Você está lendo...
Emplacamentos somam 100 mil nos primeiros dez dias do ano
Avaliação

Emplacamentos somam 100 mil nos primeiros dez dias do ano

Gustavo Porto Nos dez primeiros dias de janeiro, ou sete dias úteis, cerca de 100 mil automóveis e comerciais leves... leia mais

11 de jan, 2013 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Emplacamentos somam 100 mil nos primeiros dez dias do ano

Gustavo Porto

Nos dez primeiros dias de janeiro, ou sete dias úteis, cerca de 100 mil automóveis e comerciais leves foram emplacados no País, de acordo com fontes do setor com acesso aos dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Na média diária até ontem, as vendas atingiram 14,28 mil unidades, queda, até o momento, de 21% sobre a média de 18 mil unidades de todo o mês de dezembro, mas alta de 24,2% sobre a média diária total de janeiro de 2012, de 11,5 mil veículos.

Publicidade


O fim da alíquota menor do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) explica tanto a queda no desempenho sobre dezembro – já que alguns modelos já tiveram os preços majorados – como a alta sobre janeiro de 2012.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 243.571 veículos foram faturados em dezembro com o IPI ainda antigo e, portanto, estavam nos estoques das concessionárias no início de 2013 com preços antigos, o que deve motivar os emplacamentos este mês.

Além da antecipação das compras para dezembro, janeiro também é considerado um mês de vendas fracas no setor automotivo, por conta dos gastos do consumidor com impostos, como o próprio IPVA, despesas escolares e outras despesas.


Deixe sua opinião