Você está lendo...
SAE 2012 traz novidades tecnológicas automotivas
Notícias

SAE 2012 traz novidades tecnológicas automotivas

Melhorias nos níveis de segurança e conforto e redução do custo de produção, consumo de combustível e níveis de emissões. Esses pilares nortearam a edição 2012 do SAE Brasil, encerrado na quarta-feira na capital. O evento serve para empresas do setor...

06 de out, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 SAE 2012 traz novidades tecnológicas automotivas

O caminhão elétrico E-Cabstar era a atração da espanhola Applus Idiada

MARCELO FENERICH
FOTO: DIVULGAÇÃO

Melhorias nos níveis de segurança e conforto e redução do custo de produção, consumo de combustível e níveis de emissões. Esses pilares nortearam a edição 2012 do SAE Brasil, encerrado na quarta-feira na capital. O evento serve para empresas do setor de autopeças e serviços mostrarem suas soluções e inovações tecnológicas, além de promover o debate entre especialistas do setor.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Publicidade


O congresso deste ano contou até com a participação do Corpo de Bombeiros. Eles mostraram que, se souberem, por exemplo, onde cortar as chapas do veículo, podem melhorar o atendimento às vítimas de acidentes.
INOVAÇÕES
O caminhão elétrico E-Cabstar era a atração da espanhola Applus Idiada. Com capacidade para 1,1 tonelada de carga, suas baterias podem ser recarregadas em quatro horas. A autonomia é de 130 km e velocidade máxima, de 80 km/h.

A Iveco apresentou um furgão Daily e um caminhão Tector movidos a GNV e biometano, combustível renovável semelhante ao Gás Natural Veicular.

Da Bosch havia os freios ABS para motos e a evolução dos sistemas Start&Stop, que desligam e religam o motor automaticamente em paradas de semáforo, por exemplo. A economia de combustível varia de 20% a 25%. Segundo informações da empresa, nos dispositivos atuais, a redução de consumo é de 15%.


A Magneti Marelli iluminou uma sala com lanternas e faróis de LEDs e lâmpadas de xenônio. A empresa também apresentou novidades nos segmentos de Powertrain, sistemas de exaustão, amortecedores e suspensões.

Visteon e 3M trouxeram o Growth Market Car, veículo com painel de controle escalonável e modular, que permite ampliar o espaço interno. O compacto sistema de ar-condicionado também que contribui para otimizar o espaço a bordo.

A Harman expôs uma tecnologia para smartphones. No rádio AHAradio há serviços como boletins sobre tráfego, playlist de música, navegador GPS e atualizações de status nas redes sociais.


Deixe sua opinião