Diogo de Oliveira, de Barcelona (ESP)

02/04/2024 - 11 minutos de leitura. Atualizado: 29/04/2024 | 11:14

Aceleramos: Hyundai Ioniq 5 N é esportivo elétrico que parece a gasolina

Com aceleração muito rápida e realismo ao reproduzir som de motor e trocas de marcha, Hyundai Ioniq 5 N é elétrico que emociona

Com 650 cv, Hyundai Ioniq 5 N é mais potente que Lamborghini Huracán Sterrato Crédito: Diogo de Oliveira/Estadão

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Carros elétricos não costumam emocionar tanto quanto os modelos a combustão. Bem, isso até a Hyundai lançar o Ioniq 5 N. A versão extrema do crossover elétrico, que estreou em 2023, acaba de ser eleita o Melhor Esportivo do Ano no World Car Awards. O título considera, é claro, os 650 cv de potência máxima. Mas a experiência de acelerar o Ioniq 5 N faz repensar a transformação dos carros com a eletrificação.

Hyundai Ioniq 5 N na pista! Aceleramos o elétrico com ronco de motor e marchas

Até pouco tempo atrás, a envergadura de um esportivo era medida pelo número de cilindros do motor. Assim, as categorias se dividiam entre modelos com motores V6 e V8, e, acima disso, já era território de supercarros. Por exemplo, o Lamborghini Huracán Sterrato, que acaba de chegar ao Brasil, tem um motor 5.2 V10 aspirado que gera 610 cv e 57,1 mkgf de torque. Já o 6.5 V12 a gasolina do Ferrari Purosangue produz 725 cv e 72,9 mkgf.

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Pois a eletrificação não requer cilindros, e o Ioniq 5 N é prova disso. O esportivo da Hyundai tem dois motores elétricos, um em cada eixo, e entrega números expressivos. Enquanto a potência alcança 609 cv, com pico de 650 cv no modo “N Grin Boost”, o torque (instantâneo) é de 75,4 mkgf – e vai até 78,5 mkgf ao apertar um botão. Com esta força, são 3,4 segundos para arrancar de 0 a 100 km/h e 260 km/h de velocidade máxima.

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Hyundai Ioniq 5 N usa tecnologia que mexe com os sentidos

O Ioniq 5 N reproduz com grande fidelidade a aceleração em um supercarro a gasolina. E não apenas o ronco do motor, mas a “vibração” e até as mudanças de marcha, com borboletas no volante. Este é o primeiro elétrico que faz tal simulação de forma tão fiel, a ponto de fazer o motorista sentir-se ao volante de um modelo a combustão. Tudo feito de forma eletrônica, por meio de software.

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São diferentes modos de condução e os sistemas podem ser configurados um a um, entre eles o “N e-Shift”, que simula um câmbio de oito marchas e oferece a possibilidade de fazer as trocas por meio de paddle-shifts no volante. Já o “N Active Sound+” faz o carro emitir sons e até vibrações de um motor a combustão, que podem ser sentidas no volante e nos pedais. Não é exatamente igual, mas muito próximo de um esportivo “raiz”.


Diogo de Oliveira/Estadão

O modo “N Race” permite cronometrar o tempo de volta em pista, enquanto o “N Grin Boost” libera potência e torque extras, para extrair o máximo de desempenho. Por fim, há o “N Launch Control”, que permite fazer arrancadas. E o recurso mais curioso é o “N Drift Optimizer”, onde o sistema desvia o torque e possibilita ao condutor fazer drifts, escorregando as rodas traseiras.

Diogo de Oliveira/Estadão

Ioniq 5 N é elétrico com DNA de pista

Neste primeiro contato, pudemos experimentar o Ioniq 5 N em todas as condições – inclusive o modo de drift. Mas o que realmente impressionou foi a alta fidelidade nas simulações de trocas de marcha e a intensidade do modo N Grin Boost na pista. Ao volante, a sensação de se estar em um esportivo a gasolina é real, com “trancos” nas reduções ao final das retas, para a tomada de curva.

