Você está lendo...
Avaliação: A6 Avant é perua para quem gosta de guiar
Notícias

Avaliação: A6 Avant é perua para quem gosta de guiar

TIÃO OLIVEIRA FOTOS: SERGIO CASTRO/ESTADÃOOs utilitários-esportivos há tempos vêm tomando o lugar das peruas no topo da preferência das famílias... leia mais

30 de dez, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Avaliação: A6 Avant é perua para quem gosta de guiar

TIÃO OLIVEIRA
FOTOS: SERGIO CASTRO/ESTADÃO

Os utilitários-esportivos há tempos vêm tomando o lugar das peruas no topo da preferência das famílias brasileiras. Mas quem gosta de guiar sabe que é raro um jipão oferecer as mesmas respostas ao volante que uma station wagon. Se alguém duvida, basta dar uma voltinha na A6 Avant, vendida no País com motor V6 de 300 cv por R$ 330.900.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Publicidade


A tabela é salgada, mas o conforto e o prazer proporcionados pelo modelo alemão compensam cada centavo. De série há bancos de couro, com regulagem elétrica, ar-condicionado digital, tração 4×4 e câmbio automatizado de sete marchas com trocas manuais na alavanca e por meio de borboletas no volante.

As informações dos sistemas de entretenimento e navegação são projetadas em uma tela escamoteável acima do console central. E o ótimo equipamento de som, da marca Bang & Olufsen, gera potência de 1.300W.


Entre os destaques há vários dispositivos de auxílio ao condutor. Um deles alerta, quando escurece, sobre a presença de pessoas e animais a até 300 metros de distância do carro. Outro permite abrir a tampa traseira com o movimento de um chute.

É isso mesmo: se o motorista estiver carregando um objeto grande, por exemplo, não precisa acionar a chave para que a porta se levante. Basta passar o pé sob a parte traseira da perua.


E graças ao uso intensivo de alumínio no chassi e na carroceria, a A6 Avant ficou 70 quilos mais leve que o modelo anterior. Com isso o consumo de combustível foi reduzido em cerca de 20%: a perua pode rodar 12 km com um litro de gasolina, segundo informações da Audi.

Seu motor TFSI (com injeção direta de gasolina), permite acelerá-la de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos. Associado à caixa automatizada de dupla embreagem, a perua é um torpedo.

Com 100% do torque máximo disponível abaixo das 3 mil rpm, as acelerações são vigorosas. Os freios, bem dimensionados, permitem parar o carro sem sustos.


Como a unidade avaliada tinha pneus muito baixos (calçados em rodas de 18 polegadas), rodar pelas ruas da capital paulista por vezes era algo incômodo.

Deixe sua opinião