Fiat Argo e Volkswagen Gol chamam a atenção nos resultados parciais de março. De 1º a 16 deste mês, um deles despencou no ranking de vendas. O outro decolou.
Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O Gol é o modelo que, por enquanto, está se destacando no ranking de vendas. De 1º a 16 de março, o modelo foi o quarto carro mais vendido do Brasil.
Publicidade
Em fevereiro, o Gol foi mal. Ele obteve somente a 11ª posição entre os mais emplacados. Foi a primeira vez em meses que o modelo da VW, maior líder da história do Brasil, ficou fora da lista dos dez mais vendidos.
De 1º a 16 de março, o Gol somou 2.904 emplacamentos. Ficou atrás de Onix, HB20 e Ka.
Veja também: coisas que não evoluíram nos carros
1/7
RADIADOR
O radiador, no passar dos anos, continua o mesmo e de outras maneiras o sistema de arrefecimento tem sido melhorado, especialmente para carros de alto desempenho
2/7
CHAVE DE SETA
Elas ficaram mais robustas, tem formato diferente, mas contiuam do mesmo jeito no quesito função.
3/7
DESEMBAÇADOR
O desembaçador traseiro também não mudou desde que foi implantado. O sistema que garante a visibilidade, especialmente no vidro traseiro, continua sendo feito de filamentos que são aquecidos para tirar do vidro o embaçado que surge em dias frios ou de chuva
4/7
CINTO DE SEGURANÇA
Desde que foi desenvolvido em 1959 por Nils Bohlin, funcionário da Volvo, a evolução do cinto de segurança foi a implantação do sistema autoretrátil, utilizado até hoje. No mais, patentes de tecnologias, como um air bag no próprio cinto, foram divulgadas, mas não entraram em produção, mantendo o sistema, que é importante na segurança dos ocupantes, sem alterações, porém ainda eficiente
5/7
LIMPADOR DE PARA-BRISA
Com 104 anos de existência, o limpador de para-brisa mantém a sua essência inalterada. O sistema que retira o excesso de água do para-brisa para que o motorista possa enxergar durante a condução em tempo chuvoso ainda é o mesmo - com uma haste com borracha na ponta e que precisa ser trocada a cadadoze meses ou 10 mil km rodados
6/7
MACACO
Outro item que não muda com o passar dos anos é o macaco. Com a utilidade de levantar o carro para a troca dos pneus em caso de furos, o componente não teve alterações ou inovações que sejam revolucionárias. O macaco tem diferentes tipos, mas mantém o mesmo padrão se tratando do que pode ser carregado no carro, tem uma rosca sem fim que serve para levantar ou retrair as partes retirando o carro do chão.
7/7
LUZES DE LEITURA
As luzes de leitura poderiam fazer a frase "time que está ganhando não se mexe" real. Centralizadas, ou em dois pontos, um à frente e outro para o banco de trás, elas não mudaram ou apresentam inovações. Podem estar ligadas, desligadas e ligar ou não com a abertura das portas. Ajudam a encontrar chaves, documentos e moedas dentro do veículo. A maior ainda não adotou LEDs
Fiat Argo
O Fiat Argo está indo, em março, na contramão do Gol. Em fevereiro, o hatch lançado em 2017 obteve seu melhor resultado, com a quarta colocação no ranking de vendas.
Agora, o Fiat Argo despencou no ranking de vendas. De 1º a 16 de março, foi o 15º carro mais vendido do País. Ele somou no período apenas 1.684 emplacamentos.
Vídeo da semana: Teste do novo Mercedes-AMG C 63 S, o ‘monstro’ do dia a dia
Com o resultado, o Fiat Argo fica atrás de todos os principais rivais. Entre eles o Polo, que no período foi o sétimo carro mais emplacado do País, em empate com o Prisma. O VW e o Chevrolet tiveram 2.466 exemplares comercializados.
O Fiat Argo ficou atrás até mesmo do veterano Volkswagen Fox.
Já o Yaris, 19º mais vendido no período, não está muito distante do Fiat Argo: soma 1.506 emplacamentos.
Outros resultados
O Onix mantém a liderança de 1º a 16 de março. O curioso é que, pela primeira vez em meses, sua vantagem para o segundo colocado, HB20, não é um “abismo”.
No período, o Chevrolet somou 6.187 emplacamentos e o Hyundai, 4.911. O terceiro colocado, Ka, tem 3.785 unidades vendidas.
Chama a atenção também, no acumulado de março, uma ausência na lista dos dez mais vendidos. Trata-se do Volkswagen Virtus.
VÍDEO RELACIONADO: O segredo do sucesso do Chevrolet Onix