SUV Hyundai Creta, Chevrolet Prisma e Cruze e Toyota Etios Sedan. Do grupo dos carros mais relevantes do País, esses foram os modelos que tiveram quedas a partir de 20% em junho, na comparação com maio.
LEIA TAMBÉM
No período, o mercado ficou estável. As vendas de automóveis e comerciais leves cresceram apenas 0,24%. Na lista dos dez mais vendidos, a maioria dos modelos teve alta.
CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM
Em contrapartida, além dos quatro modelos relevantes com quedas superiores a 20%, diversos outros veículos também perderam vendas (ainda que em menor percentual).
No segmento de utilitários-esportivos, por exemplo, a maioria dos modelos registrou queda. Na lista dos dez mais emplacados, só cresceram, ironicamente, aqueles que ocupam as últimas posições (veja detalhes abaixo).
Nesse grupo, a maior queda foi a do SUV Hyundai Creta. O modelo recuou 24,2% no mês. Mais que ele, no grupo dos carros mais vendidos, perdeu vendas apenas o Etios Sedan (25,2%).
Já os emplacamentos do Prisma caíram 20,8%. O sedã da Chevrolet, que chegou a aparecer durante alguns meses entre os quatro mais vendidos, vem despencando nos últimos meses.
Há duas explicações para isso. Uma delas pode ser o avanço do novato Virtus, que foi em junho o sedã compacto mais emplacado do País. O Cronos, lançado no início do ano, também pode estar tirando espaço do Prisma.
A outra explicação fica por conta de possíveis ajustes nas fábricas da Chevrolet, em preparação para a produção de novos produtos. O Onix não tem sofrido com essa adequação, e o Prisma pode estar sendo o modelo sacrificado.
O Cruze, por sua vez, caiu exatos 20%. Em seu segmento, os outros dois modelos relevantes também perderam espaço.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS EM JUNHO
SUV Hyundai Creta
A carreira do SUV Hyundai Creta no Brasil está passando por bastante oscilação neste ano. Já debatemos esse tema aqui antes: a produção da Hyundai na planta de Piracicaba (SP), que fabrica esse carro, é limitada.
Mês a mês, a montadora vai mudando o mix. Em alguns meses, sofre o SUV Hyundai Creta. Em outros, os modelos da linha HB20, seja o hatch ou o sedã.
Assim, há meses em que o SUV Hyundai Creta é o segundo mais vendido entre os utilitários-esportivos compactos. No mês seguinte, a tendência é de que seus emplacamentos caiam, como ocorreu em junho.
Além do SUV Hyundai Creta, também tiveram quedas altas o Renegade (líder do segmento de SUVs compactos no mês) e o Kicks, ambos com pouco mais de 17%. Os emplacamentos do HR-V caíram 14,2%.
Os mais vendidos e os sedãs médios
Entre os dez carros mais vendidos do País (veja a lista na galeria acima), três registraram queda de vendas. Nenhum, porém, ficou acima de 20%.
O Gol vendeu 13% a menos que em junho. O Compass, apesar da excelente posição no ranking (oitava), teve emplacamentos 9% inferiores aos do mês anterior.
O vice-líder HB20 teve leve queda, de 2,6%.
No caso dos sedãs médios, até o Corolla registrou queda, embora menor que a do Cruze. Os emplacamentos do Toyota recuaram 11,7%; os do Civic ficaram 15,4% abaixo dos registrados em maio.
A linha Toyota, aliás, sofreu bastante no mês passado. Além de Corolla e Etios Sedan, o hatch Etios também vendeu menos (recuo de 13,5%).
O que está ocorrendo com o Uno?
Fiat, o Uno vai sair de linha? Uma das maiores quedas do mês, na verdade, foi a registrada para o veterano hatch compacto. Ante maio, seus emplacamentos recuaram 39,4%.
Ele só não está no capítulo dos modelos acima porque, ali, estávamos falando dos carros mais relevantes do mercado. O Uno, modelo que já brilhou, perdeu a relevância.
Aliás, já vem perdendo há algum tempo. Em junho, teve apenas 427 emplacamentos, um dos piores desempenhos do segmento de hatches compactos.
Com isso, o Uno ficou longe da lista dos 50 carros mais vendidos do Brasil.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.