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Andamos no novo Citroën C3 com motor 1.2
Avaliação

Andamos no novo Citroën C3 com motor 1.2

Com até 90 cv com etanol, motor ficou até 32% mais econômico e substitui o 1.5; preços partem de R$ 46.490

21 de jun, 2016 · 5 minutos de leitura.

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 Andamos no novo Citroën C3 com motor 1.2
C3 Pure Tech tem o novo motor 1.2 tem consumo de até 16,8 km/l

Os motores de três cilindros já são uma realidade no mercado brasileiro; há poucos compactos que não possuem ao menos uma versão com um propulsor desse tipo. O novato do grupo é o Citroën C3, que ganhou um 1.2 – o mesmo do do Peugeot 208. Por R$ 46.490 de preço inicial (versão Origine), o hatch tem, segundo informações da marca, consumo 32% menor que o equipado com o motor 1.5, que deixa de ser oferecido.

Além de ser menor – e naturalmente consumir menos -, o 1.2 traz soluções modernas. Entre os exemplos há o comando duplo variável de válvulas (na admissão e no escape). A bomba de óleo também é variável. Com isso, a média de consumo é, conforme a Citroën, 10,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, são 14,8 km/l e 16,8 km/l, respectivamente.

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Outra parte boa é que esse motor gira de forma voluntariosa, mas sem ser áspero, como alguns tricilíndricos. Além disso, houve um trabalho intenso nos coxins do motor para reduzir a vibração. Nesse aspecto, quase não há diferença para um quatro-cilindros. De perceptível, apenas um discreto trepidar de volante entre 3.500 e 4.200 rpm.

Por falar em giro, com até 90 cv a 5.750 rpm e 12,9 mkgf a 2.750 rpm com etanol, o motor é esperto e enche rápido até os 3.200 rpm, sua faixa ideal. Após isso, o carro demora um pouco para ganhar velocidade. Além disso, não vai muito bem em retomadas em terceira e quarta marchas, exigindo que o motorista faço uso constante do bom câmbio de cinco marchas para melhorar a aceleração.

Porém, em ciclo urbano (no qual os clientes do C3 o usam predominantemente, conforme a Citroën), o carro agrada bastante, pois vai bem no anda e para do trânsito e em velocidades até 50 km/h – como a máxima permitida na maioria das vias da capital.


Por dentro, nada mudou. Os destaques são os bons acabamento e posição de guiar. Um pedal de embreagem mais longo seria bem vindo.

A versão Origine traz ar-condicionado e vidros dianteiro e direção elétricos. Já a Attraction, a R$ 49.990, oferece a mais computador de bordo, LEDs diurnos, rodas de liga leve de 15 polegadas e rádio com Bluetooth e entradas USB e auxiliar.

FICHA TÉCNICA


Preço: R$ 49.990 versão Attraction

Motor: 1.2, 12V, flexível, três cilindros

Potência: 90 cv a 5.750 rpm


Torque: 12,9 mkgf a 2.750 rpm

Peso: 1.081 kg

Porta-malas: 300 litros


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