Deu Audi. Após um ano de brigas acirradas e reviravoltas no segmento de luxo, com direito a muito financiamento com taxa zero, a marca de Ingolstadt sagrou-se, pela primeira vez desde que deixou a produzir carros no País, em 2005 – a fabricação local retornou em 2015 -, a líder de vendas do segmento de luxo.
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Durante todo o ano de 2015, a marca brigou com a Mercedes pela posição. No meio de 2015, ameaçou a disparar na liderança, impulsionada pelo Q3, mas perdeu o embalo com o sucesso crescente da nova geração do Classe C.
A briga foi tão, mas tão acirrada, que a Audi ficou, ao final de 2015, apenas 27 unidades à frente da Mercedes. Foram 17.540 exemplares emplacados, ante os 17.513 da Mercedes. O terceiro lugar ficou com a BMW, com 15.852 emplacamentos.
A marca de Munique chegou a aparecer na liderança mensal nos últimos meses de 2015, graças a campanhas agressivas – até na TV – e financiamentos com taxa zero. Porém, no último mês, voltou a ficar bem atrás de Audi e Mercedes.
A Land Rover apareceu em quarto, seguida pela Volvo (veja abaixo).
Vale lembrar que, com exceção da sueca, as demais marcas de luxo já são, ou em breve serão, fabricantes. A BMW iniciou sua produção no País em 2013 e a Audi retornou a ter um carro “made in Brazil” no ano passado. Trata-se do A3 Sedan – que, nos últimos meses, superou o Q3 (a ser nacionalizado neste ano) e se consolidou como seu modelo mais vendido (veja abaixo).
A Mercedes e a Land Rover voltam a ter fabricação local neste ano, com o Classe C e GLA para a primeira e Evoque e Discovery Sport para a britânica.
Os dados são da Fenabrave, federação que reúne associações de concessionárias.
OSCILAÇÃO
Audi, Mercedes-Benz, BMW e Volvo registraram forte crescimento nas vendas, na comparação com 2015. Porém, entre as marcas de luxo que atuam apenas em segmentos de carros acima de R$ 200 mil, a queda foi constante e, em alguns casos, forte – de acordo com a Associação Brasileira de Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa).
As vendas da Porsche, por exemplo, caíram 3,4%. No caso de marcas ainda mais exclusivas, como Aston Martin e Bentley, a queda ultrapassou os 70%, enquanto a Ferrari vendeu 57,1% a menos que no ano passado.
ANÁLISE
A ausência da Land Rover (seu carro mais barato, o Discovery Sport, parte de R$ 199.100) da lista de marcas de luxo que cresceram mostra bem o cenário do mercado no Brasil. As marcas “premium”, que oferecem – ou, ao menos, ofereciam até o fim do ano passado – carros na faixa entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, crescem. Tanto que os mais vendidos (veja abaixo) estão neste patamar de preço.
Esses veículos estão conquistando a parcela da classe média que ainda não foi atingida tão em cheio pela crise político-econômica brasileira. É o bom e velho cliente de Civic e Corolla que, com o aumento dos preços dos veículos feitos no Brasil, vê a chance de migrar para uma marca de luxo.
Esse fenômeno já estava sendo observado nos ano pré-crise. Além disso, as marcas de luxo ofereceram muito mais financiamentos com taxa zero que as que produzem também carros mais “populares”. O motivo? Por terem se tornado, ou estarem na iminência de se tornar fabricantes, foi preciso incrementar o volume de vendas – e justificar o investimento nas novas plantas.
Ainda assim, executivos de Audi, BMW e Mercedes afirmam que, se não fosse a crise, a alta nas vendas poderia ter sido ainda maior (em tempo: o crescimento da BMW foi pífio, diferentemente do que ocorreu com as duas rivais alemãs).
RANKING DAS MARCAS DE LUXO
1º Audi – 17.540
2º Mercedes-Benz – 17.513
3º BMW – 15.852
4º Land Rover – 8.814
5º Volvo – 3.811*
6º Porsche – 732*
8º Jaguar – 513*
OS DEZ CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS
1º Mercedes Classe C – 7.790
2º BMW Série 3 – 7.271
3º Audi A3 Sedan – 6.462
4º Audi Q3 – 6.034
5º Mercedes-Benz GLA – 4.765
6º Land Rover Range Rover Evoque – 3.927
7º Land Rover Discovery – 3.504
8º BMW X1 – 2.716
9º Volvo XC60 – 2.551
10º Mercedes-Benz Classe A – 1.179
FONTE: FENABRAVE
*DADOS DA ABEIFA
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