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Hasta la vista, tanquinho
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Tecnologia

Hasta la vista, tanquinho

José Antonio LemeQuem nunca se esqueceu de abastecer o reservatório auxiliar de gasolina e se viu em problemas porque o... leia mais

25 de jul, 2013 · 4 minutos de leitura.

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 Hasta la vista, tanquinho

José Antonio Leme

Quem nunca se esqueceu de abastecer o reservatório auxiliar de gasolina e se viu em problemas porque o carro flexível, com o tanque cheio de etanol, demorou a pegar no frio? Para o bem, o problema e o tanquinho estão com os dias contados graças ao recurso que coloca o combustível na temperatura ideal antes de a chave estar na ignição.

Há três sistemas disponíveis no mercado, produzidos por Bosch, Delphi e Magneti Marelli. Eles trazem o mesmo conceito: aquecer o etanol até que o motor atinja o ponto ideal de funcionamento. Nos três, o carro perde o tanque, mas ganha um módulo eletrônico a mais, que comanda a temperatura e tempo do aquecimento. Este módulo traz uma resistência, que transforma a carga elétrica em calor.

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O sistema da Delphi, que atualmente está apenas no JAC J3 Sport, é o único que aquece o combustível diretamente nos bicos da injeção eletrônica, o que exigiu injetores maiores. Tanto Bosch – cuja tecnologia equipa modelos de Citroën, Honda, Peugeot e Volkswagen – quanto Magneti Marelli (que lançará seu sistema no mercado apenas em 2014, provavelmente em um Fiat) trabalham com o aquecimento na galeria de combustível, comumente chamada de flauta.

Essa peça recebe o etanol enviado pela bomba e distribui para os bicos injetores, que não sofreram alterações. A Bosch trabalha com duas gerações. A primeira, que estreou no VW Polo E-Flex, em 2009, tem galeria de aço inox. A segunda, na qual a peça é de plástico, por enquanto está disponível apenas no VW Fox de motor 1.0 três cilindros.


Além do conforto, o sistema gera também economia de combustível e menor emissão de poluentes, pois proporciona melhor queima do etanol, liberando menos hidrocarbonetos na atmosfera. Em todos os casos, o sistema pode ser adaptado conforme o desejo da montadora, podendo iniciar o processo ao abrir a porta do carro, bloqueando a ignição antes de a temperatura ideal ser atingida ou emitindo um aviso visual.

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