Primeira Classe

Turismo na Alemanha: dirigindo sem limite de velocidade

Tudo o que você precisa saber para guiar nas famosas Autobahns. Não há pedágio, as vias são muito bem pavimentadas e cheias de áreas de repouso. Mas cuidado: em alguns trechos, há limite. A fiscalização é rigorosa e as multas, pesadas

Rafaela Borges

10 de set, 2014 · 14 minutos de leitura.

Turismo na Alemanha: dirigindo sem limite de velocidade
Crédito: Tudo o que você precisa saber para guiar nas famosas Autobahns. Não há pedágio, as vias são muito bem pavimentadas e cheias de áreas de repouso. Mas cuidado: em alguns trechos, há limite. A fiscalização é rigorosa e as multas, pesadas

Placa azul indica o início da Autobahn e a branca, os trechos sem limite de velocidade

 

Algumas pessoas acham que é mito, mas não é. Na Alemanha, há rodovias em que se pode dirigir, na maioria dos trechos, sem limite de velocidade. São as chamadas Autobahns, de pista dupla, com pelo menos duas faixas. E elas cortam o país de norte a sul, leste a oeste.


(Siga o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)

Quer saber a melhor notícia? NÃO TEM PEDÁGIO! Nenhum. Você roda por todo o país sem ter de pagar as indesejadas tarifas. Ainda assim, as estradas são fantásticas. As melhores do mundo.

Veja, nos tópicos, tudo o que você precisa saber para dirigir em uma Autobahn.


Leia mais da série “Turismo na Alemanha”

– O Museu da BMW

– Pilote no autódromo de Nurburgring


– Trechos de carro a partir de Munique 

AS RODOVIAS


As Autobahns são pistas duplas e a maior parte dos trechos é de duas faixas. Como a rodovia Anhanguera, em São Paulo, por exemplo. Há locais em que há três e até quatro faixas. Geralmente, são em trechos nas imediações de cidades – e, neste caso, há limite de velocidade (saiba mais abaixo). A pavimentação é exemplar; não se vê remendos, crateras ou asfalto mal feito, irregular.

Rodando pelas rodovias, nota-se que há muitos trechos em obras (também com limite de velocidade). Porém, na maioria dos casos, eles não afetam o fluxo, como no Brasil. Mesmo com uma faixa impedida pela obra, o tráfego raramente fica lento, ou parado. Apenas há redução de velocidade.

Há diversas áreas de repouso ao longo das rodovias, bem como postos de combustível (você mesmo reabastece o carro; não há frentista). Os banheiros públicos também estão por toda a extensão das Autobahns. Geralmente, paga-se uma tarifa para usá-los. Nunca maior que 1 euro.


OS CARROS ALEMÃES

É claro que se vê muitos carros estrangeiros nas rodovias, geralmente de marcas europeias – eu vi até um novo Chevrolet Corvette, americano, por lá. Mas a maioria dos veículos é alemã. Afinal, eles fazem os melhores automóveis do mundo.

Há muitos Audi, BMW, Mercedes-Benz, diversos Porsche, uma infinidade de Volkswagen. A maioria dos modelos é a diesel, combustível mais barato. Não há lei que impeça seu uso em carros de passeio, como existe no Brasil.


Muitos não atingem os 250 km/h, mas, quando isso ocorre, as montadoras colocam um limitador eletrônico para que não o façam. É como um acordo de cavalheiros entre as fabricantes do país.

Indicação do limite de velocidade no para-brisa do carro

No entanto, há exceções. Os modelos superesportivos, como o Audi R8 e o Mercedes-Benz SLS AMG, por exemplo – além dos estrangeiros. A maioria dos Porsche. E alguns da linha de preparação esportiva RS, da Audi, também não trazem o limitador.

Os modelos mais sofisticados estão vindo agora com um dispositivo chamado Head Up Display, que projeta informações do painel de instrumentos e até do navegador GPS no para-brisa. Eles trazem uma função importante para evitar que se leve multa nos trechos com limite de velocidade: o leitor de placas.


Com um delay bem pequeno, o sistema projeta no para-brisa a placa que mostra qual é a velocidade máxima permitida no local – ou a que informa que, no trecho, não há mais limite de velocidade. Assim, fica impossível não prestar atenção ao aviso. Pergunte, em sua locadora, se há algum carro com esta função.

Painéis luminosos indicam limite de velocidade dos trechos

LIMITES DE VELOCIDADE E PLACAS

É, meu amigo, nem tudo é festa. Mesmo nas Autobahns, há trechos com limite de velocidade. Geralmente, são locais onde há obras, trechos nas imediações de cidades e alguns pontos mais complexos de entrada e saída de carros. Ou seja: na maior parte do tempo, você ainda vai dirigir sem limites.


Porém, é importante ficar atento, pois às vezes essas limitações surgem do nada, sem que a rodovia esteja em nenhuma das condições citadas acima.

