Continuando a série sobre reviravoltas do mês de agosto (leia outras reportagens aqui), chegamos ao capítulo sobre mudanças de posições entre montadoras. Toyota e Fiat são protagonistas.
CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM
As marcas chegam ao último dia do ano em condições de ganharem posições no ranking. Toyota e Fiat estão, em agosto, assustando concorrentes que pareciam consolidadas em suas colocações.
A missão da Fiat parece ser mais difícil. É, no entanto, por uma posição mais em destaque que a da Toyota. A italiana briga pela vice-liderança.
Pode parecer pouco para uma marca que, durante anos e anos, foi líder de vendas no Brasil. Porém, não deixa de ser um feito e tanto, já que sua rival direta pelo segundo lugar é a Volkswagen, em pleno processo de renovação de sua linha – com resultados muito bem-sucedidos.
A Toyota, embora esteja disputando uma posição menos “nobre” no ranking (a sexta), tem mais chances de conseguir. Menos que esteja, neste momento, em uma vantagem numérica menor que a da Fiat sobre a Volkswagen.
Veja, abaixo, o que ocorreu em agosto com Toyota e Fiat. Confira também quais são as chances de sucesso de cada uma.
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE SÃO POTENTES E ECONÔMICOS
Reviravolta para Toyota e Fiat
A Fiat vem há meses batendo na trave. Quando se acompanha a primeira quinzena, frequentemente a montadora italiana está na frente da alemã. A VW, no entanto, acaba se recuperando.
Em agosto, a história pode se repetir. A diferença é que, pela primeira vez em 2018, a Fiat fechou o penúltimo dia do mês ainda em vantagem.
De 1 a 30 de agosto, a vantagem da Fiat é de 600 pontos. A Volkswagen conseguiu, em 29 e 30, descontar 200 unidades por dia. Até o dia 29, estava mil unidades atrás.
Isso significa que, se a VW não estourar de vender no último dia do mês, a Fiat deve mesmo fechar agosto, finalmente, à frente da alemã.
No caso da Toyota, a vantagem para a Renault, a qual ultrapassou, é de apenas 400 unidades. Porém, as vendas das duas marcas são menos volumosas que as de Fiat e VW. Porcentualmente, portanto, a vantagem da japonesa ante a francesa é até mais folgada.
Razões do crescimento de Toyota e Fiat
Toyota e Fiat têm razões diferentes para chegar ao crescimento. No caso da japonesa, há o fator novidade. No da italiana, modelos veteranos estão indo bem em agosto.
A Toyota está chegando ao primeiro mês cheio de vendas de toda a linha Yaris, hatch e sedã. O primeiro já se aproxima dos 4 mil emplacamentos, e o segundo ultrapassou os 2 mil (apenas em agosto).
A vantagem para a Renault poderia ter até mais folgada. Porém, com a chegada do Yaris, as vendas da linha Etios despencaram (por “canibalização” e pelo fato de a Toyota ter tirado algumas versões de linha).
Para ajudar um pouco a Toyota, o Sandero perdeu muito espaço em agosto. O Kwid também estava abaixo das expectativas, mas se recuperou nos últimos dias.
A Fiat, por sua vez, lançou versões mais baratas para Argo e, mais recentemente, Uno. O carro subcompacto cresceu muito neste mês (leia aqui). O hatch premium já vinha evoluindo desde julho.
Com isso, é o ótimo desempenho de suas picapes, a Fiat poderá, finalmente, aparecer à frente da Volks.
Já a Chevrolet não vê nenhuma ameaça à sua liderança. Já tem 6 mil exemplares de vantagem para a dupla que briga pelo segundo lugar. O Onix, aliás, já garantiu o melhor mês de sua história.
Recorde
Não apenas Toyota e Fiat têm boas notícias em agosto. O mercado está indo muito bem, com crescimento acelerado nesses últimos dias.
Apenas no dia 30, foram vendidas mais de 16 mil automóveis e comerciais leves. Com isso, os emplacamentos já chegaram a 223.500 unidades.
Se o número do dia 30 se repetir no dia 31, será o melhor resultado da indústria desde janeiro de 2015.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.