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Avaliação: Honda Biz 100
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Avaliação: Honda Biz 100

Uma década após o fim da versão 100 da Biz, a Honda volta a oferecer a Cub com motor de 100 cm³ no Brasil. Com tabela entre R$ 4.710 e R$ 5.290, a novidade deve atrair recém-habilitados e os que querem um meio de transporte barato e eficiente.

13 de out, 2012 · 4 minutos de leitura.

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 Avaliação: Honda Biz 100

MARCELO FENERICH

Uma década após o fim da versão 100 da Biz, a Honda volta a oferecer a Cub com motor de 100 cm³ no Brasil. Com tabela entre R$ 4.710 e R$ 5.290, a novidade deve atrair recém-habilitados e os que querem um meio de transporte relativamente barato e eficiente no trânsito urbano.

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O modelo, que faz parte da linha 2013, é bem parecido com seu “irmão maior”, 125. Seu motor de 97,1 cm3 tem de girar alto (acima das 7.000 rpm), para manter a Biz 100 a 90 km/h. Na versão KS (com partida a pedal), como a avaliada, o velocímetro chegou a marcar 100 km/h em descidas íngremes.

Nessa tipo de situação, o piloto sente a vibração do monocilindro nas pedaleiras e manoplas.

Na cidade não é preciso trocar muito as marchas para manter a agilidade. Graças ao câmbio rotativo de quatro velocidades, que é bem escalonado.


Entre os pontos positivos da Biz 100 está a embreagem centrífuga, que acopla os discos de embreagem conforme o giro do motor vai aumentando. Nas saídas de semáforo, por exemplo, não há risco de a Cub “apagar”.

Por outro lado, ela não empolga o piloto. Leva tempo até que essa Honda embale.

O assento também agrada. Largo e macio, tem dois níveis e oferece comodidade também para o garupa. As suspensões absorvem bem os impactos com as imperfeições do terreno.


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BAIXO CUSTO
A Biz traz várias soluções pensadas para reduzir seu preço. Como o afogador, sistema que vem caindo no esquecimento. Em dias frios, é preciso acionar o dispositivo até que o motor, que é alimentado por carburador, atinja o nível ideal de temperatura.

Na mesma linha de raciocínio, os freios são a tambor. Na prática, o sistema deixa um pouco a desejar – é preciso ficar atento e manter uma boa distância dos veículos à frente.


Em resumo: a Biz 100 não é um primor. Mas pode ser uma boa opção de compra.

A Honda quer repetir o bom resultado da geração anterior. Lançada em 1998, somou mais de 1 milhão de unidades vendidas em cerca de dez anos.


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