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Renault Twingo pode servir de base para novo VW Up!; entenda
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Renault Twingo pode servir de base para novo VW Up!; entenda

Plataforma de elétricos pequenos da Renault pode ser interessante para a VW, que procura uma base para o substituto do Up!, abaixo do ID.2

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

07 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Renault Twingo elétrico poderá ceder plataforma à VW futuramente
Crédito:Renault/Divulgação

O avanço das marcas chinesas na Europa não é novidade, e o ritmo é acelerado. Pensando nisso, Renault e VW discutem uma parceria disposta a mudar esse quadro. Trata-se da possibilidade de cooperação entre as duas montadoras, onde veículos elétricos, feitos graças a sinergia das duas, podem ajudar conter tal avanço. Tal cooperação seria o empréstimo da plataforma do futuro Twingo elétrico, à montadora alemã.

Em uma conferência da Ampere, o vice-presidente da Renault, Bruno Vanel, responsável em particular pelos produtos, disse ao site francês L’Argus que a montadora tem intenção de fechar uma parceria. “Esta plataforma destina-se a equipar outros modelos da Renault, e de outros fabricantes”, afirmou o executivo.



Volkswagen/Divulgação
Volkswagen/Divulgação

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Isso significa que a montadora francesa está disposta a negociar possíveis acordos, sem muita dificuldade. Assim, considerando o lado da Volkswagen, que deseja ampliar sua oferta de elétricos, não seria tão difícil imaginar um futuro VW Up! com a base do novo Twingo, por exemplo.

Renault tem plataforma elétrica que pode interessar a VW

Renault/Divulgação
Renault/Divulgação

As informações se encontram. O novo Twingo usará a plataforma AmpR Small, a mesma que equipa o atual R5, e futuramente o novo R4, mas em versão modificada. Do outro lado da mesa, a VW anunciou ano passado um compacto elétrico menor que o futuro ID.2, e seria oferecido por menos de 20 mil euros, no nível de entrada. Uma plataforma compartilhada mantém o preço baixo, o que auxiliaria na meta.


Seja como for, atualmente a Renault tem parceria com o grupo Geely, e novos produtos podem nascer, mas voltados para mercados emergentes, por exemplo. O motivo é a expectativa de que a eletrificação nesses mercados seja mais demorada, por exemplo. A Renault manterá seus motores a combustão na Europa até 2030, enquanto precisará combater os chineses no embate do mercado elétrico.

Por fim, ainda não se sabe a resposta da VW sobre a proposta francesa. O que se sabe é a necessidade de uma nova plataforma para o futuro Up!, que segundo o CEO da VW, Thomas Schäfer, não utilizará a plataforma MEB-Entry, por exemplo.

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