A versão 2015 do R18 e-tron tem melhorias aerodinâmicas e mecânicas. Com o modelo, a Audi disputa o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), que inclui a 24 Horas de Le Mans, na França.
Para aprimorar a aerodinâmica do carro, foram feitas algumas mudanças estéticas na carroceria. As entradas de ar estão maiores e os para-lamas dianteiros foram redesenhados. Já os faróis de LEDs ganharam também o novo sistema de laser da montadora.
Publicidade
A Audi informa que preparou quatro configurações de carroceria diferentes, para se adaptar às diferentes pistas do calendário. Além disso, houve aprimoramento do chassi, trabalho feito em parceria com a fornecedora de pneus Michelin.
Os engenheiros foram responsáveis por aprimorar o sistema de recuperação de energia em frenagens, aumentando a quantidade armazenada por volta em Le Mans de 2 para 4 MegaJoule. Esta energia é devolvida ao eixo dianteiro durante as acelerações,
O motor elétrico também foi aprimorado e agora rende 200 KW, equivalentes a 272 cv. Além disso, a capacidade de armazenamento de energia está 17% superior, de acordo com a Audi.
O propulsor a combustão do modelo híbrido é um 4.0 V6 a diesel, que gera 558 cv; apenas cinco podem ser usados durante a temporada. O carro pesa 870 quilos.
A temporada do WEC começa em 12 de abril com a 6 Horas de Silverstone; haverá outras sete etapas. A 24 Horas de Le Mans, em 13 e 14 de junho, é a terceira.
Neste ano, não haverá a 6 Horas de São Paulo, que foi realizada nos últimos três anos. De acordo com o organizador do evento, o ex-piloto Emerson Fittipaldi, o cancelamento da prova ocorreu pois a organização do WEC impôs que ela fosse realizada na primeira parte do ano.
No entanto, a reforma dos boxes do Autódromo de Interlagos, a fim de receber a Fórmula 1 em novembro, inviabilizou a realização da etapa do WEC. No ano passado, a corrida havia sido disputada em novembro. De acordo com Fittipaldi, a quarta edição da 6 Horas de São Paulo ocorrerá em 2016.
Além da Audi, que tem entre seus pilotos o brasileiro Lucas Di Grassi, participam da categoria LMP1, a principal, as montadoras Toyota, campeã do ano passado, e Porsche. Neste ano, estreará a Nissan e, para o próximo, é esperada a Ford.