A placa que informa que pode-se dirigir sem limite de velocidade é a do alto deste post. Branca, com linhas transversais pretas.

Já as que mostram o limite de velocidade são convencionais, brancas e vermelhas, com o número assinalado no centro. Elas geralmente ficam no acostamento e, em alguns casos, em painéis luminosos sobre a rodovia (geralmente, isso ocorre nas proximidades de trechos urbanos). O limite varia de 80 km/h a 130 km/h.


É muito importante respeitar os limites, pois as leis de trânsito são severas e a fiscalização, pesada. As multas podem chegar a 600 euros (caso se exceda a velocidade em 70 km/h ou mais).

No caso de infrações atestadas sem presença de um fiscal, a locadora do veículo vai enviá-la ao endereço de cadastro do cliente. É importante pagá-las (via internet). Caso contrário, você pode ter problemas na próxima vez que for à Alemanha.

Mas há, também, muitos fiscais. Eles surgem do nada, em carros adesivados ou à paisana, e pedem para que você pare seu veículo no acostamento. Neste caso, os estrangeiros têm de pagar a multa na hora.


Em vias secundárias, velocidade é entre 70 e 100 km/h

Aqui, cabe uma história que vivi. Retornando de Salzburgo a Munique, fui parada por um fiscal, que não falava inglês (o que complica, porque alemão não é um dos idiomas mais conhecidos pelos brasileiros).

Por sorte, havia comigo uma amiga que mora na Alemanha, e, portanto fala o idioma com fluência, para explicar ao fiscal que não estávamos excedendo o limite de velocidade. Havia um carro idêntico ao nosso, de mesma cor, modelo e ano, apenas com placa diferente, a mais de 200 km/h – havia passado pelo nosso veículos alguns minutos antes, e anotamos a placa dele.

O fiscal fez as verificações e comprovou que a história era verdadeira, mas ficamos pelo menos 30 minutos paradas, pois houve ainda uma minuciosa análise de nossos documentos – passaporte e CNH.


A propósito, recomenda-se ter carteira internacional de habilitação para guiar em países estrangeiros. Mas nesta ocasião, na Alemanha, não tive nenhum problema por portar CNH brasileira apenas.

ATENÇÃO: nas vias secundárias, de pista simples, há sempre limite de velocidade, que varia de 70 km/h a 100 km/h.

 


DICAS DE SEGURANÇA

Dirigir a mais de 200 km/h, talvez até a mais de 300 km/h, requer uma total atenção à estrada. É muita velocidade. Não é recomendável nem conversar muito, se houver passageiros no carro. Não demora para que o motorista, ainda mais o que não está acostumado, sinta-se mentalmente cansado.

Portanto, acelere com moderação. Se perceber que não está totalmente concentrado, dirija-se à pista da direita e reduza a velocidade por alguns minutos. Um acidente a velocidade tão alta terá consequências muito graves, mesmo nos seguros carros alemães.


Aliás, guie sempre pela pista da direita. A esquerda é para ultrapassagem e, na Alemanha, esta regra é bastante respeitada.

Não se afobe se houver um carro rodando a velocidade mais baixa que a do seu na pista da esquerda. Não acione a luz alta; os alemães consideram isso uma ofensa. Principalmente porque, na maioria dos casos, o motorista mais lento está ali apenas para fazer uma ultrapassagem. Logo, ele já vai se dirigir à direita.

Reabastecimento: faça você mesmo

Claro que, como em todos os lugares, há eventualmente um engraçadinho, ou distraído, que não percebe o carro atrás de si e se posta na pista da esquerda. Mas isso é bastante raro na Alemanha.


Quando o carro que você está dirigindo é muito rápido, é comum surgir um outro engraçadinho tentando medir a velocidade do dele com o seu. Não caia nesta. Respeite as leis e as regras do país que visita tanto, ou até mais, do que você respeita as do seu. Apenas curta a sensação de poder guiar um automóvel veloz, em uma pista sem limites, prezando por sua segurança, dos passageiros de seu carro e de terceiros.

ALUGUEL DE CARROS

Em Berlim, pela Europcar, alugar um Audi A1 sai por 92 euros a diária, mas este preço pode ser reduzido se o serviço for contratado por vários dias. Um VW Golf parte de 103 euros, um Mercedes-Benz Classe C, de 137 euros e um Audi A6, de 159 euros. Veja a lista completa aqui.


A Hemingway é especializada em aluguel de veículos de luxo e esportivos. Tem operações nas cidades de Berlim, Munique, Frankfurt e Stuttgart. Um Um Porsche 911 GT3, que atinge 315 km/h, sai por 550 euros a diária, mesmo valor pedido para um Jaguar F-Type e um Aston Martin Rapide.

Um Audi S4 Cabriolet sai por 250 euros e um BMW Z4, por 240 euros. Se quiser alugar um Mercedes-Benz CLS, são 325 euros. Um McLaren MP4-12C sai por 1.500 euros. Saiba mais aqui.

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.