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Range Rover comemora 45 anos de história
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Range Rover comemora 45 anos de história

Linha de luxo da Land Rover está em sua quarta geração mesclando requinte e capacidade 4x4

18 de jun, 2015 · 4 minutos de leitura.

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 Range Rover comemora 45 anos de história
Na imagem, as quatro gerações do luxuoso Range Rover

Nascida como um sub produto da Land Rover, cuja vocação seria mesclar o requinte dos carros de luxo com toda a capacidade off-road da Land Rover, a linha Range Rover completa 45 anos estando apenas em sua quarta geração.O primeiro conceito foi apresentado pela marca em 1966, mas o modelo final só foi revelado em 1970 em Cornwall, Inglaterra.

A primeira geração foi a mais frutífera e foi produzida durante 24 anos, de 1970 até 1994. Também conhecido como “Classic”, ele foi lançado no começo apenas em versão duas portas e tinha motor V8 todo em alumínio, um feito e tanto para a época. A tração 4×4 era integral e os freios a disco nas quatro rodas. Só em 1981 ele ganhou a versão quatro portas e, em 1982, um câmbio automático.

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Em 1986 surgia a primeira versão diesel do Range Rover e em 1989 o modelo se tornaria o primeiro veículo 4×4 a oferecer sistema de freios antitravamento (ABS). Mais novidades viriam em 1992, quando surgiria no modelo o controle de tração e suspensão a ar elétrica.

De 1994 a 2001 a Land Rover produzia a segunda geração do Range Rover, também conhecida como P38a, por ter sido desenvolvida no prédio 38A, na fábrica de Solihull. Ela trazia um interior mais luxuoso, mantendo a boa capacidade off-road, além de ser melhor no asfalto.

Novidades tecnológicas que acompanharam a segunda geração incluem suspensão com altura ajustável e novos motores, como o 2.5 diesel e os V8 4.6 ou 3.9 a gasolina. Em 1999, a marca lançaria uma edição especial chamada Linley, que até então era a mais luxuosa do jipão, e teve somente dez unidades produzidas.


A terceira geração, chamada pelo código L322, iria perdurar nas linhas de produção inglesas de 2001 a 2012. Maior e mais espaçoso que o P38a, tinha interior inspirado por iates de luxo e bancos de primeira classe de linhas aéreas.

Nessa época surgiria no modelo itens como o painel de instrumento virtual, em 2010, e o sistema de entretenimento com tela duplicada, onde o motorista enxerga itens referentes ao carro, enquanto o passageiro pode estar assistindo um DVD. Os motores oferecidos passam a ser o V8 4.2 Supercharged a gasolina, que entrou na gama em 2005, e o V8 turbodiesel, em 2006. Três anos depois surgiria o V8 5.0 a gasolina.


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