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Audi implanta sistema que conecta carros a semáforos nos EUA
Tecnologia

Audi implanta sistema que conecta carros a semáforos nos EUA

Tecnologia V2I está disponível, por enquanto, apenas em Las Vegas, para os modelos A4 e Q7

08 de dez, 2016 · 5 minutos de leitura.

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 Audi implanta sistema que conecta carros a semáforos nos EUA
O Q7 é um dos dois modelos em que a Audi está oferecendo o sistema em Las Vegas

Para que os carros autônomos do futuro consigam de fato operar sem depender do motorista, será preciso que eles “dialoguem” não apenas entre si, evitando colisões, mas também com o entorno, estabelecendo conexões com a infraestrutura das cidades – que inclui semáforos e placas de trânsito, por exemplo.

A Audi está dando um passo nessa direção ao introduzir, em Las Vegas (Estados Unidos), o recurso V2I, que conecta exemplares do sedã A4 e do utilitário-esportivo Q7, fabricados a partir de junho de 2016 e equipados com a central multimídia Audi Connect, com os semáforos da cidade.

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A nova tecnologia possibilita que as luzes de tráfego sejam exibidas diretamente nos painéis desses modelos, o que permite ao motorista saber de antemão quando o sinal vai abrir ou fechar – e, dessa forma, conduzir o veículo de forma mais eficiente e econômica (por exemplo, modulando a velocidade de forma a não ter de frear completamente até que o semáforo vermelho à frente fique verde).

Durante testes-piloto feitos pela Audi na Europa, descobriu-se que o recurso reduziu a necessidade de frenagens em 20% e aumentou a economia de combustível em 15%.

Outras grandes cidades norte-americanas estão sendo procuradas pela subsidiária da Audi naquele país para que possam incorporar a tecnologia. Os planos da montadora alemã incluem a introdução do sistema em cidades europeias como Berlim, Ingolstadt e Verona, e também a ampliação das facilidades ligadas à tecnologia V2I, para que o carro se torne mais conectado e interativo, até se transformar em um veículo efetivamente autônomo.


Como funciona. Os centros de gestão do tráfego da cidade de Las Vegas comunicam os dados de luzes de tráfego para uma empresa parceira do projeto, a Traffic Technology Services (TTS). s dados são preparados e enviados para o computador de bordo dos veículos por meio de uma conexão rápida com a internet, como 4G/LTE, em tempo real.

Ao selecionar no painel de instrumentos virtual a função ‘Informação de Luzes de Tráfego V2I’ e, em seguida, ‘Tempo para Verde’, o motoristas pode ver se alcançará a próxima luz verde rodando dentro do limite permitido de velocidade. Caso isso não seja possível, uma contagem regressiva do tempo restante até a próxima fase verde é fornecida e os motoristas podem tirar o pé do acelerador no momento certo.


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