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Tesla volta a superar BYD nas vendas globais neste início de 2024
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Tesla volta a superar BYD nas vendas globais neste início de 2024

Tesla vendeu mais de 386 mil carros no 1º trimestre de 2024 e reassumiu a liderança nas vendas de elétricos no mundo, mas BYD continua em alta

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

05 de abr, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Tesla
Montadora norte-americana deve perder espaço para a VW, que quer duplicar produção até 2024
Crédito:Tesla/Divulgação

Depois de a BYD ter batido a Tesla como a maior fabricante de elétricos do mundo, a empresa de Elon Musk desbancou a chinesa. Agora, a marca norte-americana ocupada o primeiro lugar nas vendas globais. Neste primeiro trimestre de 2024, a Tesla vendeu mais de 386 mil carros elétricos, enquanto a BYD vendeu cerca de 300 mil unidades.



Mesmo com o resultado, o número de vendas da empresa norte-americana ficou abaixo do esperado em comparação com o mesmo período do ano passado. Houve o registro de 9% de queda. Além disso, cerca de 46 mil unidades dos elétricos da Tesla não deixaram o estoque.

Apesar da Tesla liderar a venda de elétricos, a BYD se destaca quando somados seus modelos híbridos. A chinesa entregou mais de 626 mil veículos neste primeiro trimestre do ano. Desta forma, a BYD registrou um aumento de 13% em comparação com o mesmo período do ano passado.

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BYD Dolphin Mini
Diogo de Oliveira/Estadão

Em relação ao portfólio, a Tesla se destaca com dois modelos em alta: Model 3 e Model Y. Conhecida pelos carros de luxo, há expectativa para que a marca lance um veículo mais acessível. Contudo, ainda não há previsão para que o modelo chegue ao mercado.

Segundo especulações, ele custaria em torno de US$ 25 mil (cerca de R$ 125 mil). Já a BYD conta um catálogo mais extenso e com uma versão de entrada mais acessível. O Dolphin Mini, modelo mais recente da marca, chegou ao Brasil por R$ 115.800.


Tesla ganha espaço em grandes mercados

A retomada da liderança da Tesla está diretamente ligada a sua atuação na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, que é o segundo maior mercado do mundo, perdendo apenas para a China. Nesse cenário, a Tesla leva vantagem por não ter a presença da BYD no cobiçado mercado norte-americano. Além disso, a venda de carros de luxo facilitou a entrada da montadora de Elon Musk na Europa.

Tesla vendeu mais de 386 mil carros no primeiro trimestre do ano e ultrapassou a BYD; no entanto, em comparação com o mesmo período do ano passado, a marca do bilionário Elon Musk teve queda de 9% nas vendas
Divulgação/Tesla

Paralalo a isso, a BYD consegue rivalizar com a Tesla por ter o maior número de vendas dentro do mercado chinês. Atualmente, a China tem o maior mercado de carros elétricos do mundo. Ademais, a BYD também possui entrada em outros países asiáticos e da América do Sul. No Brasil, por exemplo, a chinesa já é 10ª colocada no ranking das marcas no País.


A Tesla ainda não deu as caras em terras brasileiras. No entanto, conforme o Jornal do Carro antecipou, a nova picape 100% elétrica Tesla Cybertruck já pode ser encomendada por brasileiros via importação independente. Os preços variam de R$ 840 mil a R$ 990 mil.

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