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Audi aposta no bom recheio do A3 Sedan
Avaliação

Audi aposta no bom recheio do A3 Sedan

Modelo tem preço competitivo e é melhor equipado do que o CLA; estabilidade em curvas é a parte mais divertida

30 de jan, 2014 · 9 minutos de leitura.

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 Audi aposta no bom recheio do A3 Sedan

Um novo segmento invade o Brasil. Em 2014, os chamados “sedãs compactos premium”, modelos que prometem oferecer espaço, tecnologia e uma boa dose de status, farão a alegria de quem pretende colocar o primeiro pé no mercado de luxo. Por enquanto, apenas Mercedes-Benz e Audi contam com espécimes desta categoria: CLA (R$150.500) e A3 Sedan. O modelo da Audi já está à venda por R$ 116.400 (preço promocional até março, veja aqui) em versão única de motor 1.8 turbo de 180 cv e câmbio S tronic de dupla embreagem e sete marchas.

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Também podemos esperar mudanças neste preço assim que a Audi começar a fabricar o A3 Sedan no Brasil, em sua planta situada no Paraná. Segundo o presidente e CEO da marca, Jörg Hofmann, isso deve acontecer na segunda metade de 2015. “Já o Q3 começa a ser produzido aqui no 1º trimestre de 2016”, afirma Hofmann.


A marca aposta em um bom pacote de equipamentos para chamar a atenção dos consumidores. De série, o A3 Sedan traz air bag duplo frontal, air bag de joelho para o motorista e laterais dianteiros para a cabeça, controle de estabilidade, sistema MMI de rádio e comunicação com tela de 5,8 polegadas (o GPS é opcional e a tela vai para 7″), teto solar e ar-condicionado digital com duas zonas de climatização, entre outros itens. Faltou o sensor de estacionamento, que também está de fora no modelo da Mercedes-Benz. Por sinal, o concorrente do A3 é mais caro e menos equipado (veja a nossa avaliação do CLA aqui).

As formas do A3 Sedan lembram as do modelo Sportback (hatch de quatro portas) e do A4, como manda a linha de design da montadora. Mas, acredite, segundo o gerente de marketing de produto da Audi, Gerold Pillekamp, apenas os faróis, a grade dianteira, os retrovisores e as maçanetas das portas são semelhantes aos utilizadas no hatch.


A mistura entre o hatch e o sedã médio deu mais do que certo. Com 4,45 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,41 m de altura, o sedã é 146 mm mais comprido, 9 mm mais baixo e 11 mm mais largo do que o A3 Sportback. Mais um projeto feito sobre a plataforma modular MQB do grupo Volkswagen, este sedã é surpreendentemente estável e bom de curvas.

Atrás, o três-volumes tem 425 litros de espaço no porta-malas, que tem abertura automática por meio da chave tipo canivete. No Mercedes-Benz CLA, este espaço é de 470 litros. Também é preciso ressaltar que o coeficiente de atrito do Mercedes é de 0,23 Cx (segundo a marca, o melhor do mundo), contra 0,30 Cx do Audi e o espaço interno é maior, já que o sedã da MB é quase 20 cm mais comprido e 24 cm mais largo.


Boas impressões

A Audi escolheu a sinuosa Estrada dos Romeiros, no caminho entre a Capital e Itu, para apresentar o principal atributo do A3 Sedã: sua estabilidade. A impressão é a de que todas as partes do carro conversam entre si. A direção e as rodas são tão bem sincronizadas quanto um grupo de balé aquático deve ser, mas o volante poderia ter mais peso acima de 100 km/h. Já o motor de 180 cv e o câmbio (que possui a opção de trocas manuais por meio de borboletas atrás do volante) fazem um trabalho incrível de manter o ritmo desejado pelo motorista, independentemente de qual seja.

Entrar em curvas fechadas com o motor cheio parece ser o passatempo deste sedã. E não precisa ser nenhum piloto para conseguir mantê-lo na trajetória. Caso o motorista abuse, o sistema elétrico entra em ação e corrige a trajetória. Mérito também do sistema de vetorização de torque, que surgiu pela primeira vez no Q3. Esse recurso percebe quando uma das rodas perde o torque em uma curva e utiliza o freio apenas naquela roda para regularizar a rota do carro.


O motorista também pode escolher entre os tipos de condução (Comfort, Auto, Dynamic, Effciency e Individual) apertando um botão no console. Eles modificam o mapeamento do motor, o ajuste de peso da direção, regula o pedal do acelerador e as respostas do câmbio, de acordo com a opção desejada. A suspensão segue a mesma linha eletrônica e fica mais confortável ou esportiva, de acordo com a escolha e a mudança é fácil de ser sentida em buracos. Apesar de ser um carro importado (por enquanto), o trabalho dos amortecedores é bastante eficiente.

O ambiente dentro do sedã é confortável e bem organizado, como manda a etiqueta da marca. Acabamento de primeira e detalhes sóbrios farão a alegria dos mais conservadores. O banco do motorista tem ajustes elétricos (inclusive para a lombar, também presente no do passageiro). O espaço nos bancos traseiros não difere muito do encontrado no Audi A3 Sportback. Cabem duas pessoas, mas, se o motorista ou passageiro tiver as pernas grandes, os joelhos de quem viaja atrás sentirão o aperto. A caída do teto na parte traseira e o teto-solar também incomodam os mais altos nos bancos traseiros.


FICHA TÉCNICA

Preço sugerido – R$ 116.400

Motor – 1.8 turbo, 4 cilindros, 16V, gasolina


Potência – 180 cv a 6.200 rpm

Torque – 25,5 mkgf a 1.250 rpm

Câmbio – Automatizado, sete marchas


Comprimento – 4,45 metros

Largura – 1,79 metros

Porta-malas – 425 litros


FONTE: Audi

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