Primeira Classe

Montadoras de luxo com melhores pós-vendas

Mercedes-Benz e Audi lideram pesquisa inédita realizada no Brasil

Rafaela Borges

26 de jul, 2018 · 4 minutos de leitura.

Mercedes montadoras de luxo" >
Satisfação
Crédito: Mercedes liderou a pesquisa (Foto: Felipe Rau/Estadão)

A Mercedes-Benz é a montadora que deixa os clientes mais satisfeitos no Brasil. A marca ficou à frente até mesmo da Toyota em pontuação. Porém, o ranking do qual ela faz parte não inclui marcas generalistas, apenas montadoras de luxo.

 

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM


Uau! Uau! Mil vezes ???. O lago Tahoe, na Califórnia, por @everchanginghorizon #laketahoe #lake #tahoe #california #eua #usa #viagem #travel #trip #verao #summer #ferias #adventure

Uma publicação compartilhada por Rafaela Borges (@rafaelatborges) em

 

O índice de satisfação do cliente com o serviço de pós-venda, resultado de estudo realizado pela consultoria J.D. Power, está em sua quarta edição no Brasil. Chamada mundialmente de CSI, a pesquisa inclui, pela primeira vez no País, as montadoras de luxo.


A J.D. Power, no entanto, decidiu separar as marcas de luxo, que têm clientes mais exigentes, das generalistas. Nessa última lista, a liderança é da Toyota, com 841 pontos.

A Mercedes-Benz somou mais pontos: 849. A Audi também: 844.

A pesquisa ouviu 4.887 proprietários de veículos no Brasil para realizar os dois estudos (montadoras de luxo e generalistas). A apuração foi feita de fevereiro a maio de 2018.


Os clientes avaliaram o pós-venda considerando cinco aspectos: início do serviço, instalações das concessionárias, consultor técnico, qualidade e retirada do veículo.

As marcas foram avaliadas com pontuação entre zero e mil.

 


VEJA TAMBÉM: OS CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS EM JUNHO

 

Satisfação com montadoras de luxo

Em julho, quando foi divulgada a pesquisa de satisfação com vendas, a J.D. Power havia informado que Volvo e Jaguar deveriam entrar no CSI. Porém, novamente, as duas marcas, que são apenas importadoras, ficaram de fora.


A razão, porém, não foi fato de atuarem comol importadoras, e sim a baixa amostragem de proprietários de carros dessas marcas.

Para uma montadora entrar no estudo, são necessários pelo menos 100 proprietários de carros da marca para responder à análise.

Sendo assim, o ranking das montadoras de luxo teve apenas quatro empresas. Mercedes-Benz, a líder, e Audi, segunda colocada, foram as que ficaram acima de média de 834 pontos.


A média do setor de luxo, aliás, foi mais alta que a de marcas generalistas (810 pontos).

Abaixo da média apareceram BMW, com 828 pontos, e Land Rover, com 810.

Na pesquisa de satisfação com o processo de venda, divulgada em maio, a liderança ficou com a BMW.


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.