Você está lendo...
Abarth Pulse com motor 1.3 turbo está no forno para 2023, veja as projeções
Notícias

Abarth Pulse com motor 1.3 turbo está no forno para 2023, veja as projeções

Marca esportiva da Fiat, Abarth vai renascer com versão modificada do SUV Pulse, que terá o motor 1.3 turboflex de até 185 cv da picape Toro

Diogo de Oliveira

17 de nov, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Abarth Pulse 2023
Com lançamento previsto para 2023, o Abarth Pulse será o primeiro modelo da marca do escorpião feito no Brasil
Crédito:Kleber Silva/K Design

O Fiat Pulse acabou de chegar às lojas brasileiras, mas a Stellantis já trabalha em uma variante do SUV para resgatar outra marca do grupo. Simbolizada pelo escorpião, a Abarth anda apagada nos últimos anos, mas vai ressurgir com novos modelos a partir de 2022. E um deles é o Abarth Pulse, cotado para ser o primeiro carro da marca feito no Brasil.

Com modificações visuais e de engenharia, o Abarth Pulse está em testes e será o SUV compacto mais esportivo do mercado brasileiro – e, possivelmente, da América do Sul. Sob o capô, terá o novo motor GSE 1.3 turboflex de 185 cv de potência e 27,5 mkgf de torque máximo, que estreou no 1º semestre deste ano na picape Fiat Toro e no Jeep Compass.

Publicidade


A informação surgiu em setembro pela revista Quatro Rodas, e ganhou força em outubro, quando o Jornal do Carro conversou com executivos da marca italiana no lançamento do Fiat Pulse. Na conversa, não foi sinalizado quando o modelo chegará. Entretanto, a julgar pelas mais de 9.000 reservas do Pulse, é provável que a versão da Abarth fique para 2023.

Como vai ser o Abarth Pulse

Tal como sugerem as projeções do designer Kleber Silva, da K Design, o Abarth Pulse terá visual bem diferenciado em relação às demais versões do SUV. A dianteira, por exemplo, receberá novo para-choque com formato mais aerodinâmico, bem como uma grade toda vazada com o logotipo do escorpião ao centro. Faróis devem ganhar máscaras negras.

Ainda na dianteira, o capô ganha uma faixa preta que se combina ao teto pintado de preto, criando um contraste com a pintura do restante da carroceria. O toque esportivo continua pelas laterais, com novas rodas de 17 polegadas com o escudo do escorpião, além de faixas adesivas na parte inferior das portas com o nome Abarth em letras maiúsculas.


Abarth Pulse 2023
Kleber Silva/K Design

Por fim, a traseira também vai entregar boa dose de ousadia, com novo para-choque com difusor e duas ponteiras cromadas. O aerofólio fica integrado ao teto, como nas demais versões, mas as lanternas ganham lentes escurecidas que realçam a assinatura de LEDs. Além disso, mais uma vez, o logotipo fixado na tampa traz o escorpião.



Suspensão e freios redimensionados

Para entregar o desempenho esperado, o Abarth Pulse também terá alterações nas suspensões, na direção e nos freios. Afinal, a diferença de desempenho do 1.3 turbo para o 1.0 turbo flexível é grande – são 53 cv a mais de potência, e 7,1 mkgf de torque adicionais. Assim, a marca fará vários ajustes no SUV compacto com foco na esportividade.


Os freios, por exemplo, trocarão os tambores na traseira por discos. Já a suspensão ganhará rigidez e será levemente rebaixada. Dessa forma, o Abarth Pulse terá centro de gravidade mais baixo, evitando o efeito de “flutuação”. É possível, ainda, que o modelo ganhe tecnologias ausentes nas versões 1.0 turbo, como um novo programa de ajuste de direção.

Já o conjunto mecânico não deve ter alterações de desempenho, e tampouco vai trocar o câmbio automático de seis marchas. Ou seja, não esperemos por um Abarth Pulse com câmbio manual, pois as chances disso acontecer são mínimas. Já em relação ao interior, é certo que terá bancos mais esportivos, bem como padrão de acabamento superior e som premium.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião