Primeira Classe

O sedã que bombou e o hatch que despencou

Na lista dos 20 carros mais vendidos em maio, novo Kwid é um dos que sofreram a maior baixa. Já o Virtus passa pelo melhor momento em sua escalada

Rafaela Borges

27 de mai, 2018 · 7 minutos de leitura.

Novo Kwid" >
Novo Kwid
Crédito: Hatch da Renault é apenas o 15º mais emplacado em maio (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

A vida no novo Kwid tem sido cheia de altos e baixos. O modelo estreou em setembro do ano passado com um avassalador segundo lugar no ranking de vendas.

LEIA MAIS

Em seguida, no entanto, a Renault anunciou recall de todas as unidades já produzidas até ali. Com isso, houve problemas de entrega, e o carro começou a despencar no ranking.

Publicidade


A partir do início deste ano, o novo Kwid voltou a se destacar. Em maio, porém, volta a sofrer uma ampla baixa: é um dos carros que, na lista dos 20 mais vendidos, mais perderam posições no ranking.

 

 


Na contramão do novo Kwid, o Virtus, lançado em fevereiro, continua sua escalada rumo ao topo do ranking de sedãs compactos. E também da lista dos dez carros mais vendidos do Brasil.

Em maio, o Virtus vem registrando seu melhor desempenho até agora.

 


VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS FEIOS DO BRASIL

 

Novo Kwid e a queda

O novo Kwid voltou à lista dos dez mais emplacados em alto estilo. Em março e abril, ele havia sido o quinto carro mais emplacado do Brasil.


Já havia possibilidade de, em breve, começar a ameaçar Polo e Prisma no acumulado do ano. Maio, porém, vai ser um banho de água fria nas pretensões do Renault.

Do quinto lugar, o novo Kwid despencou para a 15ª posição do ranking. Isso no período de 1º a 25 de maio.

O modelo, porém, não deve ir muito além dessa posição. Isso porque faltam apenas três dias de emplacamentos para o encerramento do mês (28, 29 e 30).


O novo Kwid tem, no período, 3.686 emplacamentos. Não sofre ameaça do 16º colocado, o Mobi, que está mais de 200 unidades atrás (tem 3.461 unidades vendidas).

Já em relação ao 14º colocado, a Saveiro, o Kwid está um pouco mais próximo. A Volkswagen tem 3.750 emplacamentos.

Dá para descontar essas 64 unidades? Em condições normais, seria até fácil. Porém, há a greve dos caminhoneiros, que está causando problemas de abastecimento e logísticos no País. A tendência é que ela afete o ritmo de emplacamentos nos próximos três dias.


O Virtus (veja mais abaixo), talvez, o Kwid pode até alcançar. Daí para frente, a vantagem dos demais modelos já é muito ampla para ser descontada.

Problemas de entrega?

Da lista dos 20 mais emplacados, apenas um modelo perdeu tantas posições quanto o novo Kwid. Trata-se do “irmão” Sandero. Ele foi da oitava posição em abril para a 18º de 1º a 25 de maio, quando teve 3.170 unidades vendidas.

O Sandero tinha obtido um mês atípico em abril. Ele conseguiu vendas muito fortes no atacado, que impulsionaram seus emplacamentos. Isso porque, nos meses anteriores, o hatch já estava fora do “top 10”.


Esse não é o caso do Kwid. Nas concessionárias, ainda há espera pelo carrinho, que é um dos mais baratos do Brasil. Pode estar havendo problemas de entrega da Renault novamente? Sim, essa é uma possibilidade. Certamente, a queda do novo Kwid não é resultado de desinteresse do público.

No início do ano, a Renault havia anunciado uma produção extra (de 10 mil exemplares) para suprir a demanda. Essas unidades já podem ter se esgotado, gerando novamente queda nas entregas. Ou seja: o Kwid, como o Creta e outros modelos da Hyundai, pode ter problema de produção limitada.

A escalada do Virtus

De 1º a 25 de maio, o Virtus é o 13º carro mais vendido do País. Se essa colocação se confirmar, será a melhor já obtida pelo sedã desde seu lançamento, em fevereiro.


Em abril, ele havia entrado na lista dos 20 mais vendidos, com a 18ª posição. A escalada do Virtus rumo ao “top 10” tem sido persistente e gradual.

Claro que não dá para dizer que ela é tão avassaladora quanto a do Polo, com o qual compartilha plataforma. O hatch praticamente já estreou na lista dos dez mais vendidos.

Porém, o segmento de sedãs compactos não é tão popular quanto o de hatches. Assim, mais do que a aproximação do “top 10”, a melhor notícia para o Virtus é que, cada vez mais, ele se concretiza como segundo sedã compacto mais vendido do Brasil.


Em maio, com um ingrediente extra: o modelo ensaia uma aproximação do Prisma. Isso porque o Chevrolet, líder da categoria, vem registrando queda no ranking deste mês.

O Prisma, oitavo colocado, somou de 1º a 25 de maio 4.466 emplacamentos. O Virtus tem 3.798 unidades vendidas no período.

 


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.