A vida no novo Kwid tem sido cheia de altos e baixos. O modelo estreou em setembro do ano passado com um avassalador segundo lugar no ranking de vendas.
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Em seguida, no entanto, a Renault anunciou recall de todas as unidades já produzidas até ali. Com isso, houve problemas de entrega, e o carro começou a despencar no ranking.
A partir do início deste ano, o novo Kwid voltou a se destacar. Em maio, porém, volta a sofrer uma ampla baixa: é um dos carros que, na lista dos 20 mais vendidos, mais perderam posições no ranking.
Na contramão do novo Kwid, o Virtus, lançado em fevereiro, continua sua escalada rumo ao topo do ranking de sedãs compactos. E também da lista dos dez carros mais vendidos do Brasil.
Em maio, o Virtus vem registrando seu melhor desempenho até agora.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS FEIOS DO BRASIL
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SsangYong Actyon
A equipe do Jornal do Carro escolheu os carros que considera os mais feios do País, seja pelo conjunto todo ou apenas por uma parte dele (dianteira, traseira, lateral, interior ou detalhes). A lista privilegiou veículos que estão à venda atualmente, mas há também alguns automóveis do passado recente - para que as marcas se lembrem do erro e não voltem a cometê-los. Um exemplo desse segundo grupo é um marco da feiura automotiva, o Actyon, que deixou de ser oferecido recentemente, quando a SsangYong parou de atuar no País
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Toyota Etios
O carro melhorou por dentro, mas por fora continua praticamente idêntico desde que foi lançado, em 2012. Visual é ponto fraco do carro
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Toyota Etios
O carro melhorou por dentro, mas por fora continua praticamente idêntico desde que foi lançado, em 2012. Visual é ponto fraco do carro
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Toyota Etios Sedan
A versão sedã do Etios também não se salva. A traseira lembra um pouco a do primeiro Renault Logan
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Toyota Etios Sedan
A versão sedã do Etios também não se salva. A traseira lembra um pouco a do primeiro Renault Logan
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Linha Etios
O interior do carro melhorou para a linha 2017. Com elementos digitais, o painel ficou até bonitinho
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Fiat Doblò
O carro já passou por algumas reestilizações, mas seu visual, no estilo "caixa", não é dos mais atraentes
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Fiat Doblò
O carro já passou por algumas reestilizações, mas seu visual, no estilo "caixa", não é dos mais atraentes
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Toyota Prius
Desenho polêmico, muito futurista
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Toyota Prius
Além disso, a dianteira não casa muito bem com a traseira
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Toyota Prius
O interior, porém, compensa a parte externa. É belo e bem acabado
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Mercedes-Benz Classe C
Dizer que ele é feio é polêmico, mas olhe bem: essa traseira não parece um pouco de carros sul-coreanos de gerações passadas? Essa é a opinião de um dos repórteres do Jornal do Carro.
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Mercedes-Benz Classe C
Além disso, como no Prius, o casamento entre traseira e dianteira (que é muito bonita) não é dos mais bem sucedidos
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Mercedes-Benz Classe C
E tem a tela da central multimídia, que parece um tablet mal adaptado, né? Crítica constante nos comparativos do Jornal do Carro, inclusive
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Volkswagen Up!
As linhas são simples e um quadradas também. Com excelente mecânica e boa dirigibilidade, o Up! certamente não tem o visual como o ponto forte
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Volkswagen Up!
O interior do Up! também não é dos mais bonitos
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
21/30
Chevrolet Spin
A lista não ficaria completa sem a presença do Spin, que veio para substituir, ao mesmo tempo, Meriva e Zafira - e, esteticamente, não superou nenhum dos dois modelos
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Chevrolet Spin
A lista não ficaria completa sem a presença do Spin, que veio para substituir, ao mesmo tempo, Meriva e Zafira - e, esteticamente, não superou nenhum dos dois modelos
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Peugeot 307 Sedan
O ponto forte da Peugeot é o estilo, mas, com 307 Sedan, de meados dos anos 2000, a marca não foi feliz
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Peugeot 307 Sedan
A impressão é de que a marca adaptou uma traseira ultrapassada ao hatch 307. Não ficou bom. E o sucesso comercial nunca veio
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Nissan Tiida Sedan
A mesma impressão do 307 vale para o mexicano Tiida Sedan
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Nissan Tiida Sedan
A traseira quadradona não era das mais atraentes
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Chevrolet Agile
O carro lançado em 2009 veio para ficar posicionado acima do Celta, mas não tinha mais méritos que o modelo de entrada
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Chevrolet Agile
O desenho deixava a desejar tanto externa quanto internamente. A chegada do Onix foi determinante para aposentar esse modelo
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Renault Logan
Um dos clássicos da feiura no passado recente dos carros brasileiros é o primeiro Logan, praticamente idêntico ao carro europeu vendido pela marca romena de baixo custo Dacia. O visual atual é bem mais moderno e bonito que o dos primórdios
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Effa M100
O primeiro carro de passeio chinês disponível no País lembrava muito um monovolume de linhas esquisitas. Esteticamente, a impressão inicial dos veículos da China no Brasil não foi boa
Novo Kwid e a queda
O novo Kwid voltou à lista dos dez mais emplacados em alto estilo. Em março e abril, ele havia sido o quinto carro mais emplacado do Brasil.
