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Andamos com a edição final do Lancer Evo X
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Andamos com a edição final do Lancer Evo X

Preparada por John Easton, edição limitada do Mitsubishi Lancer Evo X tem 50 cv extras e vai deixar saudades

21 de dez, 2014 · 7 minutos de leitura.

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 Andamos com a edição final do Lancer Evo X
Versão John Easton é exclusiva para o Brasil e a última antes do fim do Evo X

Após pouco mais de 40 anos de história, o Lancer Evolution está saindo de cena. Para homenagear o esportivo japonês, a Mitsubishi lançará em janeiro, com exclusividade no Brasil, uma versão ainda mais “apimentada” do Evo X, que recebeu ajustes e a assinatura do inglês John Easton, considerado o melhor preparador do modelo no mundo. Com 50 cv a mais no motor 2.0 turbo, totalizando 340 cv, a série limitada a 90 unidades numeradas chegará às concessionárias com preço sugerido de R$ 220.990.

No visual, o Evo X “nervoso” se diferencia da configuração “normal” por detalhes praticamente imperceptíveis aos não iniciados. Traz rodas pintadas de grafite e sua grade recebeu uma moldura vermelha. Além disso, o nome do preparador está na tampa traseira.

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Embora seja um carro para acelerar forte, o modelo japonês pode, tranquilamente, fazer as vezes de sedã familiar. De série há acionamento automático de faróis e dos limpadores de para-brisa, ar-condicionado eletrônico e sistema multimídia com navegador GPS e conexão Bluetooth, além de tocadores de CDs e DVDs.

Na cabine há bom espaço para quatro adultos. Os bancos dianteiros são da Recaro, do tipo concha, e abraçam bem os ocupantes. Revestidos de couro, têm até aquecimento. No volante, também de couro, ficam os comandos do som e do controlador automático de velocidade. Há computador de bordo com 19 funções e tela de LCD no painel. Chamam a atenção as entradas de ar no capô e o imenso aerofólio traseiro. Há ainda faróis bixenônio, com lavadores e controle automático de altura, além do sistema que melhora a iluminação em curvas.

Aceleramos, no Autódromo Velo Città, no interior do Estado, as duas versões do esportivo importado do Japão. A certeza que ficou é que o Lancer Evo vai deixar saudade. Seu motor 2.0 com duplo comando de válvulas no cabeçote é extremamente eficiente e entrega potência e torque de maneira uniforme e progressiva.


O câmbio automatizado de duas embreagens e seis velocidades, passa as marchas sem trancos, mas, como as hastes para trocas manuais são fixas (não acompanham o girar do volante), sua operação em curvas rápidas é bem complicada. Há três modos de condução: Normal, Sport e Super Sport. Neste último, o Evo X fica extremamente arisco, mas não a ponto de “desrespeitar” as ordens do motorista.

O sedã da Mitsubishi tem tração nas quatro rodas e vários sistemas eletrônicos. Como todos atuam simultaneamente, garantem firmeza em qualquer tipo de terreno e corrigem por conta própria eventuais “barbeiragens” feitas por quem estiver no volante.


Entre os destaques estão os controles de tração, estabilidade e aceleração lateral, além do diferencial central ativo. Os freios com ABS de quatro canais e distribuição eletrônica de frenagem garantem desacelerações muito eficientes, sem fadiga do sistema, mesmo quando exigidos ao extremo.

O ajuste da tração também pode ser escolhido pelo motorista. São três configurações disponíveis: asfalto, piso de baixa aderência (como terra e cascalho) e piso escorregadio (lama ou grama molhada). A direção, com assistência hidráulica, dá conta do recado e deixa o sedã bem firme. Suas respostas são muito diretas.

Contribui para isso o sistema de suspensão, independente nas quatro rodas e com braços feitos de alumínio. O metal leve está ainda em partes como teto, para-lamas dianteiros e capô. O objetivo é deixar o carro mais leve e, portanto, melhorar sua performance e reduzir o consumo de combustível, por exemplo.


John Easton. Considerado um dos melhores preparadores de motores da Europa, o inglês John Easton foi diretor da Ralliart, divisão esportivo da Mitsubishi, nas quatro vezes em que o Lancer Evolution venceu o Campeonato Mundial de Rali (WRC). Ele também ganhou o título de construtores para a marca. Atualmente, Easton é responsável por preparar os Lancer de competição.



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