Ontem, eu falei sobre os carros que estão se dando bem em janeiro de 2019. Nesta quinta-feira (31), chegou a vez de falar dos veículos que estão se dando mal. Na lista dos 20 mais vendidos no primeiro mês deste ano, os que mais perderam posições foram o sedã Toyota Corolla e o SUV HyundaiCreta.
Os números, baseados no Renavam, são parciais. Os emplacamentos totais do mês, incluindo os dias 30 e 31, só serão conhecidos amanhã.
O sedã Toyota Corolla terminou 2018 na 11ª posição do ranking de vendas.
De 1º a 29 de janeiro de 2019, contudo, o sedã Toyota Corolla ocupava a 15ª colocação entre os mais emplacados.
Já o Creta regrediu da 15ª posição no acumulado de 2018 para a 20ª na parcial dos 29 primeiros dias de 2019.
Veja também: Usados para comprar de olhos fechados
1/20
Toyota Corolla
O Corolla repete no mercado de usados o mesmo sucesso que faz no mercado de carros zero-quilômetro. Não esquenta lugar na loja, graças à fama de inquebrável e de manutenção barata.
2/20
Honda Civic
O maior concorrente do Corolla também não para nas lojas de usados. O Civic une a confiabilidade tradicional da marca a um perfil mais esportivo, especialmente no modelo de oitava geração.
3/20
Jeep Renegade
O Jeep Renegade tem força no off-road (principalmente com motor a diesel) e também não encalha nas lojas. A mecânica 1.8 (de origem Fiat) não garante alto desempenho, mas a manutenção é confiável.
4/20
Chevrolet Onix
O carro mais vendido do Brasil entre os novos também faz sucesso entre os usados. O estilo agrada, e a manutenção é simples.
5/20
Volkswagen Fox
O Fox não costuma ficar muito tempo nas lojas de usados. Tem motores 1.0 e 1.6 de manutenção simples. Não dá defeito à toa e tem peças fáceis de se encontrar.
6/20
Honda HR-V
O HR-V é outro SUV que chegou fazendo sucesso instantâneo no mercado de novos, e isso tem se refletido entre os seminovos. A mecânica, derivada da do Civic, é confiável, idem para a fama de robustez e manutenção barata.
7/20
Hyundai HB20
O Hyundai caiu nas graças do público desde que chegou. Seja 1.0 ou 1.6, tem bom mercado. Como a garantia é de cinco anos, só agora os modelos mais antigos estão saindo do prazo contratual de cobertura.
8/20
Honda Fit
O Honda Fit tem boa procura nas lojas, independentemente do ano de fabricação. Fácil de manter e robusto, só pede atenção na suspensão. Durinha, ela sofre um pouco com a buraqueira das ruas brasileiras.
9/20
Toyota Etios
O Etios já está no mercado desde 2012. Com mecânica simples, robusta e eficiente, não dá muita dor de cabeça aos donos. Tanto hatch quanto sedã, independentemente da motorização, são valentes e baratos a longo prazo.
10/20
Honda City
O City faz jus à fama de robustez da Honda. Dá pouca manutenção, e as revisões tendem a ser baratas. Além disso, tem bom espaço interno, especialmente no porta-malas.
11/20
Chevrolet Cruze
O Cruze tem boa procura no mercado de segunda mão, graças à confiabilidade mecânica.
12/20
Fiat Idea
O monovolume da Fiat nem é mais produzido, e nunca foi um sucesso entre os carros novos (o Fit dominou esse segmento). Mas, entre os usados, o Idea vai bem.
13/20
Hyundai ix35
Como boa parte dos SUVs, o ix35 tem bom mercado: o visual já mudou, mas o modelo continua atraente.
14/20
Chevrolet Cobalt
Graças ao espaço interno, ao bom custo-benefício e à manutenção confiável, o sedã da Chevrolet é bem visto entre os usados.
15/20
Volkswagen Up!
O subcompacto da Volkswagen tem boa procura, tanto com motor aspirado como com mecânica turbo. É econômico, bom de dirigir e baixa desvalorização.
16/20
Kia Picanto
O Kia Picanto tem bom mercado, especialmente na versão com câmbio automático.
17/20
Nissan Versa
O Versa é espaçoso, potente e econômico em vários aspectos. As revisões na Nissan são baratas e o modelo não dá defeito à toa.
18/20
Fiat Uno
O Uno continua sendo um carro com boa reputação. A mecânica não é complicada, e o preço é acessível.
19/20
Chevrolet Spin
Basta ver o que tem de Spin nos pontos de táxis para se constatar que o carro não refuga. Como o "irmão" Cobalt, é espaçoso, tem bom custo-benefício e mecânica simples e confiável.
20/20
Volkswagen Gol
O Gol já viveu dias melhores, mas ainda é um carro que não faz feio quando o assunto é confiabilidade mecânica e bom valor de revenda. Além disso, continua a ser agradável ao volante.
Sedã Toyota Corolla
Há possibilidade de o sedã Toyota Corolla terminar janeiro em uma posição ainda pior. Isso porque do dia 28 para o dia 29, o Toyota perdeu uma posição.
Entre os dias 1º e 28 de janeiro, o sedã Toyota Corolla era o 14º colocado.
Além do sedã Toyota Corolla, outro campeão está se dando mal.
O HyundaiCreta não apenas perdeu posições no primeiro mês de 2019 em relação ao acumulado de 2018, mas também apresenta queda quando se considera apenas o segmento de SUVs.
VÍDEO DA SEMANA: O SEGREDO DO SUCESSO DO CHEVROLET ONIX
No ano passado, o Creta, que é um compacto, foi o segundo SUV mais emplacado do País, atrás do médio Jeep Compass. Por isso, considerando apenas a categoria de SUVs compactos, ele foi o mais vendido.
Lançado no Brasil em 2017, o Creta conseguiu tirar o HR-V da liderança dos SUVs compactos. O modelo da Honda ocupava essa posição desde o seu lançamento no Brasil, em 2015.
Na parcial de 1º a 29 de janeiro, contudo, o Creta foi apenas quinto colocado no segmento de SUVs. O mais vendido foi o Jeep Renegade, seguido, respectivamente, por Compass, Nissan Kicks e Honda HR-V. Entre os compactos, o Hyundai foi o quarto mais emplacado.
Veja também: Carros com consumo absurdo
1/15
Toyota Hilux 2.7 - 4,8 km/l (etanol)/6,9 km/l (gasolina)
Esqueça os superesportivos. A ideia aqui é mostrar os modelos "gastões" que são de segmentos mais próximos da realidade. Os dados são a média em trecho urbano e os número são os divulgados pelo Conpet, programa do Inmetro.