Já havia possibilidade de, em breve, começar a ameaçar Polo e Prisma no acumulado do ano. Maio, porém, vai ser um banho de água fria nas pretensões do Renault.
Do quinto lugar, o novo Kwid despencou para a 15ª posição do ranking. Isso no período de 1º a 25 de maio.
O modelo, porém, não deve ir muito além dessa posição. Isso porque faltam apenas três dias de emplacamentos para o encerramento do mês (28, 29 e 30).
O novo Kwid tem, no período, 3.686 emplacamentos. Não sofre ameaça do 16º colocado, o Mobi, que está mais de 200 unidades atrás (tem 3.461 unidades vendidas).
Já em relação ao 14º colocado, a Saveiro, o Kwid está um pouco mais próximo. A Volkswagen tem 3.750 emplacamentos.
Dá para descontar essas 64 unidades? Em condições normais, seria até fácil. Porém, há a greve dos caminhoneiros, que está causando problemas de abastecimento e logísticos no País. A tendência é que ela afete o ritmo de emplacamentos nos próximos três dias.
O Virtus (veja mais abaixo), talvez, o Kwid pode até alcançar. Daí para frente, a vantagem dos demais modelos já é muito ampla para ser descontada.
Problemas de entrega?
Da lista dos 20 mais emplacados, apenas um modelo perdeu tantas posições quanto o novo Kwid. Trata-se do “irmão” Sandero. Ele foi da oitava posição em abril para a 18º de 1º a 25 de maio, quando teve 3.170 unidades vendidas.
O Sandero tinha obtido um mês atípico em abril. Ele conseguiu vendas muito fortes no atacado, que impulsionaram seus emplacamentos. Isso porque, nos meses anteriores, o hatch já estava fora do “top 10”.
Esse não é o caso do Kwid. Nas concessionárias, ainda há espera pelo carrinho, que é um dos mais baratos do Brasil. Pode estar havendo problemas de entrega da Renault novamente? Sim, essa é uma possibilidade. Certamente, a queda do novo Kwid não é resultado de desinteresse do público.
No início do ano, a Renault havia anunciado uma produção extra (de 10 mil exemplares) para suprir a demanda. Essas unidades já podem ter se esgotado, gerando novamente queda nas entregas. Ou seja: o Kwid, como o Creta e outros modelos da Hyundai, pode ter problema de produção limitada.
A escalada do Virtus
De 1º a 25 de maio, o Virtus é o 13º carro mais vendido do País. Se essa colocação se confirmar, será a melhor já obtida pelo sedã desde seu lançamento, em fevereiro.
Em abril, ele havia entrado na lista dos 20 mais vendidos, com a 18ª posição. A escalada do Virtus rumo ao “top 10” tem sido persistente e gradual.
Claro que não dá para dizer que ela é tão avassaladora quanto a do Polo, com o qual compartilha plataforma. O hatch praticamente já estreou na lista dos dez mais vendidos.
Porém, o segmento de sedãs compactos não é tão popular quanto o de hatches. Assim, mais do que a aproximação do “top 10”, a melhor notícia para o Virtus é que, cada vez mais, ele se concretiza como segundo sedã compacto mais vendido do Brasil.
Em maio, com um ingrediente extra: o modelo ensaia uma aproximação do Prisma. Isso porque o Chevrolet, líder da categoria, vem registrando queda no ranking deste mês.
O Prisma, oitavo colocado, somou de 1º a 25 de maio 4.466 emplacamentos. O Virtus tem 3.798 unidades vendidas no período.
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