Você está lendo...
Aumenta oferta de freios ABS no País
Notícias

Aumenta oferta de freios ABS no País

Levantamento feito pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária aponta em 67% as versões de veículos com o sistema instalado de fábrica em relação ao total oferecido no mercado. Para os veículos populares ainda é de 17% a oferta

28 de fev, 2012 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Aumenta oferta de freios ABS no País

Desde 2007, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) faz um levantamento sobre a disponibilidade do sistema ABS nos veículos novos comercializados no País.

A entidade também realizou um comparativo da presença ESP (sistema eletrônico de estabilidade) no mercado brasileiro e argentino. Um dos destaques do mapeamento é que 67% dos veículos têm ABS disponível de fábrica, porém a oferta para os veículos populares (categoria hatch compacto) ainda é de 17%, mais 38% que é oferecido como opcional.

Resultados
O Cesvi Brasil colheu informações de 767 versões de veículos nos sites das montadoras, em centrais de atendimento, concessionárias e catálogos. As informações correspondem à situação dos veículos comercializados até novembro de 2011. Versões lançadas a partir de dezembro não foram consideradas.

Publicidade


Desde a edição anterior do levantamento, em 2010, houve a entrada de novas montadoras no mercado brasileiro como Aston Martin, Jac Motors e Chery. Em 2008, entre as 323 versões estudadas, apenas 90 veículos tinham ABS de série: 27,8% do total. Três anos depois, a quantidade de versões de veículos com o sistema instalado de fábrica subiu para 518 (67% do total que há nas concessionárias). Desses 67%, 41% possuem também o sistema ESP. Já a disponibilidade do ABS na categoria hatch compacto ainda é de 17% de série, mais 38% que é oferecido como opcional.

Deixe sua opinião