 mkgf de torque.


Mercedes-Benz Classe X nunca decolou nas vendas

Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz/Divulgação

Feita para enfrentar rivais como a Toyota Hilux, a Classe X apareceu em público em 2017, mas sua proposta mais luxuosa não agradou ao público. Havia críticas em relação à similaridade com o modelo da Nissan, de quem derivava, e do acabamento, que deixava a desejar em um Mercedes-Benz.

Assim, o resultado foi uma queda livre nas vendas, emplacando menos de 17 mil unidades em 2018, e apenas 8 mil em 2019. Para tentar salvar a picape, cogitou-se vendê-la em mercados da América do Sul, o que graças a desentendimentos entre as partes, nunca aconteceu. Assim, a Mercedes-Benz Classe X teve sua produção na Argentina cancelada em 2019.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Toyota Hilux SRX Plus une luxo com esportividade da GR-Sport e custa menos

Deixe sua opinião