Primeira Classe

Carros que são maiores que suas marcas

Lista inclui renomados e históricos modelos, como Camaro e Mustang, mas também carros recentes e bastante conhecidos no País, como a relativamente nova picape Toro

Rafaela Borges

02 de mai, 2018 · 8 minutos de leitura.

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Picape Toro
Crédito: Em pouco tempo de mercado, modelo já conseguiu garantir sucesso independente da Fiat (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)

Há alguns carros que são maiores que suas marcas. Eles poderiam ser feitos por qualquer montadora, e cairiam nas graças do público mesmo assim. São capazes de manter o sucesso mesmo quando suas fabricantes estão em momentos ruins. Um dos exemplos mais curiosos dessa lista é um modelo relativamente novo no mercado. Trata-se da picape Toro.

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A picape Toro, lançada há cerca de dois anos, já é maior que a Fiat. Ideia muito criativa da montadora italiana, ela daria certo mesmo se fosse feita pela Volkswagen, Chevrolet, Ford, Toyota, etc.


E aí você pode perguntar: mas por que, então, a Duster Oroch não faz tanto sucesso? Isso não tem nada a ver com a marca, e sim com a qualidade do produto. A picape Toro é superior.

 

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Mas vamos falar da picape Toro à frente. Antes, precisamos listar outros carros que são maiores que suas marcas. A lista tem modelos históricos e de renome mundial, como o Camaro e o Mustang.

E, claro, o Toyota Corolla jamais poderia ficar de fora desse grupo. Para completar um clube de cinco, eu coloco um modelo que, assim como a picape Toro, é autenticamente brasileiro. Qual? O Volkswagen Gol.


 

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PICAPE TORO

A ideia da Fiat ao criar a picape Toro foi tão boa que não tinha como não dar certo. É uma picape de porte médio, mas com conforto que os modelos convencionais do segmento não oferecem.

A marca aproveitou a associação com a Jeep, e a plataforma de Compass e Renegade, para criar uma picape urbana. Isso porque muitos clientes do segmento não usam esses carros para o trabalho, e sim nas cidades.

Nos últimos anos, a Fiat não estava indo muito bem no mercado, especialmente no segmento de carros de passeio. A Toro, porém, estourou em vendas. Seu sucesso não dependia do triunfo da marca. A luz tornou-se própria.


É complicado dizer que um modelo tão novo no mercado já se tornou maior que sua marca. A picape Toro, porém, conseguiu obter esse mérito.

VOLKSWAGEN GOL

A Volkswagen já teve momentos bons e ruins. O Gol sobreviveu a tudo. Criado nos anos 80, ele teve várias gerações, e é o carro que ocupou a liderança do mercado brasileiro por mais tempo.

Houve época que a Volkswagen tinha poucos produtos de sucesso. O Gol, porém, salvava a honra da marca, mantendo-se na ponta.


Mesmo após perder o primeiro lugar, o Gol não perdeu o brilho. No ano passado, foi o Volkswagen mais vendido. Além disso, é um veterano que se mantém na lista dos dez mais vendidos.

O mesmo não se pode dizer de outros “dinossauros” do Brasil. Exemplos são o Uno, que despencou no ranking, e o Palio, que saiu de linha.

O Gol se tornou uma “lenda” no Brasil. Com reputação de ser durável e bom de mercado, passou a ser considerado uma boa compra. Não importava mais se era ou não era Volkswagen: as pessoas queriam um Gol.


TOYOTA COROLLA

Esse fenômeno não é só brasileiro; é mundial. Carro que disputa, ano a ano, o título de mais vendido do mundo, o Corolla é praticamente uma instituição.

Nenhum outro Toyota faz tanto sucesso. A marca é desejada (especialmente no Brasil), sem dúvida, mas o Corolla é ainda mais.

O sedã é aquele carro que faz o consumidor se sentir seguro. Ainda mais que no caso do Gol. Tem fama de não quebrar nunca, e é muito bom de revenda.


No Brasil, a grandeza do Corolla fica escancarada. O segmento de sedãs médios está perdendo força por causa da proliferação dos SUVs. O Toyota, porém, se mantém firme na lista dos dez mais emplacados.

CAMARO E MUSTANG

Eles não são mais carros. São “lendas”. Chevrolet e Ford? Alguém realmente se lembra que Camaro e Mustang são fabricados por essas marcas?

Nos dois casos, acho que eles poderiam, inclusive, ser nomes de marcas independentes de suas montadoras. Não me espantaria se isso já tivesse sido estudado pelas respectivas fabricantes.


Camaro e Mustang já tiveram várias gerações. O Chevrolet foi lançado em 1966 e passou por um “hiato” nos anos 2000. Porém, em 2009 voltou com força total, e caiu nas graças de uma legião de adoradores.

A carreira do Mustang é parecida. Ele surgiu em 1964, e está em sua sexta geração – recém-lançada no Brasil.

Os dois “muscle car” são um estilo de vida. Uma representação da história, da indústria americana e da paixão por automóveis. Nem importa mais se bons ou ruins, ou se têm concorrentes à altura. São maiores que tudo isso.


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