Você está lendo...
‘Janela inteligente’ mostra paisagem para pessoas com deficiência visual
Tecnologia

‘Janela inteligente’ mostra paisagem para pessoas com deficiência visual

Tecnologia para pessoas com deficiência visual criada pela Ford permite 'visão' dos cenários que rodeiam o carro por meio do tato

Redação

03 de mai, 2018 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

Ao tocarem a janela, as pessoas podem sentir diferentes vibrações de cores/Divulgação
Crédito:

A Ford criou uma nova tecnologia para pessoas com deficiência visual apreciarem a paisagem em viagens de carro.  Ainda como conceito, o sistema Smart Window permite que cegos “vejam”, por meio do tato, os cenários que rodeiam o veículo.

Funciona assim: o sistema analisa a paisagem ao redor e recria, no vidro da janela, uma imagem monocromática daquele cenário com tons de cinza que mudam de acordo com o contraste das paisagens. Ao tocarem a janela – quase como ler em braile -, as pessoas podem sentir diferentes vibrações de cores, que variam em 255 intensidades.

“Esta é uma oportunidade de ajudar passageiros cegos a viver uma das principais experiências a bordo”, disse o porta-voz da Ford Mac Alu Saffi. “A tecnologia é avançada, mas o conceito é simples e tem o poder de tornar viagens simples em trajetos memoráveis”.

Publicidade


A tecnologia foi desenvolvida pela Ford em parceria com a startup italiana Aedo, especializada em soluções para pessoas com deficiência visual. O conceito está sendo chamado de “Feel the View” (“Sinta a Vista”, em tradução livre). De acordo com a montadora, o sistema poderá ser oferecido em breve como opcional em veículos da marca.

 


VEJA TAMBÉM: CARROS LEGAIS QUE O MERCADO IGNOROU

Deixe sua opinião