É quase instintivo pensar na duração das baterias enquanto se dirige um carro elétrico. É uma questão crucial de abastecimento, e ainda não temos no Brasil uma grande rede de eletropostos. Se você não tem um carregador de parede em sua casa, o carro elétrico é inviável. Mas alguns modelos já surpreendem com uma autonomia robusta das baterias. É o caso do BYD Yuan Plus, que tem 458 km de alcance declarado.
Avaliamos no Jornal do Carro o SUV elétrico chinês que chegou ao País em dezembro de 2022, logo após a BYD iniciar a pré-venda, em novembro. Disponível em versão única, o modelo vem repleto de tecnologias e com tabela de R$ R$ 269.990. O valor é o mesmo do SUV híbrido plug-in Song Plus, que é maior (4,70 m contra 4,45 m do Yuan Plus) e combina motores elétricos e a gasolina. Mas a oferta atinge vários concorrentes.
Por exemplo, o Yuan Plus custa R$ 20.300 a mais que um Jeep Compass Trailhawk com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, cuja tabela é de R$ 249.690. E é bem mais barato que o Compass 4xe híbrido plug-in, com preço de R$ 338.400. Entre os elétricos, o BYD custa R$ 10 mil mais que Peugeot e-2008 (R$ 259.990) e R$ 20 mil acima do JAC e-JS4 (R$ 239.990). Porém, tem mais autonomia que o Volvo XC40 Recharge (R$ 329.950).
400 km sem recarregar o BYD Yuan Plus
Um detalhe curioso é que o Yuan Plus traz o conjunto elétrico no cofre dianteiro, tal como um SUV com motor flexível. Porém, o chinês não tem escape nem emite poluentes. O seu motor elétrico gera o equivalente a 204 cv de potência e um torque máximo imediato de 31,6 mkgf. Com ele, segundo a BYD, o SUV elétrico acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos.
Para comparação, o Compass Trailhawk faz a mesma tomada em 10,7 s. Com 240 cv de potência (motor 1.3 turbo e elétrico), o Compass 4xe é mais forte e faz 0-100 km/h em 6,8 s. Entre os elétricos, o Yuan Plus tem desempenho parecido com o do Chevrolet Bolt (R$ 329.000). O hatch da GM tem 203 cv e 36,7 mkgf de torque, e faz 0-100 km/h em iguais 7,3 s.
Entretanto, o ponto alto do Yuan Plus é o desempenho das baterias Blade. Não por acaso a Tesla e a Toyota terão as baterias da BYD em seus carros. O componente usa células fininhas de lítio-ferro-fosfato (LFP) que lembram lâminas. O SUV traz um pacote de 60,5 kWh sob o assoalho que fornece os 458 km de alcance máximo. Talvez o número não pareça tanto, afinal, o Compass Trailhawk supera 800 km com o tanque cheio de diesel na estrada.
Mas, para um SUV elétrico de 1.700 kg, o Yuan Plus supera qualquer concorrente com preço próximo. Por exemplo, o JAC e-JS4 tem autonomia total declarada de 420 km no ciclo chinês. É o mesmo alcance do Volvo XC40. Já o Chevrolet Bolt roda até 416 km com a carga completa, enquanto o Peugeot e-2008 chega a 345 km com as baterias cheias no padrão WLTP.
Como é acelerar o BYD Yuan Plus
Pudemos conferir na prática a duração das baterias do Yuan Plus. Recebemos o SUV elétrico recarregado – estava com 99% da carga completa. O quadro de instrumentos indicava energia para 453 km. E quase chegamos lá. Foram cerca de 400 km percorridos em cinco dias de uso até voltarmos à sede do Estadão e plugar o SUV no carregador. E ainda havia carga para 88 km.
Isso é possível porque o carro elétrico recupera energia em movimento. Assim, a depender da maneira como o condutor acelera e freia, as baterias “duram mais”. Importante dizer que conduzimos o SUV com parcimônia, ou seja, sem exagerar nas acelerações e retomadas. De toda forma, o consumo do Yuan Plus no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE) do Inmetro é extraordinário: são 39,8 km/l na cidade e 33,1 km/l na estrada.
Yuan Plus é diferentão por dentro e por fora
Com 4,45 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 2,72 m de entre-eixos, o Yuan Plus é um pouco maior que o Jeep Compass e quase do mesmo tamanho do Toyota Corolla Cross. Por fora, o visual é elegante e lembra os demais modelos da chinesa BYD, como o sedã Han EV e o SUV de 7 lugares Tan EV. O estilo é inspirado nos dragões, e a dianteira tem até o bigode fininho de carpa desenhado com LEDs diurnos nos faróis e na grade.
Nas laterais, destaque para os pneus Batman – sim, você não leu errado! O SUV elétrico vem de fábrica com rodas de liga leve de 18 polegadas calçadas com pneus Atlas Batman 215/55. Já por dentro, o Yuan Plus é um carro distinto. Tudo nele é diferente, desde os puxadores de portas circulares, até o painel ondulado que lembra o mar e a areia da praia, com materiais macios ao toque.
O multimídia tem uma grande tela central giratória de 12,8 polegadas, que pode ficar disposta na horizontal ou na vertical. As imagens são excelentes e o sistema é simples de operar, mas fica ainda deve internet própria com Wi-Fi, bem como maior conectividade com smartphones. O sistema da BYD permite instalar apps como Spotify e Waze, mas depende da conexão do celular. E não espelhamento tem Android Auto e Apple Carplay.
Ao volante, SUV é tecnológico e valoriza o conforto
Ao volante, o BYD Yuan Plus é mais macio que o padrão visto em SUVs de marcas alemãs e japonesas. Assim, tem rodar suave e com baixo nível de ruídos externos. O conforto é o destaque a bordo, com teto solar panorâmico, ampla forração em couro ecológico e muitas portas USB-C. Tanto na frente quanto atrás as saídas de ventilação lembram porta-CDs dos anos 1990. Aliás, as portas dianteiras trazem cordas decorativas que lembram uma guitarra e emitem som de verdade!
Já em relação às tecnologias a bordo, o Yuan Plus capricha e traz tudo o que se tem de mais moderno nos SUVs dessa faixa de preço. Há, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que acelera e freia sozinho acompanhando o veículo à frente, alertas de ponto cego nos retrovisores e frenagem automática de emergência com detector de ciclistas e pedestres. O conjunto elétrico tem três modos de condução: Normal, Sport e Eco – é com este último que o SUV chega aos 458 km.
Na unidade que avaliamos não havia tomada para carregamento das baterias. É de praxe que carros elétricos tragam carregador portátil consigo. Ainda bem que não foi necessário. Pelo menos o plugue Tipo 2, padrão mais comum no Brasil, permite carregar em qualquer eletroposto no País. No mais, as baterias Blade entregaram a autonomia prometida no display colorido de 5 polegadas do quadro de instrumentos, que fica fixo na coluna de direção.