Blog do HP

Enquanto uns choram, outros vendem Porsche, Ferrari e Lamborghini

Não é só lenço que dá lucro na crise. Aparentemente, carrões como Porsche e Ferrari também são bons negócios

Hairton Ponciano

05 de fev, 2019 · 3 minutos de leitura.

Porsche 911 Carrera S" >

Crédito: A Porsche, que este ano irá trazer o novo 911, nunca vendeu tanto no Brasil. Foto: Porsche/Divulgação

Na crise, praticamente todos os setores se recolhem, à espera de dias melhores. Mas há uma máxima que diz que, se tem gente chorando, vender lenço pode ser um negócio lucrativo. Esportivos de luxo não são lenço. Mas, a julgar pelo balanço da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, Abeifa, vender carrões como Porsche, Ferrari e Lamborghini foi uma boa atividade no ano passado. E isso apesar de toda turbulência da economia e da política.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

+ Avaliamos o novo Porsche 911 

Publicidade


+ Ferrari processa brasileiro por cópia

Os números da Abeifa mostram que o setor de carros esportivos e de alto luxo saiu da crise muito mais rapidamente que os demais. A Porsche, por exemplo, nunca vendeu tanto no Brasil. A marca de esportivos alemã fechou 2018 com 1.457 unidades emplacadas no País, 24% a mais que as 1.175 de 2017.


A Ferrari fechou 2018 com 33 unidades, 13 a mais que as 20 de 2017. Com isso, retomou os bons números obtidos até 2014.

Números baixos, valores altos

A Lamborghini também está em um de seus melhores momentos no País. A marca – representada no Brasil pela Via Italia (empresa que também comercializa Ferrari, Maserati e Rolls-Royce) – vendeu 15 automóveis no ano passado, contra 11 em 2017 e 4 em 2016. Com isso, igualou o total de vendas de 2011, no período pré-crise. E é inferior somente a 2010, quando foram emplacadas 18 unidades no Brasil.

Os números não são tão altos, mas o carro mais barato da Lamborghini, o Huracán, custa mais de R$ 2,5 milhões. Além disso, o SUV Urus (abaixo), que chegou no finalzinho do ano, teve quatro unidades vendidas.


E, se 2018 acabou bem, 2019 começou melhor ainda. A Lamborghini já vendeu outras três unidades do Urus em janeiro deste ano. E a Porsche promete para maio a nova geração do mítico 911. 2019 também promete…

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.