Hyundai/Divulgação

Nosso test drive a bordo do Ioniq 5 N partiu de Barcelona rumo à famosa montanha de Montserrat, na Catalunha. No trecho rodoviário, deu para sentir a simulação de motor e câmbio, mas, ao mesmo tempo, o crossover se mostrou macio e até dócil em alguns momentos. Porém, bastava afundar um pouco mais o pedal do acelerador para o carro arrancar e ganhar velocidade rapidamente.


Na subida da serra, rumo à famosa montanha de Montserrat, fazer curvas foi fácil. Afinal, o Ioniq 5 N tem pneus largos montados em rodas enormes de 21 polegadas. A versão também conta com sistema especial de freios de alta performance, assim como apêndices aerodinâmicos, como saias laterais e um aerofólio. Por fim, a suspensão foi recalibrada e o chassi tem reforços e mais pontos de solda.

Diogo de Oliveira/Estadão

Estilo retrô e muita tecnologia a bordo

Com visual inspirado no Pony, primeiro carro da Hyundai, de 1975, o Ioniq 5 impacta de várias formas. O visual, por exemplo, tem um toque retrô, mas é moderno, principalmente nos faróis e lanternas, que tem iluminação Full-LEDs com estilo “pixelado”. A carroceria lembra o formato do hatch dos anos 1970, porém o carro é comprido e alto – são 4,71 metros de comprimento, 1,58 m de altura, 1,94 m de largura e 3 m de distância entre-eixos.


Hyundai/Divulgação

Já por dentro, o Ioniq 5 é pura tecnologia. O painel tem duas grandes telas retangulares de 12,3 polegadas que ficam unidas em uma só peça no topo. No caso da versão “N”, há bancos esportivos do tipo concha, Head-Up Display com gráficos esportivos e volante repleto de botões – alguns deles coloridos, como o dos modos de condução e do N Grin Boost. A alavanca do câmbio também fica na coluna de direção.

Diogo de Oliveira/Estadão

O acabamento, no geral, não é muito superior ao visto em um HB20, por exemplo. Mas a lista de equipamentos é recheada, com ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução, chave presencial e todos os recursos do pacote ADAS. Ou seja, tem frenagem automática, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa, entre outros.

Hyundai/Divulgação

Bateria é trunfo do Ioniq 5 N

Equipado com uma bateria de 84 kWh com arquitetura de até 800 volts (algo que somente elétricos de Audi e Porsche oferecem), o Ioniq 5 N tem autonomia de até 448 km no ciclo global WLTP. Mas a grande vantagem da bateria da Hyundai é a capacidade de carregamento ultrarrápido. É possível recuperar de 10% até 80% da energia em cerca de 18 minutos, um trunfo do esportivo.


Em modo Eco, portanto, tem-se o alcance máximo. Mas mesmo operando no modo Sport+, com simulação de motor e marchas, o consumo da bateria não se mostrou excessivo. Assim, o Ioniq 5 N parece combinar o melhor de dois mundos: o carro é capaz de rodar suave e silencioso, como a maioria dos elétricos, e ao mesmo tempo entregar temperamento e ajustes esportivos em pista.

Hyundai/Divulgação

Preço e lançamento do Ioniq 5 N no Brasil

Por enquanto, a Hyundai confirma apenas a vinda do Ioniq 5 “convencional”. Este é bem menos potente e mais acessível. Nos Estados Unidos, por exemplo, tem preço a partir de US$ 41.800 (cerca de R$ 211 mil) na versão de entrada SE Standard Range, com 170 cv, 354 km de autonomia e tração traseira. Já a Limited tem tração integral, 324 cv e alcance de até 418 km. Nesse caso, o preço é equivalente a R$ 270 mil.


No Brasil, a marca confirmou apenas que o Ioniq 5 terá tabela abaixo de R$ 300 mil. Já o Ioniq 5 N, se vier, chegará em 2025 custando bem mais que isso. O preço deve ficar entre R$ 420 mil e R$ 450 mil, mesma faixa de Honda Civic Type R (297 cv) e Toyota Corolla GR (304 cv). Uma disputa no mínimo interessante, com grande vantagem para o Hyundai, ao menos em relação aos números de desempenho.

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