Você está lendo...
Maratona em Interlagos vai homenagear Ayrton Senna
Notícias

Maratona em Interlagos vai homenagear Ayrton Senna

Corrida de revezamento ocorre neste domingo (30) e terá exposições sobre a vida do piloto e homenagem aos 30 anos do primeiro campeonato de Senna

Redação

27 de set, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

senna
Corrida vai reunir quase 4 mil pessoas
Crédito:Foto: RF1/Divulgação
senna

Neste domingo (30) será realizada a 15ª Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day, no autódromo de Interlagos. O evento este ano comemora os 30 anos do primeiro campeonato de Senna na Fórmula 1. O piloto venceu o GP de Suzuka, no Japão e antecipou a vitória na temporada de 1988. As inscrições para correr a maratona já estão encerradas, mas o público pode assistir de graça à corrida, além de poder circular pelas dependências do autódromo.

+ Conheça o perfil do Jornal do Carro no Instagram

O evento também contará com várias homenagens ao piloto. Uma exposição de quadros pintados pelo artista Sami Akl terá obras à venda durante a corrida. Uma outra exposição vai contar uma linha do tempo da vida do piloto. Além disso, os kits dos atletas faz referência a Senna e à bandeira japonesa.

Publicidade


O Instituto Ayrton Senna também vai levar sete capacetes do piloto para exposição. Cinco são originais, usados por Ayrton, e duas réplicas. Também estarão presentes a placa comemorativa do primeiro mundial de Senna e os troféus das vitórias do GP do Brasil de 1991 e do Japão de 1993.

A largada será dada pelo ator Hugo Bonemer, que intepretou o piloto na peça “Ayrton Senna, o Musical”, e pelo jogador de volei Felipe Banderó.

A maratona

A maratona será disputada por equipes de duas, quatro ou oito pessoas. Cada time terá que percorrer uma distância de 42,2 quilômetros dentro do circuito. Serão cerca de quatro mil corredores, que largarão às sete horas da manhã de domingo. As equipes vencedoras em cada categoria ganharão troféus entregues por Bianca Senna, diretora do Instituto. Todos os participantes receberão medalhas.


Haverá também uma corrida infantil para crianças de 3 a 10 anos. Serão três provas, com distâncias de 30, 50 e 100 metros. A corrida infantil terá largada às 9h da manhã.

Serviço

Data
Domingo – 30 de setembro
Local
Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 – Interlagos, São Paulo – SP
Portão 7
Horário
Largada 15ª ASRD às 7h
Recreação a partir das 7h
Corrida infantil a partir das 9h.

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.