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Avaliação: Palio Sporting tem mecânica alterada
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Avaliação: Palio Sporting tem mecânica alterada

Com apelo esportivo, o Palio Sporting tem preço sugerido a partir de R$ 39.990. O carro agrada principalmente pelo desempenho e pela estabilidade em curvas. No interior, maçanetas e aros dos alto-falantes na cor vermelha

24 de nov, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 Avaliação: Palio Sporting tem mecânica alterada

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO

Na nova geração do Palio a versão com apelo esportivo, antes batizada de 1.8R, passou a se chamar Sporting e tem preço sugerido a partir de R$ 39.990. Conforme informações da Fiat, ela deverá vender igual a Essence, que traz o mesmo motor 1.6 16V flexível de até 117 cv e é R$ 2 mil mais barata. Ou seja: 10% das estimadas 9 mil unidades mensais.

Para quem busca algo além do visual diferenciado a Sporting traz, em relação à Essence, acerto de suspensão mais firme, que inclui barra estabilizadora de maior diâmetro (22 mm, ante 21 mm) e altura de rodagem 10 mm menor. Já a lista de equipamentos se diferencia pelas rodas de liga leve de 16”, alguns detalhes no acabamento e volante de couro, entre outros itens.

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Ainda na comparação com a Essence, a direção é mais rápida (relação de 14,6:1, ante 15,6:1) e o ajuste eletrônico do acelerador faz com que a borboleta se abra mais rapidamente ao pisar no pedal, dando mais vivacidade às respostas do motor. O câmbio tem diferencial mais curto e os pneus são 195/55R 16.

Nesses aspectos, a esportividade vai além do nome. O Palio Sporting agrada pelo desempenho e pela estabilidade em curvas. Ele mostra uma boa evolução em relação ao 1.8R.

O ponto negativo é que foi-se o tempo em que as versões esportivas dos Fiat se diferenciavam também pelo ronco do escapamento. Isso era uma característica marcante do “espírito italiano”. A Sporting, ao contrário, é silenciosa, até mansa nesse aspecto – apesar do nome e da saída “dupla” de escapamento.


No interior, o acabamento tem maçanetas e aros dos alto-falantes na cor vermelha. A faixa no painel e os apliques nos bancos e painéis de portas vêm em um pacote, a R$ 390.

A posição é ruim para motoristas com mais de 1,80 metro de altura. O ajuste longitudinal é restringido por um limitador no trilho, o que faz com que as pernas fiquem muito flexionadas.


Esse é o artifício que garante, por outro lado, o farto espaço traseiro que surpreende para um hatch compacto.

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