Quase seis meses depois de ser revelado, o Renault Kardian está nas lojas brasileiras da marca com grande expectativa de vendas. O inédito SUV compacto chega para disputar espaço na entrada do segmento, diretamente contra Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. Para isso, deixa no passado a ligação direta com modelos “baratos” derivados de carros da Dacia, marca romena do grupo, e traz o que a Renault tem de melhor e mais moderno.
Com preço a partir de R$ 112.790, o Renault Kardian é feito na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, e promove a estreia de um novo motor nos carros nacionais da Renault. O 1.0 TCe turboflex tem três cilindros e sistema de injeção direta de combustível. Assim, gera 120 cv de potência máxima com gasolina e até 125 cv com 100% de etanol no tanque. Os torques máximos são de 20,4 mkgf a 2.000 rpm e de 22,4 mkgf a 2.250 rpm, na mesma ordem.
Combinado a este motor está o – também inédito – câmbio automatizado de seis marchas com dupla embreagem banhada a óleo e aletas no volante para trocas manuais. Ou seja, diferente do problemático Powershift, da Ford, que tinha embreagem a seco e causou transtornos a donos de New Fiesta e Ecosport. Com este conjunto, a Renault anuncia aceleração de zero a 100 km/h em 9,9 segundos. Ou seja, desempenho que promete agradar.
Renault Kardian tem nova plataforma
O novo SUV compacto também inaugura a plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP) no Brasil. Esta base, modular e flexível, permite produzir modelos com distâncias entre-eixos que vão de 2,60 metros até 2,95 metros. Ou seja, vem carro grande por aí! Tal como o Jornal do Carro antecipou, a arquitetura servirá à nova geração do Duster e outros SUVs que a marca planeja lançar no País nos próximos anos.
Mas, de volta ao SUV compacto, as dimensões são adequadas ao segmento. O Kardian tem 4,12 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,60 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Assim, é ligeiramente maior que seu principal rival, o Fiat Pulse, que tem 4,10 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos. Um trunfo do Renault é o porta-malas de 410 litros (são 358 l no padrão VDA, medido com bloquinhos). O compartimento é maior que no SUV da marca italiana, com 370 litros líquidos (320 l no VDA).
Consumo do Renault Kardian
Conforme a marca francesa, o Kardian tem um tanque de combustível de 50 litros e entrega bons números de consumo, embora fique abaixo de Pulse e Nivus. São até 13,9 km/l de gasolina na estrada, contra 14,4 km/l no Fiat e 14,1 km/l no VW. Já na cidade, o SUV da Renault faz 13,1 km/l com 100% de gasolina no tanque, enquanto os rivais cravam, respectivamente, 12,1 km/l e 11,9 km/l. Todos os números são da tabela de consumo do Inmetro.
Preços e versões do Renault Kardian
Evolution – R$ 112.790
A versão de entrada do Renault Kardian tem seis airbags, controlador e limitador de velocidade, assistente de partida em rampa, sensores de obstáculos traseiros e câmera de ré, bem bomo controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Start&Stop e modo ECO com EcoScoring. Além disso, oferece borboletas no volante (multifuncional e com ajustes de altura e profundidade), quadro de instrumentos digital com tela de 7″, multimídia com tela de 8″ e espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado automático e digital e comando elétrico nos vidros e retrovisores. No visual, tem faróis com LEDs diurnos, barras de teto modular, rodas de liga leve de 16 polegadas e aerofólio traseiro.
Techno – R$ 122.990
Adiciona recursos semiautônomos, como, por exemplo, frenagem automática de emergência (AEBS) e alerta de colisão frontal (FCW), além de freio de estacionamento eletrônico e console elevado com apoio de braço. Os painéis e volante têm revestimento “premium”, as rodas são de 17″ e a chave é presencial do tipo cartão. Por fim, há partida remota do motor, saídas USB-C para o banco traseiro, 6 alto-falantes, vidros elétricos com função one-touch e antiesmagamento. Opcional: Teto bíton em preto Nacré.
Premiere Edition – R$ 132.790
A versão de topo de linha soma recursos do pacote ADAS. Assim, tem controle de cruzeiro adaptativo (ACC), câmera Multiview (MVC), alertas de ponto cego (BSW) e de distância segura (DW) e outros itens como sensores de obstáculos dianteiros, faróis de neblina de LEDs e sensor crepuscular. A lista continua com modos de condução Eco, Sport e Perso (personalizável), iluminação dinâmica no interior (Ambient lightning) e carregador de celular por indução. No exterior, traz rodas de liga leve de 17″ e acabamento diamantado e escurecido, antena tipo tubarão, teto bíton (preto Nacré) e grade frontal com acabamento preto brilhante. Por fim, tem emblemas da versão nas laterais.
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