Primeira Classe

Quatro carros que desabaram em vendas

Em um mês no qual as vendas ficaram estáveis, carros como o SUV Hyundai Creta registraram quedas superiores a 20%

Rafaela Borges

11 de jul, 2018 · 7 minutos de leitura.

SUV Hyundai Creta" >
SUV Hyundai Creta
Crédito: Vendas caíram 24,2% em junho (Foto: Hyundai)

SUV Hyundai Creta, Chevrolet Prisma e Cruze e Toyota Etios Sedan. Do grupo dos carros mais relevantes do País, esses foram os modelos que tiveram quedas a partir de 20% em junho, na comparação com maio.

LEIA TAMBÉM

No período, o mercado ficou estável. As vendas de automóveis e comerciais leves cresceram apenas 0,24%. Na lista dos dez mais vendidos, a maioria dos modelos teve alta.


 

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

É, a Inglaterra caiu (com @mickjagger no estádio, já era de se esperar ????). Mas há algo em que os ingleses são imbatíveis: a beleza de seus carros, especialmente os da @jaguarbrasil e os da @astonmartinlagonda. Que o diga o Aston DBS Superleggera, belíssima máquina de 715 cv. Tem como não amar? Esta foto eu vi no @theaffluentleague #astonmartin #england #inglaterra #russia #russia2018 #copadomundo #mickjagger #supercar #car #carro #instacar #instadaily #lifestyle #testdrive #drive #luxury #luxo #lifestyle

Uma publicação compartilhada por Rafaela Borges (@rafaelatborges) em


 

Em contrapartida, além dos quatro modelos relevantes com quedas superiores a 20%, diversos outros veículos também perderam vendas (ainda que em menor percentual).

No segmento de utilitários-esportivos, por exemplo, a maioria dos modelos registrou queda. Na lista dos dez mais emplacados, só cresceram, ironicamente, aqueles que ocupam as últimas posições (veja detalhes abaixo).


Nesse grupo, a maior queda foi a do SUV Hyundai Creta. O modelo recuou 24,2% no mês. Mais que ele, no grupo dos carros mais vendidos, perdeu vendas apenas o Etios Sedan (25,2%).

Já os emplacamentos do Prisma caíram 20,8%. O sedã da Chevrolet, que chegou a aparecer durante alguns meses entre os quatro mais vendidos, vem despencando nos últimos meses.

Há duas explicações para isso. Uma delas pode ser o avanço do novato Virtus, que foi em junho o sedã compacto mais emplacado do País. O Cronos, lançado no início do ano, também pode estar tirando espaço do Prisma.


A outra explicação fica por conta de possíveis ajustes nas fábricas da Chevrolet, em preparação para a produção de novos produtos. O Onix não tem sofrido com essa adequação, e o Prisma pode estar sendo o modelo sacrificado.

O Cruze, por sua vez, caiu exatos 20%. Em seu segmento, os outros dois modelos relevantes também perderam espaço.

 


VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS EM JUNHO

 

SUV Hyundai Creta

A carreira do SUV Hyundai Creta no Brasil está passando por bastante oscilação neste ano. Já debatemos esse tema aqui antes: a produção da Hyundai na planta de Piracicaba (SP), que fabrica esse carro, é limitada.


Mês a mês, a montadora vai mudando o mix. Em alguns meses, sofre o SUV Hyundai Creta. Em outros, os modelos da linha HB20, seja o hatch ou o sedã.

Assim, há meses em que o SUV Hyundai Creta é o segundo mais vendido entre os utilitários-esportivos compactos. No mês seguinte, a tendência é de que seus emplacamentos caiam, como ocorreu em junho.

Além do SUV Hyundai Creta, também tiveram quedas altas o Renegade (líder do segmento de SUVs compactos no mês) e o Kicks, ambos com pouco mais de 17%. Os emplacamentos do HR-V caíram 14,2%.


Os mais vendidos e os sedãs médios

Entre os dez carros mais vendidos do País (veja a lista na galeria acima), três registraram queda de vendas. Nenhum, porém, ficou acima de 20%.

O Gol vendeu 13% a menos que em junho. O Compass, apesar da excelente posição no ranking (oitava), teve emplacamentos 9% inferiores aos do mês anterior.

O vice-líder HB20 teve leve queda, de 2,6%.


No caso dos sedãs médios, até o Corolla registrou queda, embora menor que a do Cruze. Os emplacamentos do Toyota recuaram 11,7%; os do Civic ficaram 15,4% abaixo dos registrados em maio.

A linha Toyota, aliás, sofreu bastante no mês passado. Além de Corolla e Etios Sedan, o hatch Etios também vendeu menos (recuo de 13,5%).

O que está ocorrendo com o Uno?

Fiat, o Uno vai sair de linha? Uma das maiores quedas do mês, na verdade, foi a registrada para o veterano hatch compacto. Ante maio, seus emplacamentos recuaram 39,4%.


Ele só não está no capítulo dos modelos acima porque, ali, estávamos falando dos carros mais relevantes do mercado. O Uno, modelo que já brilhou, perdeu a relevância.

Aliás, já vem perdendo há algum tempo. Em junho, teve apenas 427 emplacamentos, um dos piores desempenhos do segmento de hatches compactos.

Com isso, o Uno ficou longe da lista dos 50 carros mais vendidos do Brasil.


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.