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Hyundai mostra novo Santa Fe 2019
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Hyundai mostra novo Santa Fe 2019

Santa Fe 2019 será mostrado em Genebra com visual inspirado no Kona e amplas evoluções sobre modelo atual

Redação

06 de fev, 2018 · 2 minutos de leitura.

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santa fe 2019
Hyundai Santa Fe 2019
Crédito:Foto: Hyundai
santa fe 2019

A Hyundai revelou as primeiras imagens da nova geração do Santa Fe. A quarta fase do modelo ganhou visual inspirado no SUV compacto Kona e é bem diferente do modelo atual. O Santa Fe 2019 é aguardado para o Salão de Genebra, que ocorre em março.

A dianteira tem uma grade pronunciada, com faróis mais finos e as luzes auxiliares agrupadas abaixo. A traseira ainda não foi mostrada, mas deve seguir o mesmo estilo. Desenhos mostrados pela marca apontam lanternas também afiladas e luzes de LED.

Dentro, o Santa Fe 2019 também mudou muito em relação ao carro atual. A central multimídia tem destaque no painel, com sistema semelhante ao usado por outros Hyundai. O cluster de instrumentos poderá ter partes virtuais e há comodidades como ar-condicionado automático de duas zonas. A marca também revelou que o modelo terá itens de segurança como aviso de colisão iminente e monitores de faixa de rolagem e pontos cegos.

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Motores

Na Coreia do Sul, o Santa Fe deverá ter motores 2.0 turbo a gasolina e 2.2 diesel, ambos ligados a um câmbio automático de oito marchas. No Brasil, o modelo usa um V6 de 3,3 litros com 270 cv. A novidade deverá ser a estrela da Hyundai no próximo Salão de Genebra, em março.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.