Uma grande reviravolta marcou o mês de agosto de um carro veterano. Junto com o Gol, aliás, ele é o mais veterano do Brasil.
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Diferentemente do Gol, porém, o carro veterano Fiat Uno estava desacreditado em 2018. O único mês em que somou mais de mil emplacamentos foi o de janeiro.
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Desde então, oscilou entre as 600 e 900 unidades. O mês de junho foi preocupante para o carro veterano. No período, ele teve só 427 unidades vendidas; o Uno ficou fora da lista dos 50 mais vendidos.
Agora, ele não voltou ao “top 20”. Ainda assim, evolui demais. Os números obtidos pela reportagem são os apurados entre 1º e 29 de agosto.
No período, o Fiat Uno somou 2.492 unidades vendidas. Com isso, conseguiu uma vaga na lista dos 30 carros mais vendidos do País.
Na comparação com todo o mês de julho, o crescimento já é de 182,2%. Isso porque ainda faltam dois dias para o encerramento de agosto.
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SsangYong Actyon
A equipe do Jornal do Carro escolheu os carros que considera os mais feios do País, seja pelo conjunto todo ou apenas por uma parte dele (dianteira, traseira, lateral, interior ou detalhes). A lista privilegiou veículos que estão à venda atualmente, mas há também alguns automóveis do passado recente - para que as marcas se lembrem do erro e não voltem a cometê-los. Um exemplo desse segundo grupo é um marco da feiura automotiva, o Actyon, que deixou de ser oferecido recentemente, quando a SsangYong parou de atuar no País
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Toyota Etios
O carro melhorou por dentro, mas por fora continua praticamente idêntico desde que foi lançado, em 2012. Visual é ponto fraco do carro
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Toyota Etios
O carro melhorou por dentro, mas por fora continua praticamente idêntico desde que foi lançado, em 2012. Visual é ponto fraco do carro
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Toyota Etios Sedan
A versão sedã do Etios também não se salva. A traseira lembra um pouco a do primeiro Renault Logan
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Toyota Etios Sedan
A versão sedã do Etios também não se salva. A traseira lembra um pouco a do primeiro Renault Logan
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Linha Etios
O interior do carro melhorou para a linha 2017. Com elementos digitais, o painel ficou até bonitinho
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Fiat Doblò
O carro já passou por algumas reestilizações, mas seu visual, no estilo "caixa", não é dos mais atraentes
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Fiat Doblò
O carro já passou por algumas reestilizações, mas seu visual, no estilo "caixa", não é dos mais atraentes
9/30
Toyota Prius
Desenho polêmico, muito futurista
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Toyota Prius
Além disso, a dianteira não casa muito bem com a traseira
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Toyota Prius
O interior, porém, compensa a parte externa. É belo e bem acabado
12/30
Mercedes-Benz Classe C
Dizer que ele é feio é polêmico, mas olhe bem: essa traseira não parece um pouco de carros sul-coreanos de gerações passadas? Essa é a opinião de um dos repórteres do Jornal do Carro.
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Mercedes-Benz Classe C
Além disso, como no Prius, o casamento entre traseira e dianteira (que é muito bonita) não é dos mais bem sucedidos
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Mercedes-Benz Classe C
E tem a tela da central multimídia, que parece um tablet mal adaptado, né? Crítica constante nos comparativos do Jornal do Carro, inclusive
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Volkswagen Up!
As linhas são simples e um quadradas também. Com excelente mecânica e boa dirigibilidade, o Up! certamente não tem o visual como o ponto forte
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Volkswagen Up!
O interior do Up! também não é dos mais bonitos
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
21/30
Chevrolet Spin
A lista não ficaria completa sem a presença do Spin, que veio para substituir, ao mesmo tempo, Meriva e Zafira - e, esteticamente, não superou nenhum dos dois modelos
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Chevrolet Spin
A lista não ficaria completa sem a presença do Spin, que veio para substituir, ao mesmo tempo, Meriva e Zafira - e, esteticamente, não superou nenhum dos dois modelos
23/30
Peugeot 307 Sedan
O ponto forte da Peugeot é o estilo, mas, com 307 Sedan, de meados dos anos 2000, a marca não foi feliz
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Peugeot 307 Sedan
A impressão é de que a marca adaptou uma traseira ultrapassada ao hatch 307. Não ficou bom. E o sucesso comercial nunca veio
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Nissan Tiida Sedan
A mesma impressão do 307 vale para o mexicano Tiida Sedan
26/30
Nissan Tiida Sedan
A traseira quadradona não era das mais atraentes
27/30
Chevrolet Agile
O carro lançado em 2009 veio para ficar posicionado acima do Celta, mas não tinha mais méritos que o modelo de entrada
28/30
Chevrolet Agile
O desenho deixava a desejar tanto externa quanto internamente. A chegada do Onix foi determinante para aposentar esse modelo
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Renault Logan
Um dos clássicos da feiura no passado recente dos carros brasileiros é o primeiro Logan, praticamente idêntico ao carro europeu vendido pela marca romena de baixo custo Dacia. O visual atual é bem mais moderno e bonito que o dos primórdios
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Effa M100
O primeiro carro de passeio chinês disponível no País lembrava muito um monovolume de linhas esquisitas. Esteticamente, a impressão inicial dos veículos da China no Brasil não foi boa
Por que o carro veterano cresceu
Os dados obtidos pelo blog ainda não permitem verificar o volume de vendas no atacado e varejo separadamente. Essa informação só fica disponível após o fechamento do mês.
É bem provável que a Fiat tenha fechado um grande contato de vendas diretas para o Uno. Ainda assim, o carro ganhou bastante espaço, já que o Mobi, seu irmão menor, não deverá ter queda de vendas no mês (seria natural a marca substituir um pelo outro no atacado).
Outro razão para o crescimento do Uno é o relançamento da versão com motor 1.0 de quatro cilindros. Em 2016, quando foi reestilizado, o carro veterano passou a ter apenas o 1.0 de três cilindros, mais moderno.
Agora com o antigo quatro-cilindros, o Uno parte de R$ 42.990, valor mais condizente com sua realidade que os cerca de R$ 45 mil iniciais cobrados anteriormente.
Rivais do carro veterano
Claro que ainda não dá para comparar o Uno com os outros modelos do segmento. Ou, ao menos, com a maioria deles.
Dos carros subcompactos, o Mobi, de 1º a 29 de agosto, somou 4.436 unidades vendidas. O Kwid teve 4.722 emplacamentos até agora.
Ainda assim, é um grande avanço. Para trás, ficou o Up!, que no período registrou 1.563 unidades comercializadas. No entanto, não dá mais para comparar o Volkswagen com o carro veterano da Fiat.
O Up! foi reposicionado, mantendo apenas versões bem equipadas. Com isso, virou um carro mais voltado ao estilo de vida urbano, já que parte de mais de R$ 50 mil